CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO EM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE LUBRIFICANTE NO ESTADO DO CEARÁ
Por: felip silveira • 19/5/2019 • Trabalho acadêmico • 4.827 Palavras (20 Páginas) • 196 Visualizações
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO EM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE LUBRIFICANTE NO ESTADO DO CEARÁ
OLIVEIRA, Kelliane Gomes de1
RESUMO
A análise e a concessão de crédito são de grande importância para o desenvolvimento das empresas, gerando emprego e renda e contribuindo assim para o crescimento do negócio, por isso busca-se intensamente mecanismos de gestão financeira que contribuam para otimizar o processo de concessão de crédito, reduzindo assim os riscos, sem a redução das vendas. O objetivo do presente estudo foi evidenciar as principais influências que a concessão de crédito possui para uma distribuidora de lubrificante no estado Ceará, buscando-se mostrar a importância de uma análise criteriosa no processo de liberação de crédito, sem que haja nenhum prejuízo para as vendas e o negócio em si. Em relação a metodologia utilizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, onde foram levantados as percepções e os relatos de diferentes autores sobre os processos de análise e concessão de crédito.
Palavras-chave: Gestão financeira; Análise de crédito; Concessão; Concessão de crédito.
ABSTRACT
The analysis and the granting of credit are of great importance for the development of companies, generating employment and income and thus contribute to the growth of the business, so we are intensely seeking financial management mechanisms that contribute to optimize the process of granting credit , thus reducing risks without reducing sales. The objective of the present study was to highlight the main influences that the credit concession has for a lubricant distributor in the state of Ceará, seeking to show the importance of a careful analysis in the process of credit release, without any loss to the sales and the business itself. Regarding the methodology, a qualitative research of the bibliographic type was used, in which the perceptions and the reports of different authors about the credit analysis processes were collected.
Keywords: Financial management; Credit analysis; Concession; Granting of credit.
1Graduanda do Curso de Controladoria e Finanças da Faculdade Padre Dourado, kellianegomes7@hotmail.com
1 INTRODUÇÃO
A palavra crédito tem como principal definição em finanças como a modalidade de financiamento destinada a possibilitar a realização de transações comerciais entre as empresas e seus clientes, trata-se de algo presente no dia a dia das pessoas, particularmente, facilitando muito a compra e a venda de serviços e produtos. Operação de crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte de seu patrimônio a um terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, após decorrer o tempo estipulado (SCHKRICKEL,2000). Para minimizar o risco total na concessão de crédito, é pressuposto que as decisões sejam realizadas por profissionais qualificados e baseadas no acesso a arquivos de dados munidos com informações atualizadas do cliente, da transação de crédito e da conjuntura econômica (SANTOS,2009).
Desse modo, como assunto principal mostra-se que há diversas contribuições para a organização quando se fala de concessão de crédito, portanto deve-se ter ciência que há também uma boa dose de risco nela. Ao incorporar os fatores internos e externos para a determinação do risco total na concessão de crédito, o modelo tPE divide-se em duas partes: risco não sistêmico e risco sistêmico. (SANTOS,2009). Nesse contexto, compreende-se que o risco vai existir, portanto através de boas ferramentas e bons profissionais ele poderá ser reduzido. A administração do risco deve ser eficaz, eficiente e deve contribuir decisivamente para o ambiente de controle inserido nos negócios. (CAOUETTE, ALTMAN, NIMMO,1999)
Diante de toda essa conjuntura, questiona-se: Quais as contribuições que o processo de concessão de crédito traz para um distribuidor de lubrificante? Na intenção de esclarecer essa dúvida, essa pesquisa busca evidenciar as principais influências que a concessão de crédito possui para uma distribuidora de lubrificante no Ceará, buscando-se mostrar a importância de uma análise criteriosa no processo de liberação de crédito, sem que haja nenhum prejuízo para as vendas e o negócio em si. A pesquisa foi realizada em uma empresa distribuidora de lubrificante, localizada em Fortaleza, Ceará, possuindo 7 filiais no norte e nordeste do país. Para o desenvolvimento dos métodos foi utilizado uma pesquisa quantitativa, utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica (relativas as fontes de sobre análise e concessão de crédito).
Diante disso, a importância desta pesquisa para o campo teórico e prático, está em: (a) aprofundar os estudos sobre as contribuições do processo de concessão de crédito, (b) verificar os principais risco que a liberação de crédito traz para a organização, (c) bem como mostrar o quão é importante para a empresa e para o bom andamento do negócio a concessão de crédito, que sendo bem avaliado o risco pode ser colhido bons frutos .
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Concessão de crédito x risco de crédito
Uma organização pode estabelecer politicas e procedimentos bem restritos com uma ideia de colocar freios para controlar seus riscos, mas se não obtiver em mente que só um bom planejamento e uma politica de crédito bem estruturada sólida é concreta é o que pode perfazer esse risco que traz tanto receio as organizações nesse caso só vai restringir cada vez mais suas vendas, atrapalhar sua área comercial e assim não chegar no seu tão sonhado objetivo. Conforme Santos (2009) somente a atualização dos conhecimentos e treinamento dos analistas de crédito, bem como a implantação de técnicas e estatísticas para concessão e monitoramento do risco de inadimplência juntamente com o desenvolvimento de simulações sobre o comportamento de fatores sistemáticos para mensurar possíveis impactos sobre o risco (inadimplência) e retorno (lucratividade) em carteiras de crédito poderemos assim minimizar o risco.
Schrickel (2000) menciona que a análise de crédito envolve a habilidade de tomada de decisão de crédito, envolto por um cenário de incertezas e constantes mudanças e informações incompletas. Esta habilidade depende da capacidade de analisar de forma lógica situações, não raro, complexas, e chegar a uma conclusão prática e factível de ser implementada.
A experiência e o poder de julgamento fornecerão maior segurança no momento da análise, como relatam Caouette, Altman e Narayanan (1999) análise clássica de crédito é um sistema que depende do julgamento subjetivo de profissionais treinados, ou seja, as pessoas são transformadas em especialistas em crédito ao longo da carreira, atingindo posição de maior autoridade à medida que adquirem experiência e demonstram suas habilidades.
...