Aministração De Recursos Materiais E Patrimoniais
Monografias: Aministração De Recursos Materiais E Patrimoniais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanpereira • 18/9/2014 • 777 Palavras (4 Páginas) • 409 Visualizações
Aministração de materiais.
Segundo (Pozo, 2010) É indubitalvelmente que a administração de estoques uma das coisas mais importantes funções da administração de materiais esta relacionada com o controle de níveis de estoques. Lógica e racionalidade podem ser aplicadas com sucesso nas ações de resolução de problemas que afetam os estoques. É notório que todas as irganizações de transformação devem preocupar-se com o controles, visto que desempenham e afetam de maneira bem definida o resultado da empresa.
Cabe a esse setor o controle das disponibilidades e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de materias-primas e auxiliares, como também os intermediários e os de procdutos acabados. Seu objeitivo não é deixar faltar material ao processo de fabricação, evitando alta imobilização aos recursos financeiros. Embora isso pareça contraditório, as modernas filosofias japonesas mostram-nos como conciliar perfeitamente tal situação.
Ainda segundo (Pozo, 2010) a importância da correta administração de materiais pode ser mais facilmente percebida quando os bens necessários não estão disponíveis no momento exato e correto para atender às necessidades de mercado. É desnecessário dizer que requisitos de nível de serviço são particularmente altos para suprimento de matéria-prima, até mesmo quando todos os requisitos de produção são atendidos, podendo-se notar a existência de uma administração inadequeada de estoques.
A boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de produção. Isso significa aplicar o conceito de custo total às atividades de suprimento logístico de modo a obter vantagem da contraposição da curva de custo, ou seja, o objetivo maior da adminitração de materiais é prover o material certo, no local de produção certo, no momento certi e em condição utilizável ao custo mínimo para a plena satisfação do cliente e dos acionistas. A administração integrada pode melhorar a coordenação das atividades e diminuir o custo administrativo, e o futuro da administração de materiais.
Just In Time
A filosofia do Just In Time (JIT) quando aplicada adequamente, reduz ou elimina a maior parte dos desperdícios que ocorrem nas compras, produção, distribuição e atividades de apoio à produção e de qualquer atividade produtiva. Isso é feito utilizando-se os três componentes básicos: fluxo, qualidade e envolvimento dos funcionários. Primeiro, é preciso ter uma definição real sobre o que é desperdício. A toyota, que concedeu o JIT, define derperdício como qualquer quantidade maior do que o mínimo necessário de equipamento, materiais, componentes e tempo de trabalho absolutamente essencial para produção.
Há seis elementos diferentes localizados internamente a própria filosofia JIT; o segundo é a qualidade da fonte; o terceiro elemento é a engenharia de produção; o quarto é o estabelecimento de um ritmo uniforme de produção; o quinto compreende as operações em células de trabalho ou tecnologia de grupo e o tempo mínimo de preparação; o sexto elemento é um processo de produção chamado de tração ou Kanban; e finalmente o sétimo elemento é a focalização externa, as compras Just In Time.
Administração
...