ATPS Físsica passo 2 - elevadores
Por: mauricio99999 • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 628 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
Passo 2 (Individual) –
Atualmente os elevadores utilizados em edifícios residências é o elétrico (eletromecânicos) que ao longo do tempo foi deixando para trás os elevadores Hidráulicos e a vácuo. Com o passar do tempo a evolução do elevador elétrico foi inevitável, os arquitetos e engenheiros investiram fortemente no conforto e design dos mesmos, tornando-o mais utilitário nas variedades de obras que encontramos na área urbana das cidades.
O Elevador elétrico é um elevador que através de máquinas e motores elétricos é tracionado para subir e descer. Constitui um elevador elétrico basicamente, a cabina com os comandos internos, uma fiação que interliga a cabina e o quadro de comando na casa de máquinas, guias, cabos de tração e contrapeso. Na casa de máquinas encontra-se o quadro de comando e a máquina de tração. Os elevadores elétricos estendem-se desde controlados por lógica de relés até os mais modernos com sistemas eletrônicos de alta tecnologia. Esses elevadores residências vêem sofrendo com o tempo diversos ajustes nas partes mecânicas e tecnológicas. Isso é, evolução e capacidade de atender cada vez mais pessoas nas áreas residenciais e industriais. O elevador é o principal acesso escolhido por moradores de edifícios residenciais com grande média de apartamentos por andares. Sua acessibilidade e utilidade no dia a dia faz do elevador o meio mais viável de implantar em novos projetos, principalmente quando falamos de poupar tempo em horários de pico.
O elevador elétrico abrange suavidade de viagem melhor do que a de qualquer elevador hidráulico e ganho de precisão de paragem, resultando em notável nivelamento de piso. Por fim, tornaram-se extremamente ecológicos, com uso de fluidos próximos de zero e baixíssimo consumo de energia.
Passo 3 (Individual) - Mauricio Gonçales de Araujo
As normas técnicas tem o âmbito de orientar os projetistas e engenheiros sobre onde e como deve se aplicar os elevadores residenciais, a norma vigente NBR 5666. Vale salientar que os utilitários do equipamento deve estar ciente na norma aplicada.
Para diminuir a incidência destes imprevistos, foi criada a NBR 15.597. A norma trata dos requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores, requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas. E é exigido em normas como NBR que os elevadores devem conter, Braile nos pavimentos e na cabina, Luz de Emergência, aviso sonoro informando o andar, Protetores de polia de tração e do limitador de velocidade e etc.
Os elevadores residenciais tem como objetivo transportar pessoas com o maior conforto e segurança, tendo total condições de transportar pessoas portadoras de deficiência. Na norma NBR 13.994 também destaca que os portadores deficiências, tais como, Visual e Auditiva deve ter total sentido e orientação, como proceder em situações extremas, como identificações e sons.
Calculo de Tráfego
O Calculo de trafego dos elevadores permite avaliar se a quantidade de elevadores e a área das caixas previstas durante o desenvolvimento de um projeto serão satisfatórias para proporcionarem
...