Apostila De Java
Casos: Apostila De Java. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizg79 • 21/10/2014 • 14.107 Palavras (57 Páginas) • 427 Visualizações
Capítulo 01
O que é o Java ?
O Java é:
* Uma liguagem de programação;
* Um ambiente de desenvolvimento;
* Um ambiente de aplicação;
O Java é resultado de uma busca por uma linguagem de programação que pudesse fornecer uma ligação com o C++, mas com segurança.
Os primeiros objetivos alcançados com desenvolvimento desta nova linguagem foram:
* Criação de uma linguagem orienta a objetos;
* Fornecimento de um ambiente de desenvolvimento por dois motivos:
* Velocidade no desenvolvimento - eliminando o ciclo de compilar-linkar-carregar-testar;
* Portabilidade do Código - com um interpretador que especifica a forma do nível do sistema operacional. ( Pode rodar em qualquer tipo de sistema operacional);
* Não tem acesso a ponteiros do sistema operacional;
* Fornece dinamismo durante a manutenção de programas;
Garbage Collection (Libera uma coleção)
O Java não segura áreas de memória que não estão sendo utilizadas, isto porque ele tem uma alocação dinâmica de memória em tempo de execução.
No C e C++ (e em outras linguagens) o programa desenvolvido é responsável pela alocação e desalocação da memória.
Durante o ciclo de execução do programa o Java verifica se as variáveis de memória estão sendo utilizadas, caso não estejam o Java libera automaticamente esta área que não esta sendo utilizada.
Segurança no Código
Os arquivos do Java são compilados e são convertidos de arquivos texto para um formato que contém blocos independentes de bytes codes (Código Intermediário).
Em tempo de execução estes bytes codes são carregados, são verificados através do Byte Code Verifier (uma espécie de segurança), passam asseguir para o interpretador e são executados. Caso este código seja acionado diversas vezes, existe um passo chamado JIT Code Generator, que elimina o utilização por demasia do tráfego da rede.
Abra o Notepad e crie o seguinte programa. Salve-o como Prog0101.java
class Prog0101
{
public static void main (String arg [])
{ int a = 5, b = 10;
a = a + 5;
System.out.println("Meu Primeiro Progama");
System.out.println(" O valor da variavel a = " + a);
}
}
Após terminar o programa compile-o e execute-o:
C:\.....\Javac Progr0101.java
C:\.....\ Java Prog0101
Capítulo 02
Comentários
Estes são os três tipos permitidos de coméntarios nos programas feitos em Java:
// comentário de uma linha
/* comentário de uma ou mais linhas */
/** comentário de documentação */ (Arquivos de documentação)
Ponto e vírgula, Blocos e o espaço em branco
* No java, os comandos são terminados com o sinal de ponto e vírgula (;)
* Um bloco tem iníco e tem o seu fim representados pelo uso das chaves {};
* O uso do espaço em branco permite uma melhor visualização dos comandos e em consequencia facilita a sua manutenção.
Identificadores
Na linguagem Java um identificador é startado com uma letra, undersco ( _ ), ou sinal de dólar ($), e existe uma diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas:
Identificadores válidos:
* identifier
* userName
* User_name
* _sys_var1
*$change
Tipos Básicos no Java
No Java existem oitos tipos básicos e um tipo especial.
Tipo Lógico
- boolean: on e off; true e false ou yes e no.
Tipo Textual
- char e String
Um caracter simples usa a representação do tipo char. O tipo char representa na forma Unicode um caracter de 16-bit.
O literal do tipo char pode ser representado com o uso do (‘ ‘).
‘\n’ – nova linha
‘\r’ – enter
‘\u????’ – especifica um caracter Unicode o qual é representado na forma Hexadecimal.
‘\t’ – tabulação
‘\\’ - \
‘\” ”’ - “”
O tipo String, como não é primitivo, é usado para representar uma seqüência de caracteres.
Palavras Reservadas
abstract do implements private throw
boolean double import protected throws
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