Aprendizagem A Distancia
Artigos Científicos: Aprendizagem A Distancia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nithinha • 3/5/2013 • 500 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
A educação vem a cada passo da nossa historia se modificando, isso porque o homem esta em constante mudança. O tempo não é, mas o mesmo há muitas atividades a serem desempenhadas durante todo o dia. Então a distancia é uma modalidade de ensino que vem com um grande diferencial, que é a praticidade e comodidade na questão do ensino. Isso porque o aluno é quem faz seus horários de estudos e isso se dá com seriedade e responsabilidade no ato de aprender, assim como na educação presencial.
O que percebemos é que a aprendizagem a distancia é o modo de ensino no qual professor e aluno geralmente encontram-se em espaços diferentes, mas ficam conectados através das tecnologias. Neste meio acontece a aprendizagem de forma coletiva, onde o professor é o condutor do conhecimento e não o fornecedor do mesmo. A educação á distancia pode acontecer através de estudos pela internet, correio, televisão, CD-ROM, telefone, entre outras. Desde que professor e aluno estejam em constante harmonia com seus objetivos.
A aprendizagem a distancia acontece como qualquer outra modalidade de ensino, pois é composta de etapas, disciplinas, avaliações e todos os processos normativos para a construção do conhecimento. A diferença é que na educação presencial alunos e professores se encontram todos os dias em um espaço físico e na Ead como já diz o seu nome é feita a distancia. Como foi lido é preciso ter comprometimento, pois sendo, mas cômodo, muitos alunos deixam de lado os estudos, não fazendo valer o curso que esta efetuando. E por isso o curso a distancia muitas vezes é tido como ruim ou sem conteúdo, porque tão somente não existe dedicação por parte daqueles que optaram por essa modalidade.
O professor tem papel fundamental neste modelo de educar, pois ele é quem media a aprendizagem, fazendo o alunado refletir e procurar, mas conteúdos relacionados aos dispositivos exposto por ele. A diferença é o fato de poder fazer o acompanhamento em qualquer lugar do espaço, desde que se comuniquem.
Infelizmente muitos educando não têm compromisso, fazem as atividades de forma relapsa, não dando a mínima importância. Algumas vezes chegam a pagar para outros postarem e fazerem suas atividades e avaliações. Este talvez seja um dos fatos que empobrece este modo de ensino. Pois qualquer um que tenha login e senha pode entrar e produzir. Já na presencial muitas vezes o aluno produz seu conhecimento em aula, demonstrando o que realmente aprendeu do conteúdo. Outro fato é que por ter o ambiente virtual aberto para o participante acessar a qualquer hora, este esquece e deixa sempre para produzir ou estudar no ultimo momento.
O estudante deste modo de ensino necessita desenvolver autonomia, pois esta emancipa o sujeito de maneira critica e reflexiva, assim não ficaram frustrados por não receberem os conteúdos prontos, deve ainda aprender a gostar da leitura, principalmente porque este tipo de educação se dá, mas através da leitura. Infelizmente muitos dos estudantes não foram ensinados a gostar da leitura e tão pouco de exercer a autonomia.
...