APS 1º SEMESTRE DE 2017
Por: Bruno Pelegrini • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.751 Palavras (16 Páginas) • 397 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As pesquisas e cálculos demonstrados no conteúdo deste trabalho são referentes ao tema especificado para realização do trabalho de APS (Atividade Prática Supervisionada), escolhido como Dimensionamento de Vigas.
O grupo realizou no laboratório do curso de Engenha Civil, localizado no campus Marquês da UNIP, a moldagem do corpo de prova, e com o seu volume, tipo de concreto, massa após o tempo de cura do concreto e outros elementos que serão especificados posteriormente, foi possível obter o dimensionamento de vigas para o nosso projeto.
O estudo apresentado a seguir, visa esclarecer, com um conteúdo teórico, as informações necessárias para entendimento de todos os itens que abrangem o estudo de dimensionamento de vigas para lajes maciças.
1.1 OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo demonstrar um estudo técnico e os cálculos referentes ao dimensionamento de lajes e vigas.
2 CONCRETO ARMADO
Concreto armado é moldado para realização de diversos tipos de estrutura, suportando resistência a tração e compressão. O concreto em si resiste a esforços de compressão, então é utilizada ferragens no seu interior para fazer com que resista à tração.
Para vigas e pilares é essencial a utilização destas barras de aço que tem de ser calculadas com precisão pois é umas das partes mais importante na realização de levantamento de uma casa por exemplo.
As vantagens do concreto armado são diversas, assim como também desvantagens.
Elevada resistência à compressão é uma das principais características, mas também temos os esforços a tração, custo baixo de manutenção, facilidade para moldar de diversos formatos, resistência ao fogo e temperatura, durável e resistência a desgastes mecânicos.
Por outro lado, as desvantagens podem desfavorecer em alguns casos. Há resistência a tração é dez vezes menor que a compressão, se não for moldado com cuidado, pode perder a resistência final, principalmente moldado a mão, o descarte tem que ser feito de modo apropriado pois é gerado em grande quantidade, mas nem sempre isso acontece, a demolição pode gerar custos muito altos.
O preparo do concreto é basicamente a mistura de cimento, areia, brita e água, sendo estipulado antecipadamente um traço para compor a resistência final pretendida, o que deve ser seguido à risca.
E para concluir o concreto armado, utiliza-se as armaduras como citado anteriormente.
2.1 Problemas encontrados na execução do concreto armado
A Engenharia Civil é uma área de conhecimento humano em constante crescimento, isso engloba tanto nos materiais utilizados quando nas técnicas manuseadas. Mesmo com grandes evoluções erros e falhas acontecem e grande parte tem como origem nas primeiras fases do ciclo de produção ou seja planejamento, projeto e execução.
Construções elaboradas em concreto correm o risco de surgir fissuras e isso podem acontecer em anos, dias ou até mesmo horas, as causas podem ser variadas e de árduo diagnostico.
As fissuras são as patologias mais comuns nas construções, começam de forma instintiva, as posições na estrutura como por exemplo abertura, espaçamento podem indicar as causas que a motivaram. Muitas vezes conflitos de conceitos sobre fissura, trica e rachadura surgem, porem podem ser diferenciadas através de suas dimensões.
As trincas possuem aberturas maiores que 0,5mm, as rachaduras possuem aberturas acentuadas e profundas, espessuras a partir de 1,5mm pode-se chamar de fenda.
Um dos problemas que também pode surgir é corrosão nas armaduras que ocorre devido à má execução de peças estruturais, concreto com resistência inadequada, ambiente agressivo, proteção insuficiente, manutenção inadequada ou inexistente e presença de cloretos. É valido enfatizar que a corrosão é um processo evolutivo no qual com o passar do tempo pode se agravar.
Já a desagregação do concreto acontece quando o concreto perde massa devido um ataque químico expansivo de produtos inerentes ou devido à baixa resistência do mesmo, caracterizando-se por agregados soltos ou de fácil remoção.
A eflorescência é a elaboração de depósitos salinos na superfície do concreto, consecutivo da água de infiltrações ou intempéries. Esses sais podem ser agressivos e causar desagregação profunda, além da modificação do aspecto visual na estrutura, pois há um contraste de cor entre os sais e o substrato sobre os quais se depositam.
Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias da construção são tarefas que devem ser realizadas sistematicamente e periodicamente, de modo a que os resultados e as ações de manutenções devem cumprir efetivamente a reabilitação da construção, sempre que for necessária.
3 AGREGADOS
3.1 Diferenças entre brita I e cinasita
Cinasita é um agregado leve em formato de bolinhas de cerâmica, sendo internamente formada por uma espuma com micro poros e casca rígida e resistente. Além de reduzir o peso do concreto, é atrativa pelas características de resistência, durabilidade, mecanicamente resistente e quimicamente estável, possui isolamento térmico e acústico, resistência a altas temperaturas e redução de custo
A brita I é comum na utilização do concreto estrutural, com sua granulometria adotada corretamente garante que o concreto tenha poucos espaços vazio, que é uma das principais características do agregado de argila expandida, então a brita acaba sendo mais utilizada pela praticidade e maior uso na construção civil.
Temos algumas diferenças, no caso da Cinasita obtém-se redução de peso em torno de 30% no peso da estrutura de concreto, em relação ao concreto utilizando-se brita comum, com consequente economia na fundação e ferragens e sem prejuízos nas demais propriedades do concreto, porém a desvantagem é que o emprego da armadura no concreto leve é de maior quantidade do que no concreto comum, para que a resistência seja a mesma.
4 BARRAS DE AÇO
São utilizadas na construção civil como reforços para estruturas de concreto, tais como calçadas, fundações, paredes e colunas. Existem em diversos tamanhos e dimensões, podem ser lisos ou com deformações par a que os concretos despejados sobre as barras sejam adaptados adequadamente.
Seu maior benefício é servir
...