Analise de viabilidade e construçao de um projeto
Por: pedroc9 • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.755 Palavras (8 Páginas) • 262 Visualizações
Rede de Ensino Doctum
Centro de Engenharias de Juiz de Fora - Campus Itamar Franco
Trabalho de Disciplina Integradora I
Análise de viabilidade e construção de um Projeto
Juiz de Fora
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------------- | Pág. 03 |
2. METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------------------------------------- | Pág. 04 |
3. DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------------------------- | Pág. 05 |
3.1. DADOS DO TERRENO -------------------------------------------------------------------------------- | Pág. 06 |
3.2. VERIFICAÇÃO DA COMPATIBILIDADE DO TERRENO AO EMPREENDIMENTO -- | Pág. 08 |
3.3. CUSTOS ---------------------------------------------------------------------------------------------------- | Pág. 09 |
3.4. VENDA ------------------------------------------------------------------------------------------------------ | Pág. 10 |
4. CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------------------------- | Pág. 11 |
6. BIBLIOGRAFIA -------------------------------------------------------------------------------------------------- | Pág. |
- INTRODUÇÃO
O trabalho realizado em virtude da Disciplina Integradora do 1° período de Engenharia Civil elaborou tudo que deve ser realizado para a construção de um imóvel unifamiliar de acordo com as leis do município de Juiz de Fora/MG. O estudo do projeto se estenderá através dos módulos do curso, sendo o 8º o final.
O lote escolhido para a simulação de construção de imóvel é situado na Rua Arquiteto Márcio Alves, nº 170 no Bairro Francisco Bernardino, na cidade de Juiz de Fora/MG.
Para a realização do trabalho, foi levantada a documentação necessária para o processo legal de construção. Elaboramos o cálculo da utilização máxima do terreno, permitindo uma construção unifamiliar de dois pavimentos com área total de 208m². Seguidamente, realizamos o levantamento dos orçamentos de preparação do terreno, como o de demolição e limpeza, e de materiais para o início da construção.
Verificamos a necessidade de uma análise criteriosa para uma possível implantação, logo, é necessário que o empreendedor tome a decisão de investir baseando-se nos dados econômicos que o projeto apresenta, bem como atender o mercado onde se pretende empreender.
Portanto, para a realização de um processo de construção, foi necessária uma série de documentos, seguindo a legislação do município em que o é construído. Como um estudo de viabilidade técnica e econômica de tal empreendimento.
- METODOLOGIA
Antes de iniciar qualquer tipo de construção, o Engenheiro deverá solicitar ao dono do empreendimento a documentação para ser feita a visita ao terreno, para tirar fotos de diversos ângulos do local e verificar se as medidas estão conforme a documentação. Feito isso, será feita a verificação da compatibilidade do terreno ao empreendimento.
A obra deverá ter um alvará de construção fornecido pela Prefeitura. Para dar entrada neste alvará é necessário IPTU do terreno, escritura de compra e venda e apresentação da planta.
Como já existe um imóvel no local, será necessário fazer a demolição do mesmo. Mas antes, deverá solicitar toda a documentação e autorização no órgão competente para a realização do serviço. Assim que o local já estiver completamente apto para uma nova construção, será feito a inicialização do projeto desejado.
Será necessário fazer a elaboração de um mapa do terreno, mostrando o terreno, seu entorno e a área útil que poderá ser utilizada, respeitando afastamentos e ocupação do solo, fazer um mapeamento dos requisitos legais, verificar preço do lote escolhido, calcular o valor por m² do terreno escolhido, verificar e comparar com os valores de terrenos no entorno.
Logo em seguida, deverá ser feito uma pesquisa no Sinduscon JF para apurar o valor do CUB em função do padrão construtivo e a realizar uma análise do investimento proposto para o terreno em estudo.
Após estar tudo regularizado, é hora do cliente se reunir com o arquiteto de sua preferência para desenvolver um anteprojeto. Definir qual será o tipo de empreendimento executado.
Com o anteprojeto aprovado os arquitetos vão desenvolver os projetos de arquitetura, detalhamentos, planta humanizada e 03 d. O projeto de arquitetura legal é o projeto que está de acordo com o código de obras do município para aprovação na prefeitura.
Com o projeto de arquitetura definido, é hora de fazer a contratação dos projetos de estruturas, instalações elétricas, instalações hidro sanitárias (água fria, esgoto, água quente), telefonia e internet.
Uma das etapas mais importante é saber quanto custará à obra. Para elaborar um bom orçamento é preciso saber quais serão todos os materiais aplicados. Por isso, é bom fazer um planejamento para a obra. Definir o início da obra e distribuir o custo nas etapas para você saber quanto custará cada uma delas.
- DESENVOLVIMENTO
A cidade de Juiz de Fora é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, localizado a aproximadamente 310 quilômetros de Belo Horizonte. Em 2014 sua população foi estimada em 550.710 habitantes. A cidade faz parte do eixo industrial das cidades próximas. O município conta com água tratada e esgoto (CESAMA), energia elétrica (Cemig), limpeza urbana, internet, telefonia fixa e celular (conta com acesso 3G).
O município conta com uma importante tradição cultural constituída por uma mistura das culturas de diferentes povos, é destaque nas suas atrações turísticas. Contando com o Museu Mariano Procópio e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, sete teatros, quatro cinemas, vários shoppings, sendo a referência da cidade o Shopping Independência, um estádio principal (Estádio Municipal Radialista Mário Helênio) que recebe os jogos do principal time da cidade, o Tupi Football Club.
...