ANÁLISE COMPARATIVA DO BIOGÁS: PROCESSO DE DIGESTÃO ANAERÓBICA E DE ATERRO SANITÁRIO
Por: Elanefer Ferreira • 20/5/2018 • Artigo • 3.369 Palavras (14 Páginas) • 237 Visualizações
ANÁLISE COMPARATIVA DO BIOGÁS: PROCESSO DE DIGESTÃO ANAERÓBICA E DE ATERRO SANITÁRIO
Raimar Barbosa Santos
rai.engenharia@hotmail.com
RESUMO
Os combustíveis fosseis, como petróleo, carvão e gás natural, representam as principais fontes de energia no mundo, no entanto, são finitas e não renováveis. Além disso, a poluição ambiental, chuvas ácidas e a degradação da camada de ozônio são ocasionadas pela queima destes combustíveis. Por conta disso, atualmente, busca-se cada vez mais fontes de energia menos agressivas ao meio ambiente, que supra a dependência energética tão necessária para sociedade e que sejam renováveis, sendo as mais conhecidas a biomassa, eólica e solar[a].
Entre as fontes de energia renováveis, a biomassa vem sendo recentemente estudada[b], extraindo dela [c]o biogás, que se apresenta como fonte de energia potencial em substituição ao gás natural, principalmente por emitir baixo poluentes à atmosfera. Para tanto, este trabalho tem por objetivo comparar o biogás de aterro sanitário (Biogás de Aterro) e o biogás por digestão anaeróbica (Biogás DA), discutindo o potencial energético e o ambiental entre os gases. [d]
ABSTRACT
Fossil fuels such as oil, coal and natural gas represent the main sources of energy in the world; however, they are finite and non-renewable. In addition, environmental pollution, acid rain and depletion of the ozone layer are caused by burning these fuels. Because of this, today, increasingly are seeking more energy sources less harmful to the environment, that meets the energy dependence so necessary for society and are renewable, the most known as biomass, wind and solar. Among the renewable energy sources, biomass has recently been studied by extracting it biogas, which is presented as a potential energy source instead of natural gas, mainly by issuing low polluting the atmosphere. Therefore, this study aims to compare the landfill biogas (landfill biogas) and biogas through anaerobic digestion (AD Biogas), discussing the potential energy and the environment between the gases.[e]
Keywords: biogas; Landfill; anaerobic digestion.
1 INTRODUÇÃO
As principais fontes de energia do mundo são representadas pelos combustíveis fosseis, tais como petróleo, carvão e gás natural. No entanto, por não serem renováveis, estas fontes de energia são finitas e, portanto, a busca por outras fontes de energia em substituição aos combustíveis fósseis tem se tornado extremamente necessário, não só sob o aspecto sustentável, mas também do ponto de vista ambiental. Neste contexto, as fontes de alternativas de energia renováveis se apresentam como recurso potencial energético, ambiental e estratégico em substituição dos combustíveis fósseis, tais como energia hídrica, nuclear, eólica, fotovoltaica e a proveniente da biomassa (como lenha, biodiesel, biogás, entre outros).
Dentre os combustíveis renováveis, a biomassa vem sendo muito estudada como fonte de energia alternativa, visto que o Brasil apresenta vários aspectos favoráveis para a utilização deste tipo de energia, devido à sua localização, ao clima e extensão territorial [1]. A biomassa pode ser convertida nos estados sólido, líquido e gasoso para gerar bioenergia. As fontes de energia da biomassa mais importantes são madeira e resíduos, resíduos agrícolas, resíduos sólidos, resíduos de processamento de alimentos, plantas aquáticas e alga. Como fonte potencial de energia, a biomassa pode ser convertida em eletricidade ou como combustível para motores de combustão interna [2,3,4]. Derivado da biomassa, o biogás apresenta-se como uma das fontes promissoras de energia, principalmente em aplicações desenvolvidas para gás natural. O biogás apresenta características distintas em função de sua origem, por essa razão surgiu o interesse em fazer uma análise comparativa entre o biogás oriundo de aterro e o biogás de DA, sob os aspectos energético e ambiental.
2 BIOGÁS
O biogás é um biocombustível com grande potencial de aplicação, podendo inclusive ter um papel importante no incremento da parcela de energia renovável utilizada no setor dos transportes. O biogás tem excelentes propriedades de combustão, podendo ser utilizado como combustível para veículos, tal como para a produção de energia elétrica e calor (5).
O biogás é um promissor combustível renovável e cada vez mais vem sendo pesquisado e utilizado como alternativa ou até mesmo em substituição de outras fontes não renováveis. Sua produção pode ser feita a partir de diversos materiais orgânicos e aplicado a vários serviços de energia. De acordo com a origem desta fonte, que é renovável, o mesmo poderá apresentar diferentes composições e são classificados como biogás de digestão e de aterro.[f]
O processo de digestão anaeróbica (DA) acontece quando os micro-organismos degradam o material na ausência de oxigênio (6). [g]
O biogás de aterro é extraído da disposição de resíduos sólidos (lixo) confinados e cobertos por uma camada de terra por um determinado período. Desse modo o energético tem maiores chances de reaproveitamento e produção. Variáveis como umidade, acidez, tamanho de partículas, tempo de disposição dos resíduos vão influenciar na composição do biogás (7).
Os resíduos sólidos, após dispostos em aterros sanitários podem se decompor de duas formas distintas. A primeira, aeróbica, acontece no período de decomposição do lixo no solo, ocorrendo à redução de oxigênio e assim formando a segunda fase, anaeróbia, onde a ação dos microrganismos transformam a matéria orgânica em biogás, chamado gás de aterro (8).
...