Aps Elevador Hidráulico
Por: Creont Paulo Lemes • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 515 Visualizações
[pic 1]
Trabalho de APS
ELEVADOR HIDRAULICO
ALUNOS
Amanda Matioli, RA: B588489.
Creont Paulo da S. Lemes, RA: B62FEI0.
Danilo Martins, RA: B77GIF2.
Edison Bavaresco Domingues, RA: B59EAD7.
Izabela Galdino Vieira, RA: B62DIG0.
José Augusto Felizatti, RA: B6540A4.
Marcos Maciel, RA: B76GBI0.
Rodrigo Correia, RA: B798EA9.
Wellington Diniz, RA: B60CCD4.
Wesley Renato S. Oliveira, RA: B6794D0.
Maio/2013
Introdução
Em 1652 um jovem cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), um grande colaborador nas ciências físicas e matemáticas, através do estudo no comportamento dos fluidos, enunciou um princípio muito importante na Física, o Princípio de Pascal: "A variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio é transmitida integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente onde está contido". O elevador hidráulico é um dos aparelhos que funcionam através deste princípio, transmitindo a pressão exercida sobre uma de suas colunas a todos os pontos do elevador e o resultado final é que se aplica uma força menor do que realmente necessária para se elevar um objeto. Acompanhe na figura abaixo.
[pic 2]
A pressão exercida na coluna mais estreita do elevador, onde a seção reta possui área a, é transmitida a todos os pontos do fluido. Essa pressão é transmitida até o outro extremo, cuja coluna tem seção reta de área A (maior que a). Se essa segunda coluna for usada como a coluna de um elevador hidráulico, vemos que a força que agirá sobre a coluna do elevador deverá ser maior que a força que foi aplicada na primeira coluna. Isto é: p= f/a e também p= F/A, onde F é a força que age sobre a área de seção reta da coluna de fluido que acomoda a base da coluna do elevador hidráulico. Igualando- se as equações, tem-se a equação F= (A/a)f, onde (A/a) é maior que 1.
Isto implica que, se a área da coluna do elevador for triplicada, a força também será devido à pressão em ambas as colunas ser a mesma.
Outros exemplos da utilização do Princípio de Pascal são as cadeiras de dentistas ou ainda em sistemas como o freio hidráulico de automóveis
Objetivo do trabalho
O objetivo deste experimento é mostrar o Princípio de Pascal no funcionamento de um elevador hidráulico.
Ideia do experimento
A ideia do experimento é fazer algo parecido com um elevador hidráulico, conhecido também como macaco hidráulico através de sistemas feitos de seringas.
O funcionamento de um elevador hidráulico é baseado na transmissão de pressão, feita na coluna de área menor, até a outra coluna, de área maior, elevando um objeto sobre a coluna maior.
Material utilizado
- serra manual
- seringas
- cola araldite
- parafusos
- madeiras
- porcas
- metro
- nível de bolha
1 seringa de 20 ml: Será usado para a montagem do elevador hidráulico, será usado para levantar o peso.
1 seringa de 10 ml: Será usado para exercer a força para a seringa maior levantar o peso.
2 pedaços de madeira 20/40 cm e um de 15/15 cm: será as bases do experimento. Utilizadas para encaixar as seringas.
1 mangueira de equipossoro: Ela será usada para fazer a conexão das seringas.
4barras roscada de 25 cm 5/16: Será usada para unir as bases do experimento.
4 Parafusos 5/16: Será usado como guia do elevador.
24 Porcas 5/16 com arruelas: Usadas para fixar as barras roscada, e os parafusos.
Fluido de freio DOT 3: Será usado como liquido das seringas.
Procedimentos e montagem
Corte dois pedaços de madeira de 20/40 cm, que serão usadas com base superior e inferior do projeto. E um pedaço de 15/15 cm, que ficará colado no embolo da seringa de 20 ml. Marque o centro da madeira de 15/15 cm, para evitar que a seringa fique torta, pois será colado no embolo da seringa maior para elevar o peso.
...