APS PRIMEIRO SEMESTRE
Por: Nilton Cesar Sophilio • 16/5/2015 • Bibliografia • 6.244 Palavras (25 Páginas) • 457 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
921P - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
“Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”
São Paulo
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
921P - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
“Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”
Trabalho acadêmico com vistas à aprovação em disciplina Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado aos professores do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica.
São Paulo
2015
RESUMO
O presente trabalho tem como proposta a divulgação das principais teorias e leis elaboradas por três grandes cientistas que contribuíram para o desenvolvimento das ciências em âmbito mundial: o filósofo grego Aristóteles, o matemático grego Pitágoras e o físico George Ohm. Cada um destes indivíduos teve papel imensurável para inovação do pensamento científico e filosófico de sua época até os dias atuais, deixando que seus legados se mantivessem vivos e as suas memórias nunca esquecidas. No trabalho abaixo serão apresentados suas biografias, grandes feitos, impactos produzidos na sociedade por suas ideias e dissertação sobre os efeitos deste trabalho na formação de seus realizadores, bem como a relação de interdisciplinaridade das ideias.
Palavras chaves: Aristóteles, George Ohm, Pitágoras.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------- 05
1 MATEMÁTICO: PITÁGORAS ----------------------------------------------------------- 06
1.1 Biografia: Pitágoras ------------------------------------------------------------- 06
1.2 “Tudo é número”: Principais obras de Pitágoras ------------------------ 08
1.3 Impactos produzidos pelas teorias pitagóricas -------------------------- 09
2 FILÓSOFO: PLATÃO --------------------------------------------------------------------- 10
2.1 Biografia: Platão ----------------------------------------------------------------- 10
2.2 “A Imortalidade da Alma”: Principais obras de Platão ----------------- 12
2.3 Impactos produzidos pelas teorias platônicas --------------------------- 14
3 FÍSICO: GEORG OHM ------------------------------------------------------------------ 16
3.1 Biografia: George Ohm -------------------------------------------------------- 16
3.2 “Lei de Ohm” – grande lei da eletricidade--------------------------------- 19
3.3 Impactos produzidos pela Lei de Ohm -------------------------------------19
3.4 Analise matemática da formulação da 1ª Lei de Ohm ---------------- 20
CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------- 22
REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------- 24
INTRODUÇÃO
O conhecimento, desde os primórdios da humanidade, sempre foi objeto de desejo a ser alcançado pelos homens. Tal dádiva, na antiguidade grega creditada há misericórdia dos deuses do Monte Olimpo que, vivendo a uma distancia de aproximadamente 3.000 metros, se importavam com os problemas terrenos, foi assim diretamente associada sua origem a religião e ao misticismo.
Entretanto, independentemente da ligação vinculada ao berço da sabedoria, muitas civilizações se dedicaram a explorar arduamente o que vinha a ser o novo e desconhecido para sociedade de sua época, deixando legados extraordinários que atravessam o véu tempo e se eternizaram por sua pertinência.
Dentre tais sociedades, destaca-se a arcaica comunidade grega onde surgiram os primeiros intelectuais relevantes da história da humanidade, como por exemplo, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Arquimedes e muitos outros. A ela também se confia o título de criação da “primeira universidade do mundo”, batizada de pitagórica em homenagem ao seu fundador, o notável filosofo e matemático Pitágoras.
A partir da filosofia, ao qual se pode considerar como a primeira ciência criada pelo homem, desenvolveu-se várias áreas expressivas do conhecimento humano. Esta verdadeira relação de amor à sabedoria foi o ponta pé inicial para a criação de fundamentos teóricos e experimentais que hoje norteiam a base construtora da civilização moderna do século XXI, onde fora instigado ali a criação da física e matemática, principais responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico e industrial de nossa geração.
1 MATEMÁTICO: PITÁGORAS
Pitágoras (580-497 a.C.) foi matemático grego. Autor do "teorema de Pitágoras": "num triangulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Desenvolveu trabalhos na área da filosofia, música, moral, geografia e medicina.
1.1 Biografia: Pitágoras
Pitágoras (580-497 a.C.) nasceu na ilha de Samos, no mar Egeu, Grécia. Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida. Diz-se que o nome Pitágoras significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe ao consultar a pitonisa (sacerdotisa amplamente renomada do templo de Apolo, em Delfos, que profetizava oráculos) soube que ele seria um ser excepcional. Desde jovem impressionava os mestres das melhores escolas de Samos. Aos 16 anos foi enviado para Mileto, para estudar com Tales, o maior sábio da época. Logo, Tales reconheceu que nada mais tinha que ensinar ao jovem e passou ele, o mestre, a estudar as descobertas geométricas e matemáticas do aluno.
...