Elementos da Psicopedagogia - Filme Como estrelas na Terra
Por: RubiaSaraujo • 12/4/2016 • Resenha • 599 Palavras (3 Páginas) • 2.563 Visualizações
ELEMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA I E II
ANÁLISE CRÍTRICA
FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL
Direção: Aamir Khan
Elenco: Aamir Khan (Ram Shankar Nikumbh), Darsheel Safary (Ishaan Awasthi), Tanay Chheda (Rajan Damodaran), Alorika Chatterjee (Science Teacher), Aniket Engineer (Young Yohan Awasthi)
Gênero: Drama
Nacionalidade: Índia
Duração: 165 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2007
O filme conta a história de um menino indiano de nove anos Ishaan e sua dificuldade escolar, onde relata temáticas pedagógicas, uma reflexão de ensino que levam dificuldades possíveis e emocionais dos alunos.
Ishaan sofria de dislexia, um transtorno de aprendizado, falta de interesse e de conhecimentos. Por mais que tentava entender não conseguia, onde seus pais não entendiam o que estava acontecendo com Ishaan na escola, com suas notas.
A escola convocava seus para reuniões onde informava que Ishaan não apresentava avanços nos seus estudos. Foi então que seus pais resolveram leva-lo para um internato. Após um período de solidão e de tristeza Ishaan deixa de desenhar e pintar, ele não conseguia socializar com a turma, a escola tinha uma disciplina rigorosa, os professores o puniam e castigavam em público e sua família ligava para falar com ele, mas Ishaan não atendia aos telefonemas e perdia toda a alegria de viver a cada dia que passava. O menino tinha apenas um amigo na escola.
De repente, um novo professor Ram Shankar Nikumbh traz experiências de crianças portadoras de necessidades especiais, no instante o professor notou que havia um problema com Ishaan prestando atenção na trajetória escolar e familiar do aluno podendo perceber que o garoto tem dislexia, sendo assim com problemas, o professor cria situações de aprendizagem onde se valoriza os alunos com deficiência, suas aulas tornaram divertidas, onde o mesmo propõe atividades diferenciadas, variadas. Levava seus alunos em um lago e Ishaan constrói um helicóptero e todos ficam admirados.
Nesse momento, o professor percebeu que ele era um aluno muito inteligente, conversando com o diretor sobre atitudes de avaliação não ser escrita e sim oral, para que a escola mudasse seus métodos realizados como pintar em telas, escrever na areia e assim, Ishaan providenciou de desenhar sua vida onde começou a mudar graças ao professor dedicado com o seu amor, dedicação e paciência.
Desta vez os pais ficaram admirados com Ishaan, a sua inteligência e suas conquistas alcançadas. O pai se emociona e chora ao ver seu filho ler pela primeira vez. Seus pais contávamos dias para chegar ao final do ano para levar Ishaan embora.
Ishaan ao caminhar para o carro avistou seu professor e emocionado olhou para traz e correu para seus braços agradecendo pela trajetória e conquista do professor que mudou sua vida.
O filme torna-se necessário para que os futuros professores saibam como lidar com crianças com problemas no contexto escolar e nas deficiências da realidade de outras escolas no sistema educacional.
Fazendo um paralelo entre o filme e os pressupostos da psicopedagogia, pode-se concluir que considerando que o educador, em consonância com os pressupostos da psicopedagogia, é instruído e capacitado para lidar com situações semelhantes às vistas no filme, esse profissional seria de fundamental importância para facilitar o processo de adaptação e aprendizagem dos alunos, além de poder atuar de forma a capacitar professores e pais para que eles possam compreender de forma mais assertiva as variadas situações existentes no contexto de ensino-aprendizagem. Portanto, o filme ressalta a importância e a necessidade de um olhar diferenciado para a escola e para todos aqueles que a constituem.
...