ANÁLISE DOS GRÁFICOS DAS NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DA CIDADE DE PESQUEIRA-PE (POSTO 18) (1960-2017)
Por: Edes Torres • 14/12/2022 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
EDES TORRES DA SILVA
ANÁLISE DOS GRÁFICOS DAS NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DA CIDADE DE PESQUEIRA-PE (POSTO 18) (1960-2017)
GARANHUNS-PE
2018
- GRÁFICO 1:
[pic 3]
FONTE: APAC(http://www.apac.pe.gov.br/) 2018.
Observando o gráfico acima, vemos que, o período mais chuvoso da região analisada, é o quadrimestre março- abril – maio- junho, chegando ao mês de julho com um índice de precipitação ainda considerável. E que os meses seguintes (agosto, setembro, outubro, novembro) apresentam um índice crítico, caracterizando o período de estiagem desta região.
- GRAFICO 2
[pic 4]
FONTE: APAC(http://www.apac.pe.gov.br/) 2018.
Analisando o gráfico acima, pode-se observar que, as precipitações totais anuais variam muito em relação a média geral dos anos (1960-2017). Também é possível inferir que, sempre após alguns anos consecutivos com baixos índices de precipitação, os anos seguintes apresentam índices mais altos, e apresenta uma alternância com intervalos de aproximadamente 5 anos entre os períodos de baixas e altas precipitações. Foram vistos também que tiveram pontos extremos, de alta e de baixas precipitações, como por exemplo o fim da década de 60, este que traduz um período famoso, muito comentado entre pessoas que viveram na época , “a seca de 70”.
- CONCLUSÃO:
A analise feita, é de muita importância pois, pode-se, a partir do gráfico 1, por exemplo, presumir o período do ano mais favorável ao cultivo de determinadas culturas, como as de algumas gramíneas(milho) e leguminosas (feijão ) comuns na região analisada.
...