ATIVIDADE INTERDICIPLINÁRIA RPP III - MEMORIAL DE TREINAMENTO
Projeto de pesquisa: ATIVIDADE INTERDICIPLINÁRIA RPP III - MEMORIAL DE TREINAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martasimone • 15/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.672 Palavras (7 Páginas) • 320 Visualizações
Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário).
Profª
Disciplina: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL III
Curso: Infraestrutura Escolar.
Aluno: Polo: IFSUL Pelotas.
Data: 22.04.2014.
Escola (s) onde atua: Quanto tempo atua como funcionário público: Fazem 21 anos que estou no estado mas tem 18 anos que estou nesta escola.
Telefones para contato:
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR RPP III – MEMORIAL DE APRENDIZAGENS
O desafio dessa etapa final para a Componente Curricular “RPP III” prevê a elaboração de um Memorial/Relatório de Aprendizagens. Esta atividade corresponde à avaliação final de nossa Componente Curricular, sendo atribuída a ela peso 60,0. E, possui prazo para envio de 05/04 a 26/04.
Esta atividade de RPP III no módulo específico do nosso cursopropõe resgatar através de duas ETAPAS sua aquisição de conhecimento ao longo do período do Curso. É importante ressaltar que o Memorial deverá ser escrito na 1ª pessoa do singular, ou seja, o seguinte exemplo: Eu aprendi.... por se tratar, além de um memorial, um relatório dos conhecimentos adquiridos.
ETAPA 01
Inicialmente você irá resgatar suas respostas da atividade anterior (Atividade Interdisciplinar 4), as quais você poderá copiar, ou modificar e/ou completar, conforme sentir necessidade nos quadros abaixo.
1. Como você se via, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, quando ingressou no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Profuncionário?
Quando ingressei ao Curso de Técnico em Infraestrutura eu era uma pessoa acomodada achava que não tinha mais condições de voltar a estudar e que o estudo que tinha já estava bom para o meu tipo de trabalho, pois já não me via mais dentro de uma sala de aula e estudar para continuar fazendo o que faço não seria necessário, mas agora me sinto bem diferente.
Hoje vejo que se faz sim necessário continuar estudando, pois além de fazer novos amigos, aprendi muito sobre minha profissão e a importância que ela tem para o bom andamento da escola além de não me ver mais acomodada como era sem intervir nas decisões da escola. E gostaria muito de poder dar continuidade neste curso, quem sabe com um curso superior nesta mesma área, já que adorei voltar a estudar, quero muito continuar aperfeiçoando meus conhecimentos, pois agora vi que estamos sempre aprendendo algo para nossa vida.
Com esta bagagem e a coragem que ganhei neste curso me sinto mais encorajada para enfrentar as barreiras que no decorrer das caminhadas vão aparecendo e sei que agora tenho condições de derrubar a todas elas com sabedoria, pois o que aprendemos com o estudo nunca mais nos é tirado.
2. Quais eram suas expectativas e suas maiores dificuldades ao ingressar no Curso?
Minhas expectativas era saber o que iríamos aprender, de como iríamos estudar a distância, pois isso tudo era muito novo para mim, já que nunca havia feito um curso a distância. A minha primeira dificuldade foi para entrar, pois fiquei na suplência e tive medo de não conseguir entrar, mas tive sorte e consegui minha vaga, depois foi acessar o ambiente e postar os trabalhos. Mas com a ajuda que tivemos dos tutores tanto presenciais como à distância fui melhorando e hoje não tenho mais tanto problema com a tecnologia pelo contrário estou dominando bem e gostando muito.
3. Como você se vê ou se sente hoje como um funcionário-estudante, no seu ambiente de trabalho?
Maravilhosa e feliz, pois hoje posso dizer que sou uma futura técnica em infra-estruturar, pois nunca haviam fornecido um curso para a nossa área e agora temos um específico para nós, e isso pode parecer pouco para alguns, mas para nós significa muito. Significa a nossa valorização como profissionais.
4. Para você, quais as pessoas que mais contribuíram para a sua trajetória de aprendizagem e de que maneira?
Além dos tutores tanto presenciais quanto a distância que não mediram esforços para nos orientar os principais contribuintes nessa trajetória foi minha família, pois desde o começo sempre me apoiaram com palavras sugestões e muita paciências, pois muitas vezes deixei de estar com eles para estudar e fazer meus trabalhos essa compreensão não tem preço.
Nas aulas presenciais também se aprende muito com os colegas já que debatíamos alguns fatos e dúvidas juntos, no entanto é um conjunto de contribuição que se forma em prol ao aprendizado, isso tudo nos deu muito vigor para continuar a caminhada e não desistir.
Hoje tenho muito a agradecer por tudo isso, pois estou realizada com toda esta amizade e compreensão que tive. Sei que vou sentir muita falta de tudo isso que temos hoje, pois foi muito gostoso este tempo que estivemos juntos, fizemos uma amizade que não esquecerei jamais.
Por tanto gostaria muito que este curso estivesse continuidade quem sabe em um curso superior, pois teria a chance de proporcionar uma melhor qualidade em meu serviço com tudo o que aprendi no curso técnico e ainda posso aprender com a continuação do dele.
ETAPA 02
Na segunda e última etapa da atividade é importante que vocês retomem as anotações feitas durante as aulas práticas (Pólos: PAF, PET, CVG, CMQ, SLS e EDS) e as visitas técnicas (Pólos: BDR, SJN, BGE, JAG, SAP e SDS), pois a principal a intenção dos professores envolvidos era a de reforçar os conteúdos e sanar dúvidas em relação às práticas profissionais de vocês. Exceto o Pólo de EDS onde a aula prática foi relacionada com as disciplinas de Técnicas de Construção I e II, os demais Pólos estiveram nos encontros presenciais no módulo passado e foram direcionados para as disciplinas de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos e Equipamentos Hidráulicos e Sanitários.
5. Descreva quais foram as disciplinas envolvidas no módulo específico e os principais assuntos tratados nas disciplinas; Neste momento você deverá procurar anotações de estudos dessas disciplinas e das aulas práticas ou visitas técnicas (conforme o seu pólo).
...