Análise dos elementos góticos presentes no filme
Por: Pâmela Scramin • 12/6/2019 • Monografia • 797 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR
Pâmela Scramin Batista
Análise: Elementos do Gótico presente no filme “Drácula de Bram Stoker”.
IFPR Campus Assis Chateaubriand
2017
DESENVOLVIMENTO
A partir da análise do filme Drácula de Bram Stoker, é possível perceber a forte presença do gótico da Idade Medieval do século XIX que foi integrada a famosa história de Drácula. Sendo assim, a preocupação em passar e trazer as principais características dos elementos góticos para história é o que enriquece e enfatiza a obra contada no filme.
A responsabilidade de Francis Ford Coppola, diretor do filme, em trazer à tona a maioria dos aspectos presentes na literatura gótica da época abordando os conceitos de razão e medo, ciência e sobrenatural que consequentemente e ao mesmo tempo confrontavam com os conceitos de razão herdados do Iluminismo no período Vitoriano, foram extremamente marcantes para que suas obras tivessem um ressalto e destaque na época em que o gótico estava ganhando notoriedade.
Partindo do exposto, é importante ressaltar onde estão presentes os principais elementos do gótico no filme e qual o objetivo ao trabalhar com cenas e efeitos marcantes dentro deste.
O ambiente gótico presente na literatura possui um estilo arquitetônico medieval advindo do século XII da França. Este possuía um estilo burguês e urbano que geralmente era trabalhado em igrejas trazendo a presença de temas religiosos, torres pontiagudas e esguias, maior número de janelas e portas e etc. Analisando estas poucas características, já se pode perceber o quão presente ela está em todos os monumentos e arquiteturas presentes no filme, sendo um dos mais relevantes, o imenso castelo que Drácula mora, assim como a casa de Lucy Westenra, que possuem elevada presença de móveis simbólicos e edificações extremamente trabalhadas com este estilo, bem como um contraste de cores entre o vermelho e preto presente em grande parte das casas que procuram representar o sangue e a paixão que estão diretamente relacionados na história.
Os personagens do filme trazem consigo características individuais marcantes em seus papéis. Dentre todos, tem se destaque os papéis de Mina e Conde Drácula.
Mina a todo tempo tem o objetivo de trazer ao filme à presença da mulher santa e bondosa que por “loucuras” de amor e por ser a mulher por quem Drácula se apaixona e seduz, acaba se tornando o oposto e trazendo a tona a rebeldia e sensualidade, ou seja, atua como a “mocinha” da história que é corrompida e atraída pelo assustador e o medo, mas que ao final se torna valente e muitas das vezes se transforma na razão do medo.
O Conde Drácula, personagem principal da história, é um dos personagens que mais representa o gótico com sua personalidade. Este, além de ser um dos principais elementos de sobrenaturalidade devido as suas características físicas adquiridas em consequência da maldição e de suas transformações, é o personagem que tem por objetivo trazer e provocar o medo, a paixão obsessiva, o terror e o horror na história devido aos fenômenos físicos que é capaz de realizar. Todavia, vale ressaltar que, no filme, Drácula não é a representação pura do mal. O vampiro também é um herói romântico, vítima das circunstâncias, que pratica um mal justificado em busca do amor perdido.
...