Andreia Está Aprendendo Programação De Computadores....
Exames: Andreia Está Aprendendo Programação De Computadores..... Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: getuliouehara • 8/10/2014 • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 221 Visualizações
1.3 - ETAPA_2 – Passos
ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Linguagem de programação (C) e transcrição de algoritmos. Atribuição,
leitura e escrita. Estrutura de controle: seleção.
Esta atividade é importante para praticar a utilização dos comandos de entrada e
saída, ou seja, os comandos responsáveis pela elaboração da interface com o usuário. Estas
funções estão descritas nas bibliotecas stdio.h e stdlib.h. As estruturas de seleção
permitem realizar ações diferentes, em resposta a interação do usuário na interface.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Fazer a leitura do Capítulo 1 – Introdução, do livro texto MIZRAHI, Victorine Viviane.
Treinamento em Linguagem C. PLT nº 706. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 7 a 10, com
foco na estrutura de controle Seleção.
2. Elaborar o código em Linguagem C, que apresente a tela inicial do aplicativo básico,
conforme a Figura 1 apresentada a seguir. Capturar a opção com apenas uma, para isso
ler sobre a função getche() nas páginas 30 a 32 do capítulo 2 – Operadores, do livro
texto. Para testar, elaborar um código que, capture a tecla referente a opção, limpe a tela e
apresente a tecla pressionada. Ciência da Computação - 2ª Série - Programação Estruturada I
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Figura 1 – Tela inicial do aplicativo básico.
O quadro ao redor da palavra calculadora pode ser obtido com a utilização de
caracteres gráficos apresentados capítulo 1 – Introdução, do livro nas páginas 21 a 23. A
formatação desta tela deve ser igual ao apresentado na Figura 1.
Passo 2 (Equipe)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Fazer a leitura do Capítulo 4 – Comando de decisões, do livro texto MIZRAHI, Victorine
Viviane. Treinamento em Linguagem C. PLT nº 706. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 93 a
97, com foco nas estruturas de seleção.
2. Desenvolver a estrutura de seleção que execute o algoritmo para resolver a operação
desejada. Para obter os valores utilizados no cálculo leia o capítulo 2 do livro texto, sobre
o comando scanf() nas páginas 28 a 30. Na Figura 2(A) e 2(B) e são apresentadas as
telas de entrada de dados e na Figura 2(C) a tela de resultado da operação de
multiplicação.
Figura 2 – Telas da operação de multiplicação
O código em Linguagem C, exibido na Figura 3, apresenta o algoritmo para executar a
operação de soma e pode servir de modelo inicial para a elaboração e formatação dos
algoritmos das demais operações.
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Figura 3 – Código da Operação de Soma.
Um detalhe específico da operação de divisão é verificar se o segundo valor é zero,
pois caso seja realizada divisão por zero ocorre um erro e o programa será interrompido. Esta
tela é apresentada na Figura 4(A). Caso seja escolhida uma opção inválida deverá ser
impressa na tela a frase: “Opcao Invalida”, conforme a Figura 4(B). Da mesma forma, caso
seja escolhida a opção ‘s’ será apresentada a frase: “programa finalizado” como pode ser
visto na Figura 4(C).
Figura 4 – (A) Erro divisão por zero, (B) Opção Inválida e (C) Sair
Para as duas próximas opções, podem ser utilizadas as funções definidas na biblioteca
math.h. As telas de entradas de dados e resultados para a operação de exponenciação é
apresentada na Figura 5(A), Raiz Quadrada na Figura 5(B) e Porcentagem Figura 5(C).
Figura 5 – (A) Exponenciação, (B) Raiz Quadrada e (C) Porcentagem Ciência da Computação - 2ª Série - Programação Estruturada I
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Após cada sequência de execução o programa entra em pausa e deve ser finalizado ao
pressionar qualquer tecla.
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