Agregados - determinação da massa especifica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman
Por: felipe-krauss • 23/6/2017 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 1.267 Visualizações
Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS
Engenharia Civil
NBR 9776
Agregados - determinação da massa especifica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman
Alunos:
Felipe Krauss de Souza e Silva
Gabriel
Prof: Yago Petrim
Varginha-MG, 20 de Junho de 2017
- Introdução
Agregados para a construção civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos de dimensões e propriedades estabelecidas para o uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais obtidas por moagem da rocha. Os agregados podem ser naturais ou artificiais, os naturais se encontram de forma particulada na natureza e os artificiais são aqueles produzidos por processos industriais, como por exemplo as pedras britadas, areias artificiais entre outros.
A ABNT define que agregado miúdo, cujos os grãos pela peneira 4,8mm e ficam retidos na peneira 0,075mm.
Todos os ensaios aqui apresentados, foram executados no laboratório de materiais de construção do UNIS.
Foi nos mostrado o material que usaríamos para a aplicação do ensaio de agregado miúdo. Os ensaios aqui apresentados têm por objetivo contribuir para o conhecimento do material com o qual iremos trabalhar futuramente.
- Materiais e equipamentos utilizados
Foi utilizado areia média, a areia deveria passar pela estufa com temperatura de 105°C a 110°C por falta de tempo não utilizamos, foi pego a areia mais seca que tínhamos, balança de precisão, água e o frasco de Chapman.
- Materiais e métodos
1 kg de areia média
400ml de água
2 Frasco de Chapman
Sendo o teste feito duas vezes.
[pic 1]
- Procedimento de ensaio
No Frasco de Chapman foi colocado 200ml de água em cada frasco, a água atinge uma marca no frasco que equivale a 200ml de água, sendo colocado 500g de areia média seca em cada frasco e deixando descansar por 15 min.
- Apresentação dos resultados
Após os 15 min de descanso da mistura do agregado miúdo com a água, os dois frascos apresentaram uma marca de 391 ml.
- Conclusão
γ = [pic 2]
γ = Massa especifica do agregado miúdo
L = leitura do frasco
γ = [pic 3]
γ = 2,617 g/cm³
Como as duas amostras apresentaram o mesmo resultado, o ensaio foi válido pois, o máximo que elas poderiam apresentar de diferença seria de 0,05 g/cm³.
Conlusão
O ensaio de Determinação da massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman normalizado pela NBR 9779/1987 realizado no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/Ulbra foram feitas duas análises nos frascos Chapman tornando visível o valor real da massa específica da areia em cada ensaio.
Este tipo de ensaio é feito para determinar o valor real do agregado, pois com a utilização de água dentro do frasco de Chapman faz com que os espaços de ar existentes entre as partículas de areia sejam ocupados totalmente. O ensaio permite que o agregado seja calculado de melhor maneira para a elaboração do volume do traço de concreto.
...