PROCESSOS EXECUTIVOS DE ESTRUTURAS AÇO E MADEIRA
Por: krislei • 20/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.827 Palavras (16 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
PROCESSOS EXECUTIVOS DE ESTRUTURAS METALICAS E DE MADEIRA
NOME COMPLETO
RIO DE JANEIRO
2021
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROCESSOS EXECUTIVOS DE ESTRUTURAS METALICAS E DE MADEIRA
NOME COMPLETO
Trabalho da disciplina Estrutura de Aço e Madeira, na modalidade de Monografia, apresentado ao professor de Engenharia Civil da Universidade Veiga de Almeida como parte dos requisitos necessários para a aprovação da disciplina em Engenharia Civil.
Orientador: Prof. ....................
RIO DE JANEIRO
2021
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS 4
1 INTRODUÇÃO 12
1 VANTAGEM E DESVANTAGEM DE CADA MATERIAL 13
1.1 Estrutura de madeira 13
1.2 Estrutura de aço 15
2 VIABILIDADE ECONÔMICA 16
2.1 Estrutura de aço 18
2.2 Estrutura de madeira 19
3 MANUTENÇÃO 20
3.1 Estruturas aço 20
3.2 Estruturas de madeira 21
4 QUALIDADE DOS MATERIAIS 22
4.1 Estruturas aço 23
4.2 Estruturas madeira 23
5 VELOCIDADE DOS SERVIÇOS 23
6 PLANEJAMENTO E PROCESSOS DE MONTAGENS 24
6.1 Estruturas aço 24
6.2 Estruturas madeira 25
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Estrutura Aço x Madeira 13
Figura 2: Estrutura sofrendo corrosão 20
Figura 3: Apodrecimento da Estrutura de Madeira 22
Figura 4: Montagens de estruturas metálicas 24
Figura 5: Estrutura metálica utilizada para execução de prédio 25
Figura 6: Cobertura com CDE’s como elemento de união nas ligações 26
Figura 7: Estrutura de cobertura com deck de OSB 26
Figura 8: Junção dos elementos do sistema Wood Frame 27
INTRODUÇÃO
Os processos executivos de cada material consistem em algumas etapas, no entanto todos tem o mesmo princípio de concepção das estruturas de concreto, vigas, pilares e lajes. Nos de aço por exemplo já precisamos estar com todos os elementos construtivos como estacas, vigas de baldrame e sapatas prontos no canteiro de obras só assim podemos iniciar a montagem e fixação dos perfis metálicos entre si com a fundação por método de solda ou uso de parafusos. Já no processo de madeira temos que integrar todas as peças por um conector metálico nas fundações, aparafusando com barras e roscas no pilarete já em concreto, raras são as construções onde a própria peça de madeira já é utilizada como estaqueamento e partindo para edificação. Após isso as peças são dimensionadas e travadas entre si por métodos de parafuso e apoio.
VANTAGEM E DESVANTAGEM DE CADA MATERIAL
Estrutura de aço ou de madeira? A hora de escolher os materiais que vão compor as estruturas do projeto nem sempre é fácil. Os dois que disputam são muito usados na hora de estruturar. Segue adiante as vantagens e desvantagens de cada um:
Figura 1: Estrutura Aço x Madeira
[pic 2]
Fonte: Casa serralheiro[1]
Estrutura de madeira
Diferente do que muitos dizem a respeito do uso da madeira na construção civil, a madeira se for usada de forma correta, pode ajudar no equilíbrio ambiental. Além disso, durante a sua fabricação e tratamento, é gasto muito menos energia e gera menos resíduos sólidos se comparado com a fabricação e tratamento do cimento ou alumínio, por exemplo. Mas é claro que a madeira apresenta desvantagens, assim como outros materiais. Vamos citar algumas vantagens e desvantagens do seu uso na construção civil.
- Vantagens
- Alta resistência a tração e compressão: a madeira resiste bem aos dois tipos de esforços, apresentando uma boa aplicabilidade em várias situações estruturais.
- Menos produção de resíduos sólidos: como foi falado antes, a madeira gera menos resíduos sólidos se comparado aos outros materiais utilizados na construção civil.
- Isolamento térmico: a madeira é um isolante térmico natural de bom desempenho.
- Velocidade na construção: quando trabalhamos com a madeira, as estruturas são pré-moldadas, o que acelera e muito o tempo de obra graças ao fácil processo de montagem.
- Armazéns de carbono: ao contrário do alumínio, por exemplo, que é responsável por 47% da emissão de carbono no perímetro urbano. A madeira por outro lado na sua formação, as árvores captam o carbono da atmosfera, e libertam oxigênio. Ao fazermos o uso da madeira, estamos a armazenar o carbono absorvido durante o tempo de vida da obra e portanto, evitando que se liberte para a atmosfera e, agrave o problema ambiental do efeito de estufa.
- Material reutilizável: capacidade de ser reutilizada várias vezes.
- Durabilidade: se for feito de forma correta os tratamentos da madeira pode durar por muitos anos, tanto quanto as construções de alvenaria tradicional.
- Desvantagens
- Altamente inflamável: devido a sua alta inflamabilidade, sempre é preciso tratar a madeira com produtos químicos que retardam as chamas;
- Dilata em umidades elevadas: se for exposta de forma frequente em grandes umidades a madeira dilatam podendo trazer problemas aos elementos e ficando mais susceptível a fungos e pragas.
- Manutenção: recomenda-se fazer manutenções para parte externa a cada 5 anos e para parte interna, a cada 10 anos.
- Suscetível a fungos e insetos: esse é um dos pontos mais negativo no uso da madeira. O material pode ser comprometido com alguns agentes externos, como o cupim, por isso é preciso sempre fazer tratamentos contra fungos, pragas e insetos.
- Ruídos: no modo geral, a madeira se dilata e se contrai de acordo com variações térmicas.
Estrutura de aço
Na construção civil o tempo e custo são determinantes para o sucesso de uma construção, e é por isso que o aço vem ganhando muito espaço nesse meio. Se for analisar nos dias de hoje as casas são feitas para serem toda integrada, cozinha, sala de jantar e sala de estar, por isso os grandes vão são necessários, por esse motivo as construções em estrutura metálica vêm tomando espaço do concreto armado. Mas tudo tem os seus prós e contras, por esse motivo vamos citar algumas vantagens e desvantagens do uso do aço na construção civil.
...