APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÓLEO LUBRIFICANTE
Por: sil1984 • 22/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.835 Palavras (12 Páginas) • 493 Visualizações
[pic 1] | ||
Área de Inovação e Tecnologia - Artigo | ||
APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÓLEO LUBRIFICANTE | ||
Cintia Cristina Silvestro a, Jader Francisco Toscanb, Marcelo Guidinic, Alexandro Maffei d a Acadêmico de Engenharia de Produção; Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)silvestrocm@yahoo.com.br bAcadêmico de Engenharia de Produção; Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)jadertoscan@hotmail.com cAcadêmico de Gestão Comercial; Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)Marcelo.guidini@fsg.br d Professor Titular Centro de Negócios; Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)Alexandro.maffei@fsg.br | ||
Professor Avaliador Ms.Alexandro Maffei. | Resumo Na cadeia logística industrial, o suprimento de matérias primas e a distribuição de produtos envolvem, via de regra, o transporte de mercadorias. O objetivo da otimização compreende a minimização da distância percorrida, do tempo despendido ou do custo de operação, considerando restrições, como horários de atendimento impostas pelos clientes ou restrições de circulação e estacionamento de veículos.Esse artigo mostra como um sistema de roteirização pode mitigar o tempo e o custo do transporte dentro de um empreendimento. | |
Palavras-chave: Tempo. Otimização. Roteirização. Logística. |
1 INTRODUÇÃO
A distribuição de produtos tem sido tratada por muitas empresas como uma atividade complexa por exigir muito controle e desenvolvimento de suas operações. Esta caracterização deve-se ao envolvimento de diversas variáveis que cercam o sistema de distribuição e que precisam ser controladas para garantir a eficácia do processo (RODRIGUES E COLMENERO, 2009). O emprego do sistema de roteirização resulta na otimização de distâncias, tempo, custo de serviço e transporte, considerando que o custo com transporte representa aproximadamente 64% dos custos logísticos (GHISI et al., 2004). Dessa forma, a opção por um modelo de roteirização adequado às necessidades da organização permite uma melhoria na eficiência e na utilização máxima de equipamentos, agregando valor à gestão da cadeia (FIGUEIREDO, et al., 2007). Podemos conceituar a roteirização como sendo: a definição de um itinerário ou roteiro utilizando algoritmos matemáticos e métodos heurísticos que tem por objetivo a redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos. Em termos práticos, a roteirização visa otimizar a programação das entregas baseada na quantidade e capacidade dos veículos, na quantidade de pedidos e nos locais de entrega de forma que o custo por entrega seja reduzido ao máximo. Também é preciso levar em conta os inúmeros benefícios indireto tais como: retenção de clientes, aumento de faturamento e do nível de serviço, profissionalização do setor logístico e etc. A roteirização é um posto-chave na redução de custos do setor logístico e no fim do mês pode trazer um grande benefício financeiro e organizacional.
A roteirização de transporte é uma nova tendência necessária para a realização de entrega e coleta de forma sistematizada. Através da utilização de softwares integrados consegue-se estabelecer uma seqüência otimizada destas entregas, visando satisfazer as necessidades dos clientes finais.
O presente estudo pode ser classificado como um Estudo de Caso que, segundo Gil (2007), consiste no estudo profundo e exaustivo de um problema, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Este artigo tem por sujeito do estudo de caso uma empresa que trabalha com distribuição de óleo lubrificante situada na cidade de Flores da Cunha, sendo uma das maiores distribuidores de lubrificantes do Rio Grande do Sul, dispondo de uma de uma estrutura ampla de vendas, suporte técnico e logístico,
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O programa de roteirização, tem por objetivo principal a redução de custos nos processos de logística, através da otimização dos roteiros de entrega. Funciona basicamente através de um algoritmo que realiza a organização das entregas a serem realizadas, respeitado restrições pré-estabelecidas ou programáveis, como por exemplo: Rotas sem pedágios, não circular por estradas de chão, horários específicos que clientes podem ou não receber, etc.
A utilização de um sistema de roteirização bem desenvolvido pode levar a economias de até 40%, sem em combustível, tempo e até mesmo veículo. Essa economia se dá através da eliminação de deslocamentos desnecessário, muitas vezes a decisão acaba vindo do próprio motorista que por conta decide fazer um caminho diferente do tratado, para Bodin (1990), a mais significativa mudança com relação aos sistemas para roteirização e programação de veículos ocorreu no ambiente computacional. Em sua primeira geração, quando os sistemas de roteirização e programação de veículos eram executados nos chamados mainframes, os resultados gerados nem sempre podiam ser conhecidos imediatamente, pois dependiam tanto do tempo de processamento como da sua prioridade na fila de espera para resolução. Além disso, esses sistemas não apresentavam recursos gráficos e interativos, prejudicando ainda mais o entendimento e a aceitação das soluções por parte dos usuários. Também, não era possível testar alterações manualmente nas soluções obtidas, de modo a atender restrições não consideradas explicitamente nos parâmetros de entrada do modelo, sendo que alguns destes recursos só vieram a se tomar possíveis e acessíveis com o advento e a evolução dos microcomputadores.
Segundo Bodin (1990) em geral, um problema real de roteirização é definido por três fatores fundamentais: decisões objetivas principais, objetivas e restrições As decisões dizem respeito à alocação de um grupo de clientes, que devem ser visitados, a um conjunto de veículos e motoristas, envolvendo o seqüenciamento de quem e quando deve ser esta visita.
- Como, o processo de roteirização, busca propiciar um serviço de alto nível aos clientes, mas ao mesmo tempo mantendo os custos operacionais e de capitais tão baixos quanto possível.
- Por outro lado, o processo, deve obedecer a certas restrições. Em primeiro lugar, deve-se completar as rotas com os recursos disponíveis, mas cumprindo totalmente os compromissos assumidos com os clientes. Em segundo lugar, deve-se respeitar os limites de tempo impostos pela jornada de trabalho dos motoristas e ajudantes. Finalmente, devem ser respeitadas as restrições de trânsito, no que se refere às velocidades máximas, horários de carga/descarga, tamanho máximo dos veículos nas vias públicas, etc.
3 METODOLOGIA
Conforme Gil (2007) a pesquisa pode ser definida como o “[...] procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados” (p. 17).
...