ANÁLISE DE RISCO EM UM PROCESSO DE SOLDAGEM DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Por: Bruno Freitas Dalmagro • 16/7/2018 • Trabalho acadêmico • 6.135 Palavras (25 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
MONOGRAFIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
ANÁLISE DE RISCO EM UM PROCESSO DE SOLDAGEM DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Aluno: Bruno Freitas Dalmagro
Orientador: Professora Marisa Canello Kuhn, Mestre
Passo Fundo, 2018.
[pic 2]
Bruno Freitas Dalmagro
ANÁLISE DE RISCO EM UM PROCESSO DE SOLDAGEM DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Orientador: Professora Marisa Canello Kuhn, Mestre.
Monografia apresentada ao curso de especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo.
Passo Fundo
2018
ANÁLISE DE RISCO EM UM PROCESSO DE SOLDAGEM DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Bruno Freitas Dalmagro
Monografia apresentada ao curso de especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo.
Data de apresentação: Passo Fundo 13 de Abril de 2018
Os membros componentes da Banca Examinadora abaixo aprovam o Trabalho de Conclusão de Curso
Marisa Canello Kuhn, Mestre.
Orientador
Universidade de Passo Fundo
João Hélvio Righi de Oliveira, Doutor.
Universidade Federal de Santa Maria
Juliana Kurek, Mestre.
Universidade de Passo Fundo
Vanderlei Fortes Borowski, Especialista.
Universidade de Passo Fundo
Passo Fundo
[pic 3]
2018
Resumo
Os acidentes de trabalho são causados tanto por variáveis relacionadas ao homem, quanto ao ambiente, e a outras decorrentes da interação entre ambos. O gerenciamento de riscos e a segurança são aspectos importantes a serem considerados na elaboração de processos de fabricação. No caso da segurança, existe uma lacuna referente ao modo que as organizações gerenciam a segurança de seus processos e as variáveis humanas. Nesse contexto, o que se pode fazer para melhorar as medidas de segurança para diminuir os riscos de acidentes de trabalho. Assim a presente monografia teve como objetivo desenvolver um processo de melhoria na saúde e segurança do trabalho no setor de soldagem de uma indústria metalúrgica, analisando as etapas do processo produtivo, propondo modificações e identificando a visão dos empregados envolvidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, cujos procedimentos envolveram análise do fluxo de trabalho e dos riscos, utilização da ferramenta de qualidade 5W2H para proposição de modificações e brainstorm com os empregados. Como resultados ressalta-se a importância de cuidar da saúde e segurança no trabalho para diminuição de riscos e acidentes dos setores de trabalho. E neste sentido, envolver tanto empregador quanto empregados, dentro de um processo de melhoria e de valorização do trabalho e os cuidados a ele relacionados.
Palavras-chaves: Gestão de riscos, Segurança do Trabalho, Psicologia do Trabalho
Sumário
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 Considerações Iniciais 6
1.2 Problema 6
1.3 Justificativas 7
1.4 Objetivos 7
1.4.1 Objetivo Geral 7
1.4.2 Objetivos Específicos 7
2 REVISÃO DA LITERATURA 9
2.1. Contribuições da Psicologia à prevenção de Acidentes 9
2.2. Conceitos sobre gestão de riscos 10
2.3. Ferramentas da qualidade 11
3 MÉTODO DO TRABALHO 14
3.1 Descrição do objeto de estudo 14
3.2 Procedimento metodológico 14
4 APRESENTAÇÃO ANÁLISE E DOS RESULTADOS 17
4.1 Análise do Fluxo de Trabalho da Empresa 17
4.2. Apresentação das modificações do processo. 19
4.3. Brainstorm com os funcionários. 22
5 CONCLUSÕES 25
5.1. Conclusões do trabalho 25
5.2. Recomendações para trabalhos futuros 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
[pic 4]
1 INTRODUÇÃO
- 1.1 Considerações Iniciais
A Indústria Metalúrgica, desde seu impulso com a revolução industrial é de suma importância para o desenvolvimento de máquinas e equipamentos. No seu processo produtivo a Solda ganha destaque, sendo o processo que realiza a união de materiais metálicos utilizado para variados fins desde a fabricação à recuperação de peças, equipamentos e estruturas.
Durante o processo de soldagem o profissional se expõe a uma variada gama de riscos como poluição por fumos, radiação visível e invisível, ruídos excessivos, choques elétricos, incêndios e explosões entre outros.
Tendo variados riscos este é um dos processos onde a empresa mais investe em segurança, mas muitas vezes não verifica com o empregado a opinião do mesmo acerca das medidas adotadas para o gerenciamento dos riscos.
- 1.2 Problema
Atualmente Técnicos e Engenheiros de segurança fazem o gerenciamento de riscos sem ter um diálogo com o principal interessado, o profissional, que está no dia a dia da execução da atividade. Muitas das medidas adotadas para eliminação do risco são prejudiciais à produção ou muito onerosas. Algumas medidas poderiam ser melhoradas e otimizadas se houvesse um diálogo maior dos profissionais da segurança com os trabalhadores da área operacional.
...