ATPS TECNOLOGIA DE GESTAO
Ensaios: ATPS TECNOLOGIA DE GESTAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilbertojunior14 • 12/6/2014 • 4.110 Palavras (17 Páginas) • 231 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1 – PASSO 1 4
ETAPA 1 – PASSO 2 6
ETAPA 1 – PASSO 3 7
ETAPA 2 – PASSO 1 8
ETAPA 2 – PASSO 2 9
ETAPA 2 – PASSO 3 10
ETAPA 3 – PASSO 1 12
ETAPA 3 – PASSO 2 15
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRÁFIA 17
INTRODUÇÃO
No decorrer deste trabalho iremos apresentar as principais tecnologias e ferramentas de gestão da atualidade, disponíveis para o gestor atuar, levando-se em consideração a importância dessas tecnologias e ferramentas trazendo uma visão completa e ampla do assunto em questão. O maior desafio da atualidade é conhecer as diversas formas de utilização, o conhecimento das ferramentas da gestão de qualidade e a integração dos diversos tipos de programas é de grande importância para as organizações alcançarem suas metas e seus objetivos surpreendendo as expectativas de seus clientes externos e internos. O gestor atual precisa estar atento a todas essas formas de ferramentas para que essas contribuam de forma direta em sua organização.
ETAPA 1 - PASSO 1
SANEAMENTO DE GOIAS S/A
Av. Fued. José sebba n º 1245
Jardim Goiás - Goiânia – GO
CEP:74805-100
SEGMENTO: ABASTECIMENTODE AGUA TRATADA
PRODUTOS COMERCIALIZADOS
A água utilizada pela populaçãoé captada em rios e córregos (mananciais de surpeficie) ou poços (mananciais subterrâneos). Antes de chegar à casa das 0pessoas,ela é tratada pela SANEAGO passando por um rigoroso processo de controle de qualidade .São realizados diversas análises físico-químico e bacteriológico durante todo o seu percurso.Depois do tratamento ,a água vai para os reservatórios,localizados em pontos estratégicos da cidade.A distribuição é feita por adutoras e redes que levam a água potável para o consumo.Ela chega nas casas através do sistema de ligação domiciliar e fica armazenada em caixas d´água , que devem ser lavadas a cada seis meses .O consumo é medido pelo hidrômetro individual.
PORTE: EMPRESA GRANDE
MISSÃO: Promover Saúde , Mediante a Prestação de Serviços em Saneamento Ambiental.
VISÃO: Ser a Melhor Empresa de Saneamento Ambiental do Brasil.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
O primeiro sistema que recebeu o Certificado foi o sistema Produto da Meia Ponte em 1998 , saída pela versão NBR ISO 9002:94. E uma norma de caráter internacional de Normalização-ISO, cuja elaboração conta com a participação da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.
Inicialmente o órgão certificador foi a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e posteriormente o ICQ Brasil.
Atualmente a empresa vem trabalhando na implantação de um Sistema Integrado de Gestão, com base na NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001, para se submeter ao processo de nova Certificação. O objetivo é adotar um modelo de gestão sustentável para os processos.
Para o norteamento do trabalho foi estabelecida uma Política de Gestão da SANEAGO, Política esta que é divulgada para todos os empregados através de treinamentos, intranet e outros meios de comunicação.
Consoantes com a Política de Gestão são estabelecidos a Visão, Missão e os Objetivos Estratégicos que contemplam os vários papéis da SANEAGO no âmbito de sua atuação e prepara a empresa para expandir e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Ganhos Esperados com a Adoção do Sistema Integrado de Gestão
• Busca de Melhorias Contínuas;
• Padronização de Processos, implicando em redução de custo operacional;
• Investimento no Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal;
• Agilidade das Respostas;
• Melhoria do atendimento e na Comunicação Interna;
• Melhoria na Comunicação e Atendimento dos Requisitos do Cliente;
• Atendimento às especificações do Produto;
• Melhoria do relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços;
LICENÇAS AMBIENTAIS
Os mananciais são as fontes de onde a água é retirada para o abastecimento e consumo. Por isso eles são tão importantes e precisam ser preservados. Infelizmente, os mananciais que abastecem a população vêm sendo comprometidos pelos desmatamentos, exploração incorreta do solo, subsolo e utilização exagerada de agrotóxicos. Como a água é essencial à vida, esses problemas podem afetar a todos nós.
As principais conseqüências são:
• Surgimento de erosões no solo
• Assoreamento
• Desaparecimento dos mananciais
• Poluição das águas
• Comprometimento da saúde humana e animal
• Comprometimento do meio ambiente
- DECRETO Nº 99.274, de 6 de Junho de 1990
Regulamenta a Lei nº 6.902, de 27 de abril de 1981, e a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõem, respectivamente sobre a criação de Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental e sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, e dá outras providências.
-
...