ATPS CIRCUITOS DIGITAIS 3 SEMESTRE
Pesquisas Acadêmicas: ATPS CIRCUITOS DIGITAIS 3 SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriano15sp2013 • 29/9/2013 • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 1.192 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 3º SEM
CIRCUITOS DIGITAIS
Índice
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO DO EXERCÍCIO 4
ETAPA 1 4
RESOLUÇÃO 5
VARIÁVEIS DE ENTRADA, SAÍDA E POSIÇÃO DOS SENSORES NO ROBÔ...6
BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO
Circuitos digitais (também conhecidos como circuitos lógicos) são circuitos eletrônicos que baseiam o seu funcionamento na lógica binária, em que toda a informação é guardada e processada sob a forma de zero (0) e um (1). Estes dois níveis são frequentemente representados por L e H (do inglês low - baixo - e high - alto -, respectivamente). Esta representação é conseguida usando dois níveis discretos de tensão elétrica.
Entre os circuitos digitais estáticos podemos citar as portas lógicas: Porta AND (em português, "E"), a Porta OR ("OU"), a Porta NAND ("não E" ou "E invertido"), a Porta NOR ("não OU" ou "OU invertido"), a Porta XOR ("OU exclusivo"), a porta Not (não) e a porta Coincidência (NXOR = não OU exclusivo).
Na matemática e na ciência da computação, as álgebras booleanas (também conhecida como "Álgebra de Boole") são estruturas algébricas que "capturam a essência" das operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários.
Receberam o nome de George Boole, matemático inglês, que foi o primeiro a defini-las como parte de um sistema de lógica em meados do século XIX. Mais especificamente, a álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional. Hoje, as álgebras booleanas têm muitas aplicações na eletrônica. Foram pela primeira vez aplicada a interruptores por Claude Shannon, no século XX.
Os operadores da álgebra booleana podem ser representados de várias formas. É frequente serem simplesmente escritos como E, OU ou NÃO (são mais comuns os seus equivalentes em inglês: AND, OR e NOT). Na descrição de circuitos também podem ser utilizados NAND (NOT AND), NOR (NOT OR) e XOR (OR exclusivo). Os matemáticos usam com frequência + para OU e para E (visto que sob alguns aspectos estas operações são análogas à adição e multiplicação noutras estruturas algébricas) e representam NÃO com uma linha traçada sobre a expressão que está a ser negada
DESENVOLVIMENTO DO EXERCÍCIO
ETAPA 1
Passo 1 Escolha a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RA e e-mail dos alunos. A equipe deve ser composta por, no máximo, 5 alunos.
Passo 2 Considerem os 4 sensores detectores de obstáculos e os movimentos a seguir e construam a tabela-verdade.
* Se apenas o sensor C ou os 3 sensores frontais forem pressionados, o robô deverá andar para trás.
* Se apenas B e C forem pressionados, giro para a esquerda.
* Se apenas A e C forem pressionados, giro para a direita.
* Se apenas A ou B for pressionado, giro para o lado oposto ao lado do choque.
* Se apenas D for pressionado, movimento para frente.
* Caso nenhum sensor seja pressionado e para as demais combinações (consideradas inválidas), o movimento original se mantém.
Passo 3 Façam as atividades a seguir.
1. Escrevam a expressão booleana a partir da tabela verdade obtida no passo anterior.
2. Minimizem a expressão encontrada no passo 3.
3. Desenhem o circuito combinacional.
Passo 4 Entregue ao professor a solução proposta pelo grupo contendo a resolução desenvolvida nos passos anteriores desta etapa.
RESOLUÇÃO
CONDIÇÕES
Se apenas D for pressionado:
O movimento será para frente.
...