APs - Administração - estrutura organizacional
Por: Gustavo Ferreira • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.491 Palavras (22 Páginas) • 453 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
Curso de Administração
EVIDENCIAS DE APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA E DA GESTÃO ADMINISTRATIVA CLÁSSICA NA EMPRESA NILFISK DE PEQUENO PORTE.
SÃO PAULO
2015
Caroline Provenzano Giglio Teixeira RA C728AA-5
Célia Lourenço de Moraes – R.A C561BG-0
Daniele de Freitas Arnal Maganha – RA C53389-0
Fabiana Aparecida do Vale – RA C50727-0
Gustavo Ferreira dos Santos RA B89BEA-6
Ronaldo Guerra dos Santos –R.AC684EF8
EVIDENCIAS DE APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA E DA GESTÃO ADMINISTRATIVA CLÁSSICA NA EMPRESA NILFISK DE PEQUENO PORTE.
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação de professores do semestre.
Orientador: Prof. Luís Genghini
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 5
1.1 Apresentação da Empresa 6
1.2 Força de Trabalho 7
1.3 Produtos e Clientes 8
1.4 Clientes Alvo 8
1.5 Principais Concorretes da Organização 9
1.6 principais Insumos 0
2. REVISÃO CONCEITUAL 11
2.1 Administração Cientifica...........................................................................................
2.1.1 Fundamentos (Perspectiva histórica, Principal representante, Conceitos fundamentais, Elementos essenciais, Princípios da busca da gestão eficiente do trabalho).....................
2.1.2 Contribuições da Administração Cientifica para as Empresas / Organizações.
2.1.3 Identificação e Descrição de Práticas de Gestão, na Empresa / Organização em Estudo em Relação à Aplicação da Administração Cientifica a Produção de Bens ou Serviços.
2.1.4 Análise e Sugestão de Melhorias
2.2 Gestão Administrativa Clássica
2.2.1 Fundamentos (Perspectiva Histórica, Principal Representante, Conceitos Fundamentais, Princípios de Administração)
2.2.2 Contribuições da Gestão Administrativa Clássica para as Empresas / Organizações
2.2.3 Identificação e Descrição de Práticas de Gestão em Relação à Aplicação dos Princípios Gerais da Gestão Administrativa Clássica, na Empresa / Organização em Estudo.
2.2.4 Análise e Sugestão de Melhorias.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta estudo de como a empresa Nilfisk utiliza da Administração Cientifica e da Gestão Administrativa Clássica e que demonstra o seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e tem como principal desafio satisfazer os clientes, trabalhando de forma ética e adotando a responsabilidade social na produção de seus produtos. O trabalho foi organizado da seguinte forma:
- Explicar o Perfil da organização.
- Informar a composição da força de trabalho
Mostrar seus principais clientes, produtos e concorrentes.
- Sugestões de melhorias.
O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho é o estudo de caso. Esta pesquisa desenvolveu-se por razões de ordem prática com o objetivo de conhecer o conteúdo e poder desenvolver atividades de maneira mais eficiente e eficaz.
Todas as etapas para o desenvolvimento da pesquisa foram planejadas desde a elaboração da introdução do trabalho até a pesquisa. As fontes utilizadas na pesquisa bibliográficas são de livros de leitura correntes, obras de referências e sistemas de busca através da internet.
1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O fundador da Nilfisk, P.A. Fisker formou-se como engenheiro eletrotécnico, pois adorava motores elétricos. Fundou a sua companhia em 1906 e começou a produzir motores para impulsar moinhos de café, máquinas de ferramentas, ventiladores e máquinas de furar. A visão de P.A. Fisker foi desde o início ter uma companhia internacional e vender produtos a todo o mundo.
O verdadeiro lançamento da companhia aconteceu com a invenção de um revolucionário aspirador, com apenas 17,5 Kg e que podia ser manobrado por uma só pessoa! Numa época em que as outras máquinas de limpeza eram enormes e necessitavam de quatro ou mais operários, o Nilfisk C1 foi definitivamente uma revolução. A Nilfisk cresceu de forma lenta, porém constante ao longo das décadas, um desenvolvimento que se intensificou no final de 1980. Desde então, o principal objetivo é a liderança mundial do mercado de equipamentos de limpeza profissional.
A Nilfisk é uma empresa privada, que tem como atividade principal a produção de equipamentos de limpeza. E a principal atividade da empresa é a produção de equipamentos de limpeza.
É uma empresa de Pequeno Porte, segundo a classificação do BNDES, porque tem uma receita operacional bruta anual - entende-se por receita operacional bruta anual a receita auferida no ano-calendário com o produto da venda de bens e serviços, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos – média de R$ 12 milhões.
1.2 FORÇA DE TRABALHO
A Nilfisk é composta por 30 funcionários, mais de 60% com curso superior completo ou em formação, e outros 40% possuem nível médio completo. A qualificação do profissional é necessária e incentivada.
Todos os gerentes, analistas e assistentes possuem nível superior. A Nilfisk possui quatro gerentes, dois supervisores, dois analistas financeiros, dois assistentes de vendas, quatro mecânicos, dois auxiliares de produção, três técnicos de manutenção, quatro vendedores externo, dois demonstradores de produtos e uma faxineira.
...