Acidente no trabalho
Projeto de pesquisa: Acidente no trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: atc.santos • 8/10/2014 • Projeto de pesquisa • 5.910 Palavras (24 Páginas) • 238 Visualizações
INTRODUÇÃO
Um acidente de trabalho é o que acontece quando pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, produz lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte.
O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores externos e traumáticos relacionados ao trabalho. Isso inclui qualquer injúria sofrida que tenha sido proferida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso, também lesão que aconteça a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa.
Por assim dizer a organização deve buscar condições seguras e adequadas no ambiente de trabalho, e estar de acordo com as Normas Regulamentadoras sempre de acordo com a atividade econômica, para prevenir e literalmente extinguir acidentes de trabalho e resguardar a saúde e a integridade do colaborador.
Aplicar as normas de segurança, além de ser uma obrigação, é também a garantia de que se mantenha a normalidade no trabalho evitando assim o pior. Devemos sempre lembrar que segurança não é um item opcional e que pode ser dispensado em nossas vidas, mas algo de imprescindível aplicabilidade.
Elaborar um plano de ação para prestar assessoria de saúde e segurança no trabalho é tão ou mais importante que o próprio funcionamento do empreendimento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da Resolução RDC nº 216 de 15/09/2004, determina que todo estabelecimento de gêneros alimentícios deva ter um responsável pelas atividades de manipulação de alimentos e esse terá autoridade e competência para implantação e manutenção de boas práticas de fabricação, manipulação e controle de qualidade dos alimentos.
Esse responsável terá que obter comprovante de participação em curso de capacitação em temas que abrangerão contaminantes alimentares, manipulação higiênica dos alimentos, segurança entre outras.
Há necessidade de manter o Restaurante na mais perfeita condição de ordem, segurança e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material.
Esse plano deve ser elaborado de maneira sucinta, e focado para que em todos os quesitos possamos ter sucesso e que principalmente possamos preservar a saúde do empregado.
O Restaurante terá Capacidade de 300 lugares, divididos entre dois pavimentos com acesso do térreo ao primeiro andar, por uma pequena escada.
As Instalações terão 01 forno a lenha, 01 fogão industrial e 02 fogões menores, freezers, geladeiras, espaço para eventos, espaço kids (playground com piscina de bolinha, mini escorregador, jogos eletrônicos, pequenos brinquedos), estacionamento com manobrista.
Deste modo, descrevo o quadro geral de funcionários do restaurante.
CATEGORIA QUANTIDADE
COZINHEIROS 05
LAVADORES DE LOUÇAS 03
FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA 03
GERENTE 01
TELEFONISTA 01
RECEPCIONISTA 01
GARÇONS E GARÇONETES 10
MONITOR PARA ESPAÇO KIDS 01
CAIXAS 02
FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS 04
SÓCIOS 02
ENTREGADORES(MOTOBOYS) 04
SEGURANÇA 01
MANOBRISTA 02
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
A segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrente dos fatores de riscos operacionais.
Nos mais diversos locais de trabalho são inúmeras as situações de risco que podem provocar acidentes, tanto as imprevisíveis como as previsíveis.
Diante disso, é de fundamental importância o levantamento de todos os riscos apresentados para os colaboradores.
No empreendimento Restaurante e Pizzaria é essencial considerar vários fatores de risco tais como: cozinha (instalação de fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, ergonomia, instalações elétricas (freezer, geladeiras e condições de gás), entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para chuva), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza (luvas, galochas, treinamentos para manipular de forma adequada os produtos de limpeza, salão (com espaço para circulação e tipo adequado de pisos.)
Diante desses fatores, adotar políticas de segurança e incorporá-las na sua cultura é o ponto principal para o bom andamento do projeto.
Algumas medidas importantes são:
• Utilizar os utensílios adequados para cada atividade
• Guardar objetos cortantes, perfurantes ou que causem qualquer tipo de risco em embalagens e locais adequados.
• Utilizar equipamentos de proteção individual para cada atividade
• Só contratar empregados qualificados
• Evitar que os empregados trabalhem desatentos ou distraídos
• Proibir permanência de pessoas que não estejam trabalhando nas instalações da cozinha para evitar distrações
• Cabos de panelas nunca devem estar virados para fora do fogão ou com folga de parafuso
• Montar a estrutura utilizando armários com pontas arredondadas e, se não for possível, colocar protetores das pontas.
• Toalhas e panos devem permanecer em locais afastados dos fogões e fornos
• Colocar uma porta para entrada na cozinha e outra para saída, com sinalização adequada.
• Ficar atento a líquidos derramados pelo chão
• Realizar limpeza e manutenção freqüente
...