ATPS Processos Geranciais
Casos: ATPS Processos Geranciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: odim • 24/9/2013 • 1.822 Palavras (8 Páginas) • 306 Visualizações
ETAPA 3
PASSO1
RELAÇÃO DA DIREÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO
Podemos dizer que uma organização é duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos. Pois bem, assim, as organizações tiveram seu surgimento com o aparecimento das primeiras civilizações. Desde esta época remota que o homem vem se agrupando e se organizando para realizar as mais diversas tarefas para sobreviver aos inimigos, para se alimentar e para ter uma vida menos árdua. Ao longo do tempo foram ganhando complexidades e chegaram ao dias atuais com uma complexidade tal que para compreende-las, separou-as em partes distintas. Assim temos:
ADMINISTRAÇÃO:
Administração é uma palavra de origem do latim que significa prestar serviço a outro e é parte fundamental da organização. O objetivo da administração é a busca permanente de resultados cada vez melhores, isso é conseguido porque se baseia em uma série de articulações, ações, aglutinações de recursos, competências e estratégias e até mais, ou seja, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. A administração divide-se em:
DIREÇÃO:
A direção constitui a terceira função administrativa. A direção faz as coisas andarem e acontecerem. A direção é introduzir ação na organização. É onde tudo ganhar movimento. Nesta fase os administradores entrarão em contato direto com seus subordinados através da comunicação. Comunicação que se diga de passagem, é uma das ferramentas mais importantes da direção. Para se dirigir aos subordinados, os administradores que são os investidores, executivos de primeiro nível e os supervisores, precisam comunicar, liderar, e motivar seus subordinados. A direção envolve todos os funcionários administrativos como o presidente, os diretores e os executivos, envolve também os gerentes e os supervisores. A direção está intimamente relacionada com a autoridade e com o poder, estes são meios de influenciar e motivar equipes para realizar o que foi planejado dentro das diretrizes organizacional a fim de alcançar os objetivos.
ETAPA 4
PASSO 1
CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL
GERENCIA:
O termo gerencia tem sido usado como um sinônimo de administração ou de quem administra uma empresa, mas o termo correto, gerência se refere a um dos níveis que compões a administração, ou seja, é aquele funcionário que exerce um cargo de direção no nível intermediário das empresas isto o diferencia da direção no nível institucional e do nível de supervisão.
Para ilustrar a empresa compõe internamente:
- Nível institucional: diretores, investidores, proprietário e executivos de topo.
- Nível intermediário: gerentes
- Nível operacional: supervisores e encarregados
- Nível operacional: pessoal de operação e execução, são os que põem a mão na massa.
O gerente é o executivo que trabalha no nível intermediário das empresas, subordinando-se a outros executivos do nível institucional(diretores ).
A gerência ocupa-se da tarefa básica realizada no nível intermediário da empresa que é a mediação, isto é, a redução da incerteza trazida do ambiente de tarefa pelo nível institucional e sua colocação em termos de programas e operações padronizadas e estandardizadas no nível operacional. Ela se responsabiliza pela condução da atividade humana ( motivação, liderança e comunicação). Nesse sentido, torna-se imprescindível o conhecimento da natureza humana, em virtude de a empresa ser constituída de pessoas que ocupam cargos diferentes em níveis diferentes e executam tarefas diferentes e como as pessoas são diferentes entre si, com conhecimentos e especializações diferentes, o encargo de gerência torna-se bastante complexo.
Por isso, a motivação, a liderança e a comunicação são os principais meios de dirigir as pessoas dentro das empresas. E por sinal, formam os três conceitos relacionados com o comportamento mais importantes para o administrador no nível intermediário alcançar eficiência e eficácia por meio das pessoas.
Todo individuo é guiado pelo que sente, pensa e acredita, isso se denomina cognição, cada individuo tem sua cognição. No fundo, as pessoas vêem o mundo tal qual elas são. Elas se relacionam com o ambiente de acordo com suas necessidades por isso o ambiente, os objetos, as pessoas ou situações adquirem uma Valencia ( valor) de acordo com suas necessidades e o pior que essas necessidades variam no mesmo individuo conforme o tempo. Essas necessidades estão organizadas em uma hierarquia crescente na forma de pirâmide:
Há outros fatores motivacionais de outros autores que procuram explicar o comportamento de trabalho dos indivíduos, aqui colocarei somente o de Maslow acima para termos uma idéia do quanto o gerante tem que lidar com as diferenças entre pessoas e seus interesses no ambiente de trabalho. Por isso é fundamental que ele conheça o comportamento das pessoas, seus anseios, suas necessidades, como interpretam seu ambiente. Poque tudo isso interfere na produção e na qualidade do produto e em um aumento da rotatividade de funcionário. Hoje em dia a responsabilidade do gerente é tamanha que o mau desempenho da equipe e funcionário recai no gerente por ser ele uma peça importante na motivação de seus subordinados. Ele que é o causador da não eficácia da parte operacional e com isso a perda de produção da equipe.
Portanto a teoria da motivação desenvolvida por Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia crescente de necessidades, em forma de uma pirâmide. Veja a figura acima. Neste caso temos:
1 Necessidades fisiológicas: são necessidades vegetativas relacionadas à fome, o cansaço, o sono, desejo sexual etc.
2 necessidades de segurança: proteção contra o perigo real ou imaginário, físico ou abstrato. Estabilidade no emprego, busca de um mundo mais previsível e com certezas futuras.
3 Necessidades sociais: relacionamento bom com as pessoas, amizades, pertencer a um grupo
...