Análise Do Filme "A Firma"
Artigo: Análise Do Filme "A Firma". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: zafnatepanea • 15/9/2013 • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 10.582 Visualizações
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - MÓDULO II
ANÁLISE DO FILME “ A FIRMA”
São Paulo
...............................................................................................................................
15/09/2013
NOME: ROBINSON CAVALCANTE DO NASCIMENTO
ANÁLISE DO FILME “A FIRMA”
Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia da Produção) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Relações interpessoais e empresariais].
Prof. Valéria
São Paulo
15/09/2013
PARTE I – ANÁLISE DO FILME
O filme “A FIRMA” , apresenta a história de um advogado com evidentes traços de honestidade, caráter e simplicidade. Recém formado, o jovem é disputado por várias empresas no mercado de trabalho.
O advogado tem, enraizado em sua mente e coração, aquilo que aprendeu durante muitos anos, a ética. Não revelar os segredos de seus clientes seria a base de seu sucesso, e assim ele achou que seria na empresa onde começou a trabalhar.
O filme mostra que a ética, embora conhecida pelos profissionais da área, vem despontando como uma das grandes questões que devem ocupar atenção na sociedade, no despertar do futuro, pois a sociedade tem poucos profissionais em que possam ter um mínimo de confiança, pois a falta de ética tem desencadeado uma avalanche de corrupções.
Na advocacia e em outras profissões, como mostra o filme, as pessoas que deveriam nos defender e lutar ao nosso lado, acabam sendo os mentores da nossa derrota, utilizando empresas fachadas para roubar e enganar as pessoas, chegando ao ápice dos homicídios.
Durante o trabalho dele, através de sua sensibilidade, ele percebe que há coisas e mortes estranhas sem nenhum tipo de investigação ou preocupação.
Com o passar do tempo, ele descobre que a firma é uma empresa de fachada, que se serve dos clientes para rouba-los. Indignado,e reprovando todo aquele sistema corrupto, procura uma maneira de acabar com tudo aquilo, tendo em sua consciência o intrepidável propósito de ética, preservando as informações de seus clientes.
Em meio á uma montanha intransponível de dificuldades ele é solicitado pelo FBI a passar informações sobre o que acontece na firma, porém isso seria ir contra os seus princípios éticos de não passar informações de seus clientes.
O filme nos mostra que a ambição pelo status social, e pelo dinheiro, corrompe os valores do ser humano, sua dignidade, caráter, moral, idoniedade, chafurdando o homem na lama da corrupção e o impelindo a um destino mal e muitas vezes sem retrocesso. Até mesmo pessoas honestas que no exercício de sua profissão, são pressionadas à essas mudanças, deixando de lado seus valores e sendo infiéis aos contratos e também à própria consciência.
Quem é infiél à sua consciência e seus valores, tem uma dívida impagável consigo mesmo.
Algumas pessoas se corrompem, outras na sua intrepidez à fidelidade perdem seu emprego.
PARTE II – CONCLUSÃO
O possuidor da ética é o caráter que está relacionado ao bom viver humano, ao comportamento interpessoal, à melhor forma de convívio humano, uma atitude que flui do interior das pessoas e não pode ser artificial, mas regidas por valores não fingidos, não podendo ser regida de fora para dentro das pessoas.
A ética tem grande importância na vida profissional, pois está diretamente relacionada ao nosso comportamento,
...