Antropometria e medidas
Por: carlinnsousa • 15/3/2016 • Relatório de pesquisa • 2.589 Palavras (11 Páginas) • 419 Visualizações
Antropometria e Medidas:
3° B – Engenharia de Produção
Faculdade Anhanguera unidade Ribeirão Preto – SP
Ergonomia e Segurança do Trabalho - Professor: Rimon Tannous
[pic 1]Alunos:
Carlos E Sousa RA: 9911150003
Carlos Eduardo Ferracini Cayres RA: 8871419249
Maicon Douglas dos Santos RA: 8874409124
Marcelo Saturno RA: 9846521618
Josimar Silva RA: 2950595846
Ribeirão Preto, 24 de setembro de 2015
Antropometria e Medidas:
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Sumário
Antropometria: Medidas1
Variações das Medidas1
Variações entre os Sexos2
Variações Intra-individuais2
Variações Étnicas2
Influencias da Etnia e do Clima nas proporções corporais2
Variações Seculares3
Padrões Internacionais de Medidas Antropométricas3
Realização das Medições4
Definição de Objetivos4
Definição das Medidas5
Escolha dos Métodos de Medição5
Seleção da Amostra5
Medições5
Analise Estatística6
Antropometria Estatística6
Tabela de Medidas Estrangeiras6
Medidas Brasileiras6
Antropometrias Dinâmica e Funcional6
Movimentos Articulares7
Registros de Movimentos7
Alcance dos Movimentos7
Construções de Modelos Humanos8
Modelos Bidimensionais8
Modelos Tridimensionais8
Modelos Computacionais9
Modelos Matemáticos9
Conclusão:......................................................................................................................................10
Bibliografia......................................................................................................................................11
RESUMO
A Antropometria trata das medidas do corpo Humano, e utiliza se ferramentas como balanças, transferidores réguas paquímetros, trenas e outros. Muitas pessoas podem até pensar que isso é uma tarefa fácil porem não é, devido ao fato de que no mundo moderno de hoje faz se necessário trabalhar com medidas mais exatas e confiáveis pois desta forma na indústria conseguisse produtos de maior conforto e qualidade e também redução de custos e prevenção de acidentes e diminuição das doenças ocupacionais que podem ser resultados de medições antropométricas erradas e sem critério étnico ou cultural. Com o comercio internacional tão globalizado de hoje é imprescindível que haja um conhecimento e treinamento antropométrico.
4. ANTROPOMETRIA: MEDIDAS
A antropometria trata das medidas físicas do corpo humano, medir uma pessoa até pode parecer fácil poderia apenas se pegar uma trena, régua ou balança e sair medindo e pronto. Mas não é tão fácil assim, medir com precisão e confiabilidade indivíduos de uma população dos mais variados tipos e dimensões é complicado. E outros fatores devem ser levados em conta como durante as medições (com roupa ou sem, com calçado ou sem, postura ereta ou relaxada)
Nas industrias modernas de hoje cada vez mais é necessário medidas cada vez mais precisas e confiáveis, pois na produção em massa seja em que seguimento for, qualquer dimensionamento de alguns centímetros a mais sem necessidade pode causar um aumento considerável nos custos de produção.
4.1 VARIAÇÕES DAS MEDIDAS
Até a Idade Média, todos os calçados eram do mesmo tamanho, não havendo diferença se quer entre o pé direito ou esquerdo. Até a década de 50 os carros eram fabricados somente para os homens. Essa seria uma situação desejável pelo fabricante, pois a produção de único modelo "padronizado" do produto simplifica enormemente os seus problemas de produção, distribuição e controle de estoques. Do lado do consumidor, a padronização excessiva nem sempre se traduz em conforto, segurança e eficiência. Para que esse tipo de problema seja tratado adequadamente, são necessárias três tipos de providências:
a) Definir a natureza das dimensões antropométricas exigidas em cada situação;
b) Realizar medições para gerar dados confiáveis;
c) Aplicar adequadamente esses dados.
DIFERENÇAS ENTRE OS SEXOS
Essas diferenças começam a surgir na puberdade, crescimento acelerado dos 11 aos 13 nas meninas e dos 12,5 aos 15,5 nos meninos, iniciando mais evidente nas extremidades como mão e pés.
VARIAÇÕES INTRA-INDIVIDUAIS
As variações intra-individuais são aquelas que ocorrem durante a vida de uma pessoa. Pode-se dizer que o ser humano sofre contínuas mudanças físicas durante toda sua vida. A estatura atinge o ponto máximo em torno dos 20 anos e permanece praticamente inalterada dos 20 aos 50 anos. Entretanto, a partir dos 55 a 60 anos, todas as dimensões lineares começam a decair. Outras medidas, como o peso e a circunferência dos ossos podem aumentar. Durante o envelhecimento, observa-se também uma gradativa perda de forças e mobilidade, tornando os movimentos musculares mais fracos, lentos e de amplitude menor. A força de uma pessoa de 70 anos equivale a metade de outra de 30.
VARIAÇÕES ÉTNICAS
Há muitos exemplos de inadequação dos produtos exportados para outros países que não consideraram as necessidades de adaptação aos usuários, se tornando um problema mais grave com o aumento do comercio internacional.
INFLUÊNCIA DA ETNIA E DO CLIMA NAS PROPORÇÕES CORPORAIS
As estruturas corporais de cada etnia se mantem inalterada mesmo que haja uma evolução na estatura média, como por exemplo descendentes de indianos, asiáticos latinos que moram ou nasceram em outros países como os EUA.
...