Areia. FORMAS DE AREIA
Relatório de pesquisa: Areia. FORMAS DE AREIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcos28061975 • 22/4/2014 • Relatório de pesquisa • 1.670 Palavras (7 Páginas) • 496 Visualizações
1 - AREIA
A areia é um material finamente granular de partículas sedimentares entre 0,0625 mm e 2 mm de diâmetro, formada por fragmentos de rochas e minerais. A composição da areia é altamente variável, formada principalmente por sílica (dióxido de silício, ou SiO2) geralmente na forma de quartzo, mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros. E em função dessa variedade, tem aplicações também variadas.
1.1 - FORMAÇÕES DA AREIA
A areia é substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre, onde foram convertidas em granito. A areia é produto da desintegração mecânica através de agentes exteriores sobre rochas, que emergiram. O vento, a água, as geadas, a vegetação entre outros, provocam nas rochas erosão e desgaste ao longo do tempo, transformando-as em pedregulhos e areias, solos de partículas grossas, siltes partículas intermediárias e por último, as argilas, que são as partículas finas e formadas normalmente, pela decomposição química.
1.2 - CLASSIFICAÇÕES DA AREIA
O tamanho de areia, segundo a NBR 7211/83, divide-se, granulometricamente, em:
• Areia muito fina (entre 0,15mm e 0,6mm);
• Areia fina (entre 0,6mm e 1,2mm);
• Areia média (entre 1,2mm e 2,4mm);
• Areia grossa (entre 2,4mm e 4,8mm).
Na parte comercial a areia também é denominada de acordo com o grau de elaboração que apresenta. Sendo elas:
Areia bruta - que não foi beneficiada;
Areia lavada - areia que sofreu o processo de lavagem, propiciando sua limpeza;
Areia graduada - areia que obedece a uma classificação granulométrica estabelecida de acordo com a necessidade do mercado e disponibilidade estrutural do estabelecimento minerário. Quanto à composição química - areia é classificada como silicato, já que é constituída de quartzo, feldspato e mica. Porém, há uma grande variedade de minerais que constituem as diversas areias, inclusive, conferindo-lhes cores diferentes, conforme essa composição.
2 - A MINERAÇÃO DE AREIA NO BRASIL
As jazidas mais importantes deste bem mineral estão localizadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais sendo que o primeiro detém as maiores reservas medidas e lavras em operação. A atuação predominante das empresas mineradoras concentra-se nos municípios paulistas de Descalvado, Analândia, São Simão, São Pedro e Rio Claro. Atualmente esses municípios respondem por cerca de 90% da produção no Estado de São Paulo. A região de Descalvado – Analândia aloja as três maiores jazidas de areia industrial do Estado, exploradas atualmente pela Mineração Jundu e Mineração Descalvado. A Mineração Jundu S/A, joint venture com 50% do capital pertencente à Saint Gobain e 50% à Unimin (empresa belgo-americana), é atualmente a maior produtora de areia industrial do País, fornecendo principalmente para as indústrias de vidro, fundição, cerâmica e química. A Saint Gobain, através da sua Divisão Weber – Quartzolit, produz areia para argamassas em mina localizada no município de Bofete-SP e a consome na unidade de produção de argamassa de Jandira – SP. As demais empresas produtoras de areia industrial, existentes no Estado de São Paulo e em outros estados, em geral, são familiares. A Mineração Descalvado, empresa de porte médio, que até recentemente era familiar, também foi incorporada pelo grupo americano Owins Illinois do Brasil. A maior demanda por areia industrial encontra-se na região Sudeste do País,principalmente na Grande São Paulo, em função da expressividade do seu parque industrial.
3 - Aplicação
Algumas das aplicações da areia:
• Uso em construções civis;
• Fabricação de vidros (alto teor de sílica);
• Pedras de isqueiros (círio extraído de areias monazíticas).
• Eletrodos para lâmpadas de descarga (tório extraído de areias monazíticas)
• Entre outras aplicações para a areia, tem-se o preparo de concreto para moldes de metais, fabricação de tijolos refratários e de esmeril.
• Outra aplicação é o uso de areias com granulométrica selecionada, em maçaricos especiais e limpeza de superfícies oxidadas, fachadas de prédios feitas de pedras e ladrilhos.
• Filtro de água, para uso doméstico e industrial. Quando é colocada em camadas, intercaladas com britas de diversos diâmetros.
• Jateamento de areia, usado para gravações de inscrições em monumentos e peças ornamentais.
4 - EXTRAÇÕES DE AREIA
A extração de areia visa suprir, principalmente, a construção civil. Fica a cargo do município, a definição das diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades extrativas sem seu território, observando a legislação pertinente ao assunto como: lei de uso e ocupação do solo, plano diretor, código de posturas, leis ambientais, etc.
5 - MÉTODOS DE EXTRAÇÃO
5.1 - Extração Manual
Processo de extração:
Método rudimentar, realizado por meio de pás. A extração acontece manualmente. O transporte, de maneira geral, é feito pôr veículos de tração animal, carroças.
Impactos negativos:
Embora ocorra de forma isolada, a degradação causada pôr esse tipo de extração é muito significativo, destruindo matas ciliares e degradando margens de cursos d’água.
5.2 - Extração em Fossa Seca
Processo de extração:
Chama-se extração a seco quando o depósito situa-se acima do nível do lençol freático,
...