AVA - Tecnologias De Gestão
Exames: AVA - Tecnologias De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WinnieMinnie • 4/4/2014 • 1.636 Palavras (7 Páginas) • 546 Visualizações
DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO
Conceito e Papéis do Gestor Organizacional:
Gestor é aquele que gerência/administra seguindo ou criando modelos, processos e características para a empresa. Tendo com clareza que sua função é a de aperfeiçoar esses processos para melhorar o desempenho, custos, evitar desperdícios e ganhar qualidade.
O gestor deve usar toda sua experiência e conhecimento e relacionar com os valores da empresa, para criar um modelo de gerenciamento que reflita as propostas, imagem e interesses da mesma.
Experiência de Abílio Diniz como gestor:
Com o pensamento: “A empresa hoje tem que ser melhor do que ela foi ontem e amanhã ser melhor do que é hoje.”. Observamos que Abílio Diniz sempre teve uma visão empreendedora, fazendo com que seu negocio fosse reconhecido e nos momentos ruins se planejando para reerguer a empresa. Visando o melhor para os colaboradores e consumidores.
• Nome da empresa/grupo – Inicialmente como Doceira Pão de Açúcar e tempos depois somente como Pão de Açúcar.
• Segmento de atuação – Ramo alimentício.
• Produtos fabricados e/ou comercializados – Alimentos industrializados, hortifrúti, cereais, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, esportivos, higiene pessoal, limpeza, etc.
• Porte/tamanho – No inicio os comércios eram de pequeno porte, até o momento em que o pai de Abílio decide abrir um supermercado. Vemos hoje uma grande rede de hipermercados e sociedades.
O empreendedorismo de Abílio Diniz demostrou grandes resultados através de suas capacidades gerencias. Buscou desenvolver seus conhecimentos, acarretando em maiores experiências, aprimorando suas habilidades, técnicas, criando conceitos como, por exemplo, o de ser o melhor e não o maior.
O método gerencial da rede de Abílio demonstra ser bem sucedido devido ao número de filiais, aos grandes acordos, ao grande número de funcionários, investidores, fornecedores e colaboradores em geral, também ao fato da rede ter muitos clientes e claro que também pelo fato de ter uma grande arrecadação.
GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE QUALIDADE
No ano de 1950 surge no Japão a teoria do 5S, que são 5 palavras japonesas que começam com a letra S que são: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke.
Suas funções primordiais são facilitar atividades, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, liberar espaços, melhor utilização de recursos disponíveis. Com a intenção de trazer melhor bem estar a todos.
Cada palavra possui um significado e característica:
• Seiri (Senso de Utilização) – Cada coisa tem o seu lugar e sua função, separar o que é necessário e descartar aquilo que não é útil.
• Seiton (Senso de Ordenação) – Ordenar e agrupar as coisas para facilitar o acesso e manuseio.
• Seisou (Senso de Limpeza) – Retirar a sujeira, poeira, poluição, manchas para melhor manuseio de aparelhos e locais.
• Seiketsu (Senso de Saúde e Higiene) – Estandardizar comportamentos, valores e práticas que favoreçam a saúde física, mental e ambiental.
• Shitsuke (Senso de Autodisciplina) – Preservar os padrões que foram estabelecidos, cumprindo com rigor aquilo que foi determinado. É a autogestão.
Este é um modelo a ser seguido para que a qualidade do trabalho e de seu ambiente melhore, não havendo desperdícios, melhorando a ergonomia com relação ao espaço e aos materiais de trabalho e melhorando a comunicação entre as pessoas.
TERCEIRIZAÇÃO, BENCHMARKING E OPEN BOOK MANAGEMENT (OBM).
Benchmarking:
Ferramenta que observa todo tipo de produto, processo e serviço nas organizações. As praticas administrativas que mais se evidenciarem são reconhecidas e levadas para outras empresas, sendo do mesmo ramo ou não.
Os procedimentos que são levados para outras empresas fazem com que a competitividade entre elas aumente, consequentemente, elevando a qualidade de produtos, serviços prestados, e processos administrativos/empresariais. Tal prática sempre é em busca da excelência.
Para que seja bem executado, o Benchmarking possui 5 etapas:
• Planejamento – onde o intuito é estabelecer a pesquisa das melhores práticas no mercado;
• Analise – com base no produto, serviço ou processo escolhido, é onde se inicia a averiguação dos dados que foram selecionados, buscando saber se irá se encaixar na organização;
• Integração – etapa onde as modificações irão acontecer para se adequar a organização para que obtenha aprovação;
• Ação – onde é posto em execução os resultados anteriores, sendo sempre avaliado para que haja modificações de melhoria;
• Maturidade – quando outras empresas começam a ver om sucesso do procedimento aplicado, com a intenção de aplicar também em seu negócio.
Open Book Management:
Em tradução, chamado de Gestão com o Livro Aberto. Nos anos 80, criada por Jack Stack com o intuito de reverter o fracasso nas organizações. É de simples aplicação, mas não muito usada em nosso país. O OBM seria um conceito que determina que toda organização seja transparente, confie e mobilize seus funcionários, os colocando como donos do negócio.
Está estratégia pode ser considerada um pouco ousada, mas o grande foco é semear e difundir entre os colaboradores da empresa a missão, os valores, metas, planos, etc.
Todo esse procedimento deve ser aplicado com cuidado e não por modismo, deve ser realizada uma pesquisa e levantar pessoas qualificadas para a implantação. Sempre mantendo o foco nas pessoas e nunca se desviar dos objetivos.
REENGENHARIA, EMPOWERMENT E GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL.
Reengenharia:
É a recriação da organização, levando-a a inovar seus processos e produtos os tonando mais eficientes para colaboradores, clientes, fornecedores, etc. Todo este procedimento de reengenharia é por conta da competitividade
...