TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Dos Armazens De Produtos Quimicos

Casos: Arquitetura Dos Armazens De Produtos Quimicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura

Relativamente à construção dos armazéns é necessário ter em conta diversos aspetos de modo a minimizar os riscos de acidente de trabalho e os prejuízos inerentes à avaria dos equipamentos ou mesmo ao desperdício dos compostos químicos armazenados.

O prédio deve ser construído com material incombustível, como a alvenaria, por exemplo; possuir um pé direito (distância entre o chão e o teto) com, no mínimo, 4 metros de altura de forma a otimizar as condições de ventilação natural, e a construção do teto deve ter em consideração a necessidade de passagem de tubos, a iluminação e o isolamento térmico e acústico.

Por outro lado, relativamente às vias de acesso, estas devem ter, pelo menos, 1,20 metros de largura e estar presentes, no mínimo, em dois lados distintos para facilitar a saída em caso de emergência. Deve, ainda, possuir uma terceira via de acesso para efetuar o serviço de cargas e descargas com, no mínimo, 10 metros de largura, servindo, também, como saída de emergência em caso de acidente.

É de salientar que as portas devem abrir no sentido interior  exterior do edifício e este deve possuir sistema de alarme contra incêndios assim como vestiários e chuveiros para os trabalhadores. Além disso, determinadas divisões, como escritórios e casas de banho, devem ser construídos num edifício isolado do armazém.

Por último, as instalações elétricas devem ser embutidas e os quadros elétricos, tomadas e interruptores devem ficar no exterior do armazém. Quando tal não for possível, as instalações devem ser à prova de explosão.

Piso

Deve ser impermeável (impedindo infiltrações), antiderrapante, de fácil limpeza e resistente a ação de químicos e choques mecânicos. É de extrema importância que seja um pavimento nivelado, ou seja, sem saliências que possam afetar negativamente a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais ou equipamentos.

Drenagem

O edifício não deve ter uma rede de drenagem direcionada para a rede pluvial, para evitar a libertação de produtos tóxicos e, consequentemente, o contacto destes com seres vivos.

Os canos direcionados para escoamento de águas pluviais, quando não estão embutidos ou quando se encontram no exterior, devem ter proteção mecânica com altura mínima de dois metros com o objetivo de minimizar os danos provocados pela movimentação de materiais.

Ventilação

Os armazéns devem possuir ventilação natural e artificial.

A primeira é conseguida com aberturas entre 30 a 50 centímetros do chão e com janelas e exaustores eólicos com o objetivo de facilitar a libertação de gases para o exterior.

A ventilação artificial deve ser à prova de explosão, visa controlar a qualidade e a temperatura do ar e é conseguida através de exaustores e com entradas de ar ao mesmo nível na parede oposta. Devem permitir, pelo menos, cinco trocas de ar (do interior do armazém) por hora e não devem causar ruído acima dos limites de tolerância estabelecidos. Os exaustores eólicos devem ser dimensionados para a pior situação de vento e não permitir a entrada de água.

Iluminação

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com