Anteprojeto de viabilidade econômica
Por: engprod2015.2 • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 198 Visualizações
Instituição: Faculdade Santíssimo Sacramento
Disciplina: Projeto de Fábrica e Instalações Industrias
Docente: Esp. Fabiana dos Anjos C. Santos
Tema: Elaboração de Anteprojeto: Viabilidade econômica
Alunos: Andrew Costa de Oliveira, Lorena Carla P. Brito, Gilberto Luis Azevedo de Oliveira, Valterlane Nonato Santos, Leticia Cavalcante Chagas Silva.
1.0. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
A BBB SHOES será uma empresa de sapatos , que tem como seu negócio “atrair clientes”. Sua unidade fabril está localizada na cidade de Alagoinhas-BA e dispõe de lojas autorizadas em todo o território baiano. A empresa desenvolve os produtos baseando-se em pesquisas e lançando produtos sempre da moda no mercado, estando assim, sempre um passo a frente do que o cliente precisa e deseja. A estratégia da BBB SHOES se mostra sempre disposta em provocar o desejo do consumidor para que este entre nas lojas á procura de nossos produtos, afim de compra-los . O investimento inicial é alto, pois precisam ser criados uma equipe de desenvolvimento de produtos e além disso, o custo com viagens é alto , pois serão várias viagens a negócios para um alinhamento de produto x produção.
2.0. JUSTIFICATIVA
2.1. Construção de uma fábrica onde os produtos a serem produzidos são sapatos da linha BBB SHOES
2.2. O projeto será implementado devido a oportunidade de localização e com o objetivo de vestir os seus clientes da melhor forma possível, atendendo as suas respectivas necessidades.
3.0. OBJETIVO
3.1. OBJETIVO GERAL:
O objetivo da nossa empresa é valorizar sua relação com o meio ambiente e adotar práticas ecológicas que fortalecem a nossa imagem, seja ela por meio de sua marca ou de sua atuação perante a opinião pública, possibilitando uma percepção diferenciada no mercado. A preocupação com o meio ambiente tem um forte papel na manutenção dos clientes atuais e atração de novos consumidores.
Principalmente buscar a excelência de nossos produtos e serviços com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, com o objetivo de atender e superar as expectativas de nossos clientes, colaboradores e fornecedores.
3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO:
a) Debater sobre os elementos teóricos referentes ao processo de inovação, sob abordagem schumpeteriana, e sobre os termos inovação tecnológica e organizacional;
b) Apresentar panorama do setor de calçados em âmbito mundial e nacional;
c) Caracterizar o sistema de produção da indústria de calçados de BBB SHOES, quanto ao desenvolvimento de inovações.
E os objetivos específicos pretenderam analisar se qualquer pessoa pode ser um empreendedor; verificar se os empreendedores são ligados às características pessoais; demonstrar a importância do plano de negócios na implantação de pequenas empresas; verificar a utilização do plano de negócios. Para tanto, a metodologia utilizada foi através de pesquisa classificada como descritiva que envolveu métodos quantitativos e qualitativos; baseada em pesquisas bibliográficas, documental e de campo, através da aplicação de um questionário, sendo que na apuração dos dados coletados, utilizou-se de estatística simples e análise de conteúdo. A importância deste estudo se baseia na contribuição para o desenvolvimento do conhecimento referente ao empreendedorismo e plano de negócios, tanto para os acadêmicos do curso de Engenharia quanto para a sociedade como um todo. Os resultados da pesquisa foram analisados quanto ao perfil dos empreendedores; quanto ao processo utilizado no início das atividades; quanto ao conceito de empreendedores e plano de negócios e sua aplicação no mercado; quanto às dificuldades na administração da empresa e a possibilidade de contratação de um administrador. Desta forma, nas considerações finais desta pesquisa, verificou-se que os empreendedores do segmento varejista no ramo de calçados demonstraram que se tornaram empreendedores, em sua maioria, voluntariamente e com certa experiência anterior no ramo, revelando, portanto que houve uma oportunidade aproveitada para que se empreendesse e ainda que o fato de possuírem experiência no ramo específico influenciou na decisão de se tornar um empreendedor deste setor. Quanto à utilização do plano de negócios verifica-se que, embora os empreendedores considerem a importância da utilização na implantação da empresa , assim como ferramenta de gerenciamento, não houve total comprometimento quanto à sua aplicação, já que a maioria não utilizou o plano de negócios ao iniciar o planejamento de sua empresa.
4.0. ESTUDO DE MERCADO
4.1. O mercado consumidor pretendido será as pessoas de todas as idades, crianças, adultos e idosos terão disponibilidade de calçados diversos, para todos os tipos de ocasiões, e melhor detalhe que será abranger todas as classes sociais com preços excelentes à nível de mercado, com lojas autorizadas em todo o território baiano.
4.2. As principais matérias primas são:
Sintéticos - Courvin, Napa, poliéster, bidim, etc.
Transparentes - Com pó e papel 0,08 a 0,80mm.
Nylon - 600, 70, 420, com e sem resina, nylon acoplado ( 1,50 m de largura), nylon amassado.
Laminados de PVC - Liso com espessura de 0,10 a 0,30mm e estampado 0,15 e 0,20mm, em diversas cores, com 1,38m de largura.
Emborrachados - Bagun fosco, verniz (espelhado), em diversas espessuras.
Tecidos - Lonas lisas, estampadas, enceradas e aerados.
Neoprene - 2, 3 e 4mm nacionais e importados.
TNT - Espessura de 0,18 ao 120mm, com largura de 1,33 e 1,38m em diversas cores.
Refletivos - Em pvc com 0,44m de largura e em tecido com 1,00m de largura.
Ferragens(metais) - Grande variedades de passador, regulador, fivelas, mosquetões e etc.
...