ATPS DIREITO EMPRESARIAL - 2 SEMESTRE DE RECURSOS HUMANOS
Casos: ATPS DIREITO EMPRESARIAL - 2 SEMESTRE DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Villima • 19/3/2014 • 5.650 Palavras (23 Páginas) • 562 Visualizações
SUMÁRIO
1. Etapa 1 : Apresentação do Plano de Ensino e do Cronograma de Aula. Paralelo entre o Direito Comercial e o Direito de Empresa. Evolução do Direito Empresarial. O Empresário............................................................................................................03
Passo 1: Definição de Profissionalmente, Atividade Econômica e Atividade Organizada
na visão de cada Integrante do Grupo......................................................................03
Passo 2: Pontos principais das condições para se tornar um empresário na legislação atual e sair da informalidade.....................................................................................................05
Passo 3: Perguntas sobre condição para se tornar um empresário na visão do grupo....06
Passo 4: Informações pesquisadas em relação as condições para se tornar um empresário e o conceito de empresa................................................................................................07
2. Etapa 2: As Sociedade Não Personificada: em nome coletivo e em conta de participação; Sociedade Personificada: Sociedade Simples..........................................................09
Passo 3: Contrato Social..........................................................................................09
Passo 4: Pesquisas realizadas nos órgãos competentes para elaboração do contrato social......................................................................................................................13
3. Etapa 3: Lei de Propriedade Industrial..................................................................16
Passo 1: Como registrar uma marca e quanto custa para registrar..............................16
Passo 2: Como conseguir a concessão de uma patente, quanto custa e quais são os
documentos necessários...........................................................................................17
Passo 3: Desenho industrial. Como conseguir o registro do desenho industrial e quanto
custa......................................................................................................................18
4. Etapa 4: Direito Tributário; Tributo: definição e espécies Tributárias...................19
Passo 1: O que são tributos e os três tipos de tributos cobrados no Brasil...................19
Inscrição Inicial de pessoa Jurídica em Itapecerica da Serra.......................................19
5. BIBLIOGRAFIA...................................................................................................21
Etapa 1 : Apresentação do Plano de Ensino e do Cronograma de Aula. Paralelo entre o Direito Comercial e o Direito de Empresa. Evolução do Direito Empresarial. O Empresário.
Passo 1 (Aluno)
Definir em no máximo duas linhas por item citados abaixo, os seguintes termos e expressões constantes do conceito legal de empresário analisado no artigo 966 do Código Civil, essa definição deverá ser anotada, pois, contribuirá com a atividade que será executada no passo 4 desse desafio.
a) Profissionalmente.
(Girlene): Habitual – Dessa forma só será considerado empresário quem exerce a sua atividade de forma não esporádica, isto é habitualmente. Pessoal – Significa exercer diretamente a atividade, ainda que por intermédio de empregadores ou colaboradores. Atuar com pessoalidade significa ser contratado (empresa) para exercer a atividade.
(Letícia): A noção de exercício profissional exige habitualidade, pessoalidade (o empresário deve contratar empregados), e a detenção do monopólio de informações pelo empresário sobre o produto ou serviço objeto de sua empresa.
(Luciane): O empresário exerce profissionalmente a atividade empresarial. Esse profissionalismo engloba os conceitos de pessoalidade, habitualidade e monopólio das informações.
(Michelle): Basicamente quem exerce uma atividade empresarial e tem um aspecto profissional, ou seja, serviços que são feitos de maneira habitual ou regularmente.
(Quedima): Segue uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços
(Vanessa): Quem exerce atividade econômica, ou seja, empresários que praticam a atividade de forma reiterada, ou seja, de forma habitual.
(Vilma): Exerce uma atividade econômica e submete-se a desempenhar uma atividade que o identificam como um profissional.
b) Atividade econômica.
(Girlene): Lucro para quem explora: A atividade econômica é aquela que tem fins lucrativos e não que seja necessariamente lucrativa. O que interessa é os ânimos que move o empresário a exercer a atividade, ou seja, finalmente de ter lucro.
(Letícia): A atividade empresarial é econômica no sentido de que busca gerar lucro para quem a explora. Note-se que o lucro pode ser o objetivo da produção ou circulação de bens ou serviços, ou apenas o instrumento para alcançar outras finalidades.
(Luciane): A atividade empresarial é considerada econômica porque tem como finalidade a obtenção de lucro. Ressalte-se que o lucro pode ser a finalidade da atividade ou apenas um meio para se alcançar outros objetivos.
(Michelle): Tem como finalidade o capital que e investido retornar em forma de lucro, e uma atividade de produção ou circulação de bens ou serviços.
(Quedima): Atividade econômica, como diz o próprio nome é uma atividade que gera rotatividade econômica, não, necessariamente de lucros. Mas são atividades que geram dentro de uma economia de um determinado país.
(Vanessa): É realizada entre pessoas de direito privado buscando lucros, todo empresário exerce atividade econômica, mas nem todo aquele que exerce atividade econômica é empresário.
(Vilma): Gera rotatividade econômica na organização, para produção de bens e serviços.
c) Atividade Organizada.
(Girlene): Capital – Quantidade de capital aplicado.
...