APS 2 SEMESTRE UNIP
Por: caiosribeiro • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 4.819 Palavras (20 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
Universidade Paulista – UNIP
De Brasília
Caio Ribeiro Silva
Ponte de espaguete
“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.”
Brasília
2021
Caio Ribeiro Silva RA: N6788E1
Ponte de espaguete
APS – Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho apresentado no curso de graduação
na Universidade Paulista UNIP de Brasília
Instrutor: Luiz Gonzaga
Brasília
2021
Lista de ilustrações
FIGURAS
Figura 1 - Ponte de Espaguete (RECCS 2011) 7
Figura 2 - RECCS 2012 - Campeonato Mundial de Ponte de Espaguete 8
Figura 3 - UNINASSAU - Competição Nacional de Pontes de Macarrão 11
Figura 4 - Suporte da Estrutura 17
Figura 5 - Realização da medição das bases 17
Figura 6 - Desenho da ponte 18
Figura 7 - Construção das treliças 18
Figura 8 - Construção da estrada 19
Figura 9 - Instalação das treliças. 19
Figura 10 - Ilustração do peso da ponte 20
Figura 11 - Modelo de ponte escolhido para o projeto 21
QUADROS
Quadro 1 - Faculdades participante do concurso de macarrão 11
TABELAS
Tabela 1 - Características para um fio de macarrão 21
Tabela 2 - Resultados de esforços em cada barra e seus números de fios 22
Sumário
- INTRODUÇÃO 5
- OBJETIVO 5
- PONTE DE ESPAGUETE (HUNGRIA) 6
- História 6
- Descritivos da competição Ponte de Espaguete (Hungria) 9
PONTE DE MACARRÃO (BRASIL) 10
- História 10
- Descritivos da competição Ponte de Espaguete (Brasil) 11
- Software para o projeto 12
PROCESSOS PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO 15
- Realização dos testes de carga 15
- Metodologia 16
- Calculo da ponte 20
CONCLUSÃO 23
- REFERÊNCIAS 24
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade, expor as instruções que foram dadas aos alunos do curso de Engenharia Básica (Atividades Práticas Supervisionadas - APS) da Universidade Paulista (UNIP) onde foi nos estimulados que deveríamos redigir um relatório técnico sobre tudo que aprendemos nos estudos das aulas disponibilizadas online ao vivo (devido ao covid-19), e com pesquisas como livro, internet etc. a respeito da competição de pontes de macarrão(espaguete), relatando um país que participa, enfatizando como, quando e onde acontecem as competições nesse país.
Na data aproximada de 1983, deu-se início a competição de ponte de macarrão (Concurso Peso Pesado), há descrições que a competição foi realizada em um colégio do Canadá “Okanagan College na Colúmbia Britânica”. No Brasil, a competição iniciou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2004, sendo, posteriormente, seguida por mais de 20 instituições brasileiras. Na Hungria, país sobre o qual este trabalho será debatido, a primeira competição internacional foi realizada em 2005, denominada "RECCS 2005 - Campeonato de Construção de Espaguete na Bacia da Panônia".
O concurso ponte de macarrão é um dos tópicos estudados da disciplina Atividade Prática Supervisionada (APS), realizada pela UNIP.
Assim sendo, cada grupo, irá redigir um relatório dissertativo argumentativo debatendo sobre o tema proposto, que neste caso é o tema: “Ponte de Macarrão”, informando também sobre o local da competição neste país constatando fotos e dados para comprovação dos fatos.
OBJETIVO
Informar de forma dissertativa e argumentativa os processos para criação do projeto do tema proposto, defendendo os argumentos e apresentando um plano de melhora para resolução do problema (se for o caso).
PONTE DE ESPAGUETE (HUNGRIA)
Na Hungria, a competição de ponte de espaguete tornou-se um importante e divertido meio conhecimento teórico-prático, para o desenvolvimento técnico dos alunos de engenharia (principalmente engenharia civil), devido à falta de canteiros de obras nas localidades. Claro, além de estimulá-los a realização deste projeto através de uma competição “divertida”, os universitários foram submetidos a algumas competições com prêmios significativos para quem obtivesse as primeiras colocações, sendo O principal objetivo da série de eventos é chamar a atenção para a importância dos treinamentos técnicos e de ciências naturais e o papel dos intelectuais técnicos na economia nacional húngara.
História
Não se sabe ao certo onde foram as primeiras competições da ponte de espaguete, há alguns relatos que iniciou-se na Inglaterra, outros citam o país de Canadá, nos relatos, não haviam regras estabelecidas para as competições, nem condições para a qualidade, peso do espaguete, cola, estrutura, etc. Hoje em dia as competições, são realizadas mundialmente, contendo regras estipuladas através de editais e premiações para os vencedores. Na Hungria, a competição iniciou-se através do Departamento de Mecânica e Estruturas de Apoio da Faculdade de Engenharia Civil Ybl Miklós, onde competições de construção de pontes de espaguete têm sido realizadas todos os anos desde 1989.
...