Aps calculo de estruturas
Por: katita.silva • 3/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 405 Visualizações
[pic 1]
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
8° SEMESTRE - ENGENHARIA CIVIL
Calculo Apartamento
Pilar, Laje e Viga
Thais Rodrigues da Silva RA: C217IE-1
Katia Aparecida da Silva RA: B53380-3
KARINA DE FATIMA TSUGUE RA:B974FG8
Inglid Da Silva Veiga RA: B925582
Sumario
- Introdução..........................................................................................3
- Calculo de lajes.........................................................................4-6
- Cálculo das vigas......................................................................7-8
- Cálculo de pilares......................................................................9-12
- Conclusão...................................................................................13
1.6 Bibliografia...........................................................................................14
- Introdução
Um edifício está sujeito a vários tipos de esforços sobre elas, por isso há uma necessidade de dimensionamento correto de pilares, vigas e lajes, para que a estrutura suporte a carga sobre ela.
O Concreto armado e feito através de formas, colocando no seu interior armadura de aço, a união destes dois elementos e essencial para a resistência de tração e compressão, o aço tem resistência aos esforços de tração e o concreto tem resistência a compressão.
O projeto das estruturas de concreto armado é feito por engenheiros especializados no assunto, conhecidos também como calculistas. São eles quem determinam a resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto
O concreto armado é a técnica mais utilizada em todo o mundo para construção de estruturas. Esta solução surgiu da necessidade de mesclar a resistência à compressão e durabilidade da pedra com as características do aço. O resultado é um material que tem como vantagens poder assumir qualquer forma com rapidez e facilidade, além de proporcionar ao metal proteção contra a corrosão.
1.2 Resistencia a tração e compressão
Para determinar a resistência do concreto a tração e do aço a compressão, e necessário fazer um ensaio:
Tração de concreto média: FCTm = 3 (³raiz de FCK/10)²
Tração de concreto superior: FCTsup = 1,3 x FCTm
Tração de concreto inferior: FCTinf = 0,7 x FCTm
Aço para concreto armado:
CA-50 B = CA: aço para concreto armado
50: resistência a tração (50x 100 kg/ com²)
B: Aço com escoamento convencional
CA-60 A = CA: aço para concreto armado
60 : Resistencia a tração = 6000 kg/ cm²
A: Aço com patamar de escoamento
Neste ensaio podemos analisar a deformação do comprimento.
1.3 - Calculo de lajes
Lajes são estruturas planas que recebem toda a carga que e suportada pelas vigas e pilares, o cálculo defini sua espessura, quantidade de aço necessário, e o seu tamanho, para que suporte a carga nela recebida, para isso devemos definir os pesos sobre esta estrutura.
As lajes são umas das partes principais e fundamentais em uma obra, um componente que junto á viga e ao pilar, dão início a formação física do projeto. As lajes são estruturas planas horizontais com a espessura inferior à largura e ao comprimento e são responsáveis por receber a maior parte dos carregamentos totais suportados por toda a estrutura. Esses carregamentos estão distribuídos sobre a superfície da laje, que os descarrega, normalmente sobre as vigas ou paredes estruturais.
O cálculo de lajes consiste em dimensionar sua espessura, avaliar a quantidade a quantidade de aço necessária para as armaduras e detalhar as dimensões de cada ferro, baseado em parâmetros iniciais: cargas, condições de apoio, materiais utilizados interação entre lajes e condições de estabilidade.
A planta das formas mostra a posição de todos os apoios para as lajes
L-1 | L-2 | L-4 |
L-3 |
Tornando-se como base a planta de formas acima, concluímos que serão construídas 4 lajes, que serão apoiadas sobre as vigas propostas. Chamando-as de L1, L2, L3 e L4 e considerado como linha divisória entre as lajes a linha eixo de cada um dos apoios (vigas), podemos conceber à direita para o cálculo das lajes propostas.
Vãos efetivos são dimensões de cada laje utilizadas no diagrama para efeito de calculo. A norma determina os limites máximos que se seguem:
- Vão biapoiados: vão livre + metade das espessuras dos 2 apoios.
- Vão em balanço: vão livre + metade da espessura do apoio.
Estes valores não podem ultrapassar o seguinte limite em pajés:
Vão livre + (0,3 x altura da laje)
CARGAS ATUANTES SOBRE A LAJE
A laje deve ser constituída de forma a suportar toda a carga e esforço provocado pelo momento, sobrecarga de ações variáveis ou acidentais (pessoas, móveis, etc.) que é medido em kg/m² e tabelado conforme Norma NBR-6120, podemos simplificar usando 50kg/m² como valor padrão.
Caso existam paredes descarregando sobre o vão livre da laje, elas devem ser consideradas e calculadas da seguinte forma:
- Volume(s) total(is) da(s) parede(s): Vp = Pd x esp x Lp
- Calculo do peso total: Pparedes = (yp) x Vp
Qp = Carga de paredes sobre a laje (kg/m²), bw =Largura da área de distribuição de cargas (m), Ap = Área de distribuição de cargas de paredes sobre a laje (m²), L = Vão menor da laje (m), LL = Vão maior da laje (m), Pparedes = Peso total da(s) parede(s) (em kg), Vp = Volume total de paredes (m³) e Esp = Espessura da parede já embolsada (m)
A carga será considerada, para efeito de cálculo, como distribuída em um comprimento bw, tal que, bw seja igual à projeção de distância a sobre o plano médio da seção de altura h, supondo que a carga se distribua com uma abertura de 45° de inclinação.
...