Use este método caso prefira transferir um documento a partir do seu computador. Damos suporte aos seguintes tipos de arquivos: docx, doc, rtf, odt e txt
Por: MBrighenti • 5/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.044 Palavras (13 Páginas) • 732 Visualizações
Anhanguera FAC III – Administração noturno
ATPS - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Claudia Ramalho Deltrino RA: 1565613843
Felipe Cesar Silva RA: 1581105755
Fernanda Aura RA: 1596658513
Ingrid Fumes de Macedo RA: 1581103094
Letícia Teixeira Mateus RA: 1568229884
Maria do Socorro Lopes Mendes RA: 1575143361
Mariane Luisa Santi RA: 1589929665
“Processos de negociação”
Professora: Fernanda Rossi
Campinas, 07 de Abril de 2015
Sumário
Introdução ...................................................................................................................3
Etapa 1
Passo 1
Resumo do Capítulo “Processos de negociação”....................................................................4
Definição do processo de negociação como sistema de transformação......................................4
Entradas.......................................................................................................................................4
Saídas .........................................................................................................................................5
Analisando o processo de negociação sob um enfoque diferente...............................................5
Entradas negativas.......................................................................................................................6
Saídas negativas..........................................................................................................................6
A importância do enfoque sistêmico no processo de negociação...............................................7
Ampliação do processo de negociação.......................................................................................7
Exemplo prático – Formação de uma joint venture ...................................................................8
Passo 2
Comparativo entre o capítulo 2 entre os artigos ........................................................................8
Introdução
Este trabalho apresenta os processos de uma negociação. Todos os passos a serem seguidos,
Etapa 1
- Passo 2 – Resumo do capitulo 2 “O Processo de Negociação” do PLT 202
Definição do processo de negociação como sistema de transformação
O processo de negociação é constituído da transformação de entradas (estímulos) em saídas (respostas), funciona como um sistema. Durante o processo de uma negociação, podemos ressaltar a importância das variáveis básicas, a importância da comunicação, a busca pelo acordo e a procura por relações duradouras, satisfação de necessidades e solução de conflitos.
Portanto a negociação deve ser conceituada, juntando todos os aspectos, pois, conforme cada situação deve-se saber lidar da melhor forma possível. Por meio da visão sistêmica da relação de entradas em saídas, é possível identificar todos os elementos para uma negociação ganha-ganha.
A negociação ideal pode ser definida como um processo que envolve duas ou mais partes, a partir de interesses comuns, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo, satisfazendo todos os envolvidos.
É possível então estabelecer os objetos que compõem esse sistema, subdividindo-o em entradas, processos e saídas. As entradas baseiam-se em impulsos iniciais, o uso da informação e do poder. O processo é a negociação em si. E as saídas são resultados, consequências, final da negociação.
Entradas
Martinelli realizou um estudo, no qual mostra que esse será o ponto de partida para a análise dos objetivos do “sistema negociação”, atingindo a transformação de entradas em saídas. Utilizando os componentes do processo de negociação. As entradas são:
• Diferenças individuais: trata-se a respeito dos aspectos e características pessoais de cada negociador, como a maneira de se vestir, ou a forma de falar.
• Valores pessoais: características que envolvem a cultura, e forma de criação.
• Interesses comuns: Interesses semelhantes entre os negociadores.
• Relacionamento humano: fundamental a presença em uma negociação, pois somente por meio de relacionamento humano que se iniciara e se concluirá a negociação, entre trocas de ideias relativas em questão.
• Participação no processo: participação dos negociadores, em busca de uma negociação efetiva, com as partes preparadas para o processo de negociação.
• Uso da informação e do poder: são consideradas variáveis básicas do processo de negociação. A Informação é o conhecimento prévio, para evitar falsas expectativas e resultados inesperados. O poder é uma variável que dependendo do objetivo pode favorecer a todos ou não.
• Comunicação bilateral: é a base para desenvolver o relacionamento humano, atingindo identificações da parte contraria, tendo a melhor conclusão do processo.
• Barganha: concentrar-se nas necessidades reais de ambos os lados, em busca de resultados positivos na negociação.
• Flexibilidade: trata-se da flexibilidade dos negociadores para mudarem prazos, interesses e conceitos ao longo da negociação, podendo mudar o resultado. É fundamental usar a flexibilidade na negociação, para não gerar consequências negativas.
Saídas
As saídas constituem-se:
• Conquista de pessoas: buscar geração de confiança, e amizade entre as partes, deixando espaço para um novo processo bem sucedido. • Concessões: Cooperações entre as partes, para acabarem com o problema. • Persuasão: é o convencimento sobre as amplas visões, uma parte deve persuadir a outra, em conceitos reais, gerando bom resultado. • Satisfação das necessidades: Quando os negociadores saem satisfeitos em uma negociação, suas necessidades foram atendidas.
• Decisão conjunta: Gerar um acordo de ambas as partes, sobre o objeto negociado.
...