ATPS Processo de Fabricação de Materiais Cerâmicos
Por: marcelosd2 • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 304 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNID. 4
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
[pic 1]
Processo de Fabricação 3
ATPS Processo de Fabricação de Materiais Cerâmicos
Prof. Alaor Prado
Aluno: Marcelo Bento de Magalhães RA: 4246850239 Série: 8°
Aluno: Beatriz Ramos Duarte RA: 6228192712 Série: 8°
Aluno: Bruna de Lima Carneiro RA: 4844923604 Série: 8°
Campinas
2015
Etapa I
Juntamente com a empresa Only Machines, iremos analisar as melhores maneiras e condições para a construção de uma bancada para teste de estanqueidade,uma bancada para certificar a isenção vazamentos(porosidades,trincas ou furos em algum equipamento).
Passo 1
A partir dessas tabelas que incluem a Extrutura da bancada e o Sistema e o Bocal de Estanqueidade,indicaremos quais as peças que serão processadas por meio dos Processos de Fabricação dos Materiais Cerâmicos.
Tabela 1 – Especificações para Estrutura
Extrutura
Peça Característica básica / material
Tampas laterais Chapa de aço 1,6 mm dobrada e estampada.
Estrutura metálica Vigas de alumínio extrudadas quadradas 2”.
Base Fibra metálica 2 m x 1 m x 1”.
.Tabela 2 – Especificações para o Sistema e Bocal de Estanqueidade
Sistema e Bocal de Estanqueidade
Peça Característica básica / material
Flange de estanqueidade Material plástico.
Tubo de ligação Material plástico.
Regulador de pressão Latão fundido com carcaça vedada.
Válvula de segurança Pó metálico de aço.
Pistão de cerâmica Cerâmica.
Passo 2
Peça Porcesso utilizado pistão de ceramica:
Extrusão, torneamento, tratamento érmico( secagem e queima) e acabamento.
Através dos processos descritos,conseguiremos adquirir as propriedades requeridas por cada uma das peças a serem utilizadas para o perfeito funcionamento do equipamento.
Visto que na Extrusão,após a compactação da massa plástica na extrusora ou maromba,obtém-se uma coluna extrudada, com seção transversal com o formato e dimensões desejados.Já o tratamento térmico,é de fundamental importância para obtenção dos produtos cerâmicos, pois dele dependem o desenvolvimento das propriedades finais destes produtos. Esse tratamento compreende as etapas de secagem e queima,onde se retira a água proveniente da preparação da massa,evitando assim,as tensões e deformações na peça.No torneamento,adquiri-se a forma desejada das peças. Alguns produtos, no entanto, requerem processamento adicional para atender a algumas características, não possíveis de serem obtidas durante o processo de fabricação. O processamento pós-queima recebe o nome genérico de acabamento e pode incluir polimento, corte, furação, entre outros.
Passo 3 e 4
Uma característica comum aos materiais cerâmicos é serem constituídos de elementos metálicos e não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente;
Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão.De natureza cristalina, porém como o número de elétrons livres é pequeno, sua condutibilidade elétrica é nula ou muito pequena.Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis.A conformação feita por extrusão,possibilita a fabricação de produtos cerâmicos de argila, como tijolos e telhas.Tratamento térmico,torneamento e acabamento final também são etapas desse processo.Embora dificultoso e com um custo elevado de fabricação,a cerâmica tem auxiliado na fabricação de próteses de juntas,superfícies de válvulas de coração,na indústria eletrônica,no meio ambiente e também na indústria aeroespacial,auxiliando na diminuição da poluição.
Mapa processo/ Vantagens e desvantagens de processso
Pistão de Cerâmica
Após a aquisição da matéria prima,a massa plástica é extrudada e torneada,o tratamento térmico será necessário para a retirada da água restante da preparação de massa.Isso evitará tensões e deformações na peça.Embora o custo desse pistão seje elevado,devido à base dessa Cerâmica (o pó de silício,que deve-se elevá-lo à altas temperaturas,depois ser cozido e curado),é muito eficiente,pois tem baixo coeficeinte de atrito,dilatação e resiste à altas temperaturas.
Etapa 2
Os tipos de processos de Fabricação de Materiais Políméricos são classificados em:
Extrusão
A matéria-prima é amolecida é e sua saída é forçada através de uma matriz instalada no equipamento denominada rosca extrusora, produzindo um produto que conserva a sua forma ao longo de sua extensão, após seu resfriamento.Nesse processo pode-se obter produtos flexíveis, como embalagens, sacolas, sacos e bobinas também conhecidos como filme, após o processo de extrusão, podem ser modelados no produto final com soldas e cortes e produtos rígidos ou semi-rígidos, como tubos, perfis, mangueiras e chapas.
Sopro
A matéria-prima amolecida pelo calor no canhão da extrusora,é forçada através de uma matriz e ou fieira, formando uma mangueira. Quando o molde fecha sobre esta mangueira é introduzido uma agulha onde o ar é soprado, forçando o material a ocupar as paredes ocas do molde formando a peça. Após o resfriamento a peça é extraída.
Injeção
A matéria-prima amolecida pelo calor dentro do cilindro de injeção e sob pressão é injetada através de canais de injeção do molde para o interior das cavidades, as quais reproduzem o produto a ser fabricado. A máquina utilizada neste processo, denomina-se injetora. O produto é extraído depois de resfriado o suficiente para manter a forma e as dimensões necessárias.Nesse processo pode-se encontrar a Injeção Multimaterial e a Injeção Combinada.Aplica-se o processo de injeção em termoplásticos em geral.
...