Algorítmo E Programação
Artigo: Algorítmo E Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arthurschutzer • 10/9/2014 • 637 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
Sumário
Sumário 04
Introdução 05
O que é um Algoritmo 06
Algoritmo para Conversor de Moedas 07
O que é Linguagem de Programação 08
Linguagem de Programação para Conversor de Moedas 09
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Introdução
Nos dias atuais e com a evolução galopante da tecnologia, dificilmente encontramos pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso desta ferramenta.
Nesta atividade tão comum ao nosso cotidiano, você algum dia deve ter parado para pensar como os programas funcionam. Como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma com a qual você pede? A resposta para esta pergunta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa.
Mas para que ele consiga entender o que você fala, ele precisa de uma linguagem mais específica. Para fazer esta interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação. Mas mesmo estas linguagens utilizam uma lógica para serem escritas e é aí que entram os algoritmos.
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.
O que é um Algoritmo
Um algoritmo é um esquema de resolução de um problema. Pode ser implementado com qualquer seqüência de valores ou objetos que tenham uma lógica infinita (por exemplo, a língua portuguesa, a linguagem Pascal, a linguagem C, uma seqüência numérica, um conjunto de objetos tais como lápis e borracha), ou seja, qualquer coisa que possa fornecer uma seqüência lógica.
A verdade é que, um programa de computador é por si um algoritmo. Embora tenhamos que usar um algoritmo prévio, na nossa língua para escrever um programa com lógica, o próprio programa que provém desse algoritmo é já um algoritmo. Até um esquema mental é um algoritmo e antes de escrevermos um programa em qualquer outra linguagem é necessário escrever um esquema em papel para evitar erros, por exemplo, na nossa língua, segundo o programa que queremos fazer. Com isto não esquecemos a lógica que queremos dar ao programa e será menos comum o aparecimento de erros.
...