ATPS CIRCUITOS
Por: eliveltonsassi • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 325 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ
ATPS
Acionamentos Elétricos
Sumaré, Abril de 2015
FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ
ATPS Acionamentos Elétricos
8ª Série de Engenharia Elétrica
Professor: Hélio
Elivelton Dawis Sassi RA: 3227000685
Romário Júnior Cruz RA: 3205506417
Rubens de Sales Cassin RA: 3246551371
Sebastião Moura Ribeiro RA: 3231545134
Sumaré, Abril de 2015
Sumário
Conteúdo:
Introdução 4
Etapa 1 5 à 15
Etapa 2 16 à 18
Conclusão 19
Referências 20
Introdução
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem, desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas, que ao concluir, faz com que o aluno consiga desenvolver as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
No ATPS realizado pelo grupo, apresenta conceitos aprendidos em sala de aula relacionada a acionamentos elétricos, com ênfase em elementos de acionamentos, tais como botoeiras, relés, contatores, fusíveis e tipos de partidas de motores.
Por fim, este relatório contém todo um material teórico passado pelo docente em aula e a base de todo o material pesquisado neste ATPS, mostrando aos alunos as aplicações dos equipamentos pesquisados, com isso deixando o conteúdo mais interativo com o grupo, o que realmente acontece no cotidiano de um engenheiro elétrico.
Etapa 1
Botoeiras
As botoeiras são chaves elétricas acionadas manualmente que possuem, em geral, um contato aberto e um fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser utilizado no comando elétrico, às botoeiras são diferenciadas como pulsantes e com retenção. Em seguida há um exemplo da construção física de uma botoeira na imagem (botão pulsador tipo cogumelo).
Botoeiras Pulsantes
As botoeiras pulsantes mudam seus contatos quando ocorre o acionamento do botão e, devido à ação de uma mola, retornam à posição inicial quando se termina o acionamento.
Na botoeira abaixo, enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 ficam fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o botão é acionado, os contatos se invertem de maneira que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de retorno.
Botoeiras com Retenção
As botoeiras com trava também invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão, entretanto, ao contrário das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento.
Botoeira de comando com retenção tipo cogumelo
Botão de emergência
O botão de emergência é um tipo de botoeira com trava, no entanto, possui características específicas como o modelo do botão que é do formato cogumelo e pela cor vermelha. É aplicada para desligar o circuito do comando elétrico em casos críticos como anomalias no equipamento ou risco de acidentes.
O botão de emergência, imagem (botão tipo cogumelo com trava), inverte os contatos e os mantém travados quando acionado. O retorno à posição inicial é feito por meio de um pequeno giro do botão no sentido horário, que destrava o mecanismo, voltando os contatos na posição inicial.
Botão Seletor com trava
Esta botoeira é acionada por um botão seletor giratório com uma trava que mantém os contatos na última posição selecionada.
Esta botoeira tem um contato fechado 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o botão é acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e eles se mantêm travados nesta posição, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos voltem à posição inicial é preciso acionar novamente o botão, só que no sentido contrário ao acionamento de antes.
Contatores
O contator é um componente eletromecânico que realiza, a partir da alimentação de sua bobina, a comutação dos contatos principais efetuando o acionamento de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de variados tipos, de tensão diferente a do circuito de comando, e conter até três fases.
É constituído por uma bobina que, quando energizada, gera um campo eletromagnético, proporcionando um movimento e unindo os contatos da parte física com os da parte móvel. E com isso, altera o estado dos contatos associados. Os que estão abertos fecham, os que estão fechados abrem. Estes
...