TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM

Por:   •  18/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 e 2

A empresa MetalFixer, fundada em 1960, sua principal atividade é a fabricação de parafusos. De origem familiar, obteve bons resultados até o ano de 2001, quando um dos filhos do fundador passou a presidi-la, e outros três irmãos assumiram, respectivamente, os cargos de diretor administrativo, de produção e comercial. Os irmãos visionários investiram em modernidade e apostaram em uma nova tecnologia para a empresa, adquirindo novos equipamentos tecnológicos para o aumento de sua produção.

Contudo foram acometidos com a morte do pai, presidente e fundador da empresa em 2009, fato este que pode ter desencadeado uma descredibilidade por parte de seus antigos clientes e funcionários, e dessa forma impactando a produção de forma negativa, começou a produzir menos e a vender menos.

Esta nova realidade acarretou desentendimentos entre os irmãos que começaram a dar sinais de desgastes, e o reflexo negativo começou a aparecer em 2011. Em 2012, contrataram um diretor de Recursos Humanos fora do grupo familiar para tentar elaborar uma nova estrutura da empresa, porém sem bons resultados, levando à demissão de vários funcionários, permanecendo os mais antigos que eram conhecidos do fundador e, posteriormente, à venda da empresa em 2013.

A nova empresa, formada por um grupo de empresários da região, tem laços de amizade com os antigos proprietários da MetalFixer, o que pode influenciar a empresa com vícios antigos e comprometer novas ideias e novos desafios.

Aparentemente a concorrência entre os irmãos atrapalhou a administração, pois não iniciou em parceria a administração da empresa familiar.

Os novos administradores solicitaram uma consultoria para averiguar as necessidades da empresa e buscar novas estratégias para recuperar financeiramente a empresa.

A empresa de consultoria sugeriu como estratégia emergencial:

Estratégia

Prazo

Observação

Realocar dois diretores para outras empresas do grupo e na MetalFixer permanecer um diretor geral.

Imediato

Permanecer o numero de gerentes.

Imediato

Buscar a divida total da empresa e renegociar com um empréstimo com taxas menores.

Adicionar no empréstimo o valor para o aumento da produção, para aquisição de matéria prima e contratação de mão de obra.

Imediato

Contratação de Mão de Obra para a Produção

Imediato

01 mês

02 meses

15 pessoas

20 pessoas

15 pessoas

Contratação de Mão de Obra Comercial

03 meses

04 pessoas

Contratação de Mao de obra para a Administração

03 meses

05 pessoas

Criação de novos produtos

04 meses

Proporcionar cursos de capacitação para a área comercial

01 mês

Após a contratação da nova equipe

Proporcionar cursos de capacitação para a área de produção

02 meses

Após a contratação da nova equipe

Curso de reciclagem para administração

03 meses

Após a contratação da nova equipe

A consultoria observou que diante da modernização efetuada em 2010, apontam n’ao haver a necessidade de investimento em maquinas e equipamentos.

A consultoria sugeriu criar uma campanha institucional voltada para a motivação dos funcionários da seguinte forma:

  • Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Sugere-se então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores. E como sugestão indicou a Ginástica Laboral, todos os dias 20 minutos, antes do inicio das atividades.
  • Premiar no final do ano os funcionários que não consignarem atrasos, faltas (mesmo justificadas) e com maior participação de horas. As premiações poderão ser uma moto zero, uma TV full HD de 50 polegadas, 05 notes book, podendo variar nos próximos anos.

        PERGUNTAS PARA O PROFISSIONAL DA AREA DE PLANEJAMENTO

  1. Onde atuar em uma empresa que apresentou prejuízo para reverter a sua situação financeira?

  1. Por onde começar a redução de custos?
  1. Atualmente as empresas fixam em um único produto ou tem buscado diversificação dos mesmos?
  1. Qual o melhor momento para criação de novos produtos?
  1. Como a melhor forma de colocar um produto no mercado?

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

CONCLUSÃO

Podemos dizer que o nível estratégico esta relacionada com a alta direção, ou seja, com os diretores e presidentes. Para Chiavenato (1994) o planejamento estratégico é realizado sempre a longo prazo. Ainda no ponto de vista de Chiavenato o planejamento estratégico pode ser entendido como: [...] um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É um planejamento que envolve prazos mais longo de tempo, é mais abrangente e é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. (CHIAVENATO, 1994, p. 186). Para Chiavenato (1994) o planejamento estratégico procura detalhar o como fazer isso para alcançar determinados objetivos, isso nada mais é, do que “estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação [...]” (CHIAVENATO, 1994, p.186). Ainda para o autor Chiavenato (1994) o planejamento estratégico envolve essas etapas mencionadas abaixo que são: identificação dos objetivos, análise organizacional (interna) e ambiental (externa), formulação de estratégias, construção do planejamento estratégico e implementação. No nível estratégico o planejamento é realizado a longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com