Aplicação do Sistema Toyota de Produção na Construção Civil
Por: Ronald Martins • 6/7/2020 • Monografia • 6.039 Palavras (25 Páginas) • 231 Visualizações
APLICAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Ronald de Lima Martins Gonzaga
Everlania Maria da Silva
RESUMO
Este trabalho consiste em estudar os resultados da utilização de ferramentas de planejamento e controle de produção no processo de execução de alvenaria de vedação em obras verticais, com ênfase nos procedimentos necessários para vinculação das práticas propostas pelo Lean Construction aplicando os conceitos e princípios do Sistema Toyota da Produção. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de dar um embasamento teórico e em seguida uma pesquisa em obra para verificar a utilização das ferramentas propostas, avaliando o fluxo de materiais e equipamentos, o gerenciamento das equipes e a forma com que se podem reduzir os desperdícios gerados no processo da atividade como também nas atividades que antecede esse processo. O trabalho mostra que esses conceitos de gerenciamento, tão bem sucedido na indústria, podem ser utilizados também em canteiros de obras, eliminando os desperdícios e promovendo melhorias ao longo do processo produtivo.
Palavras-chave: Planejamento de Obras. Sistema Toyota de Produção. Lean Production. Lean Construction.
1 INTRODUÇÃO
Com o aquecimento do mercado da construção civil e a competitividade tornou-se necessário o aumento dos investimentos das empresas em técnicas e novas práticas de gestão com o intuito de reduzir custos e aumentar a produtividade.
A ausência de gerenciamento e planejamento adequados geram desperdício de materiais, de mão-de-obra e baixa produtividade. Para que essas perdas sejam evitadas é necessário racionalizar a construção substituindo práticas rotineiras e convencionais por processos sistemáticos.
No desejo de melhorar os processos e o produto final, a indústria da Construção Civil voltou-se a conceitos praticados com sucesso em sistemas produtivos de outras indústrias.
Formoso (1992) comenta que nos anos 90, um novo referencial teórico foi construído para a gestão de processos na construção civil com o objetivo de adaptar alguns conceitos e princípios gerais da área de Gestão da Produção às peculiaridades do setor. Esse conceito é denominado de Lean Construction (Construção Enxuta), por se basear no paradigma da Lean Production (Produção Enxuta), que se contrapõe ao paradigma da produção em massa (Mass Production), cujas raízes estão no Taylorismo e Fordismo .
A construção enxuta é uma adaptação da produção enxuta desenvolvida pelo Sistema Toyota de Produção (STP) de TAIICHI OHNO que surgiu na indústria automobilística dos anos 50 no Japão. Essa época foi marcada por filosofias do Total Quality Management (TQM) (Gestão da Qualidade Total) e do Just-in-time – (JIT) (apenas no tempo), entre outras com o objetivo da remoção de desperdícios através de uma abordagem prática.
O pesquisador finlandês Lauri Koskela (1992), realizou um trabalho sobre a filosofia de gestão da produção, voltada a obras civis. Koskela lançou um desafio aos profissionais de construção, para quebrar seus paradigmas de gestão e adaptar as técnicas e ferramentas desenvolvidas com sucesso no Sistema Toyota de Produção (Lean Production), lançando assim as bases dessa nova filosofia por meio de adaptação dos conceitos de fluxo e geração de valor presentes no pensamento enxuto (Lean Thinking) à construção civil, esta aplicação traria ganhos de qualidade e produtividade.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Aplicar e avaliar os resultados da utilização de ferramentas de planejamento e controle de produção no processo de execução de alvenaria de vedação em obras verticais, com ênfase nos procedimentos necessários para vinculação das práticas propostas pelo Lean Construction aplicando os conceitos e princípios do Sistema Toyota da Produção.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos para este projeto são descritos a seguir:
• Estudar a implantação de ferramentas do Sistema Toyota da Produção na construção civil;
• Analisar de que forma a utilização dos princípios do Sistema Toyota contribui para eliminar os desperdícios na execução de alvenaria de vedação como estudo de caso.
• Analisar o desempenho produtivo do processo.
3 METODOLOGIA
A metodologia empregue neste trabalho, em primeiro lugar foi à conceituação do Lean Production (Produção Enxuta) baseando-se nos conceitos do Sistema Toyota de Produção com o objetivo de dar um embasamento teórico para o desenvolvimento. Realizamos uma revisão Bibliográfica sobre o tema para que esta seja a base de referência sobre os conceitos ora estudados.
Após a conceituação do tema estudado, realizou-se a aplicação do sistema produtivo Lean Production (Produção Enxuta) e o Sistema Toyota de Produção na alvenaria de elevação e vedação externa em uma obra vertical de engenharia multifamiliar.
Analisamos a comparação entre o sistema convencional de produção e as ferramentas propostas pelo Sistema Toyota da Produção, que tem por finalidade propor melhorias contínuas no sistema produtivo da empresa.
No estudo avaliamos a logística de transporte, fluxo de materiais e equipamentos, produtividade individual e coletiva das equipes, gerenciamento visual, produção de resíduos e compreensão individual do sistema.
Ao final da pesquisa, com base nos dados coletados, foram analisados os resultados comparativos, por fim, foi realizada a interpretação do desempenho dos processos.
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
4.1 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Com a necessidade de as empresas japonesas continuarem ativas no mercado automobilístico na década de 50, a Toyota Motor Company (Companhia de Motores Toyota) desenvolveu um sistema de produção que superasse o sistema americano de produção aplicado por Ford, o Mass Production (Produção em Massa). Esse sistema ficou conhecido como Sistema Toyota de Produção, ou Produção Enxuta.
Figura 1 - A Casa Toyota Fonte: Lean Institute Brasil.
A diferença de produtividade
...