Guia Descarte Produtos Quimicos
Artigos Científicos: Guia Descarte Produtos Quimicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1234mm • 13/12/2013 • 7.257 Palavras (30 Páginas) • 816 Visualizações
Guia de descarte de produtos químicos perigosos de laboratório
A B C D E F H I M N P S T X
Ácido acético glacial
Descarte de vazamento/ derramamento
Use luvas de neoprene, avental e óculos de proteção. Cubra o líquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sódio ou carbonato de cálcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Coloque dentro de um béquer ou balde. Na capela, adicione lentamente a mistura ácida a um balde de água fria. Quando a reação cessar, neutralize com mais carbonato de sódio se necessário. Quando as partículas sólidas se depositarem no fundo, decante o líquido no ralo com 50 vezes seu volume de água. Descarte os resíduos sólidos com o lixo normal. Ventile bem a área onde houve o vazamento/derramamento para que haja a evaporação do líquido restante e a dispersão do vapor.
Descarte de resíduos sólidos
Grandes quantidades. Rotule para reciclagem ou siga descarte de pequenas quantidades.
Pequenas quantidades. Use luvas de neoprene, avental e óculos de proteção. Trabalhe na capela. Adicione vagarosamente a um grande volume de água fria em um balde de plástico. Neutralize com solução de hidróxido de sódio a 5% ou carbonato de sódio e despeje no ralo.
Acetona
Descarte de vazamento/derramamento
Use luvas de borracha nitrílica, avental e aparelho de respiração autônoma. Cubra o líquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sódio, areia de gato de argila (bentonita de cálcio) e areia. Quando todo o líquido tiver sido absorvido, transfira a mistura para dentro de um balde plástico ou outro recipiente de boca larga e coloque na capela. Se o regulamento local permitir, deixe que os vapores de acetona evaporem durante vários dias até que não haja nenhum cheiro restante. A mistura derramada pode então ser descartada com o lixo normal. Senão embale e rotule para incineração.
Descarte de resíduos sólidos
Destilar para reutilização ou embale e rotule para incineração.
Ácido oxálico
Veneno - Corrosivo
Descarte de vazamento/derramamento
Use luvas de borracha nitrílica, avental, proteção ocular e protetor facial. Cubra o vazamento com carbonato de sódio ou carbonato de cálcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporção de peso de 1:1:1. Deposite a mistura num balde plástico e, na capela, adicione lentamente a mistura a um balde de água fria. Deixe em repouso por 24 horas. Teste o pH da solução e neutralize, se necessário, com carbonato de sódio. Escoe a solução no ralo. Trate o resíduo sólido como resíduo comum.
Descarte de resíduos sólidos
Caixas. O ácido oxálico pode ser colocado num recipiente rotulado separado para reciclagem ou incineração. Pequenas quantidades. O ácido oxálico é decomposto em dióxido de carbono, monóxido de carbono e água pelo aquecimento em ácido sulfúrico concentrado. Use luvas de borracha nitrílica, avental e proteção ocular. Na capela, o ácido oxálico (5g) é adicionado a 25 ml de ácido sulfúrico concentrado num frasco de 100 ml de fundo arredondado. Usando-se manta de aquecimento, a mistura é mantida a 80-100º C durante 30 minutos. O ácido sulfúrico pode ser usado novamente para o mesmo procedimento desde que o único produto não volátil da decomposição seja uma pequena quantidade de água. Do contrário, deixe a mistura da reação esfriar em temperatura ambiente, então, lenta e cuidadosamente, despeje o ácido sulfúrico num balde de água fria (ou água fria e gelo), neutralize com carbonato de sódio e leve ao ralo.
Ácido fosfórico
Corrosivo
Descarte de resíduos sólidos
Use protetor facial, óculos de proteção, avental, luvas de borracha nitrílica. Cubra o vazamento com carbonato de sódio ou carbonato de cálcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporção de peso de 1:1:1. Deposite o material em um recipiente e transporte para a capela. Lentamente adicione a um balde de água gelada. Teste o pH e neutralize se necessário com carbonato de sódio. Decante a solução no ralo. Trate os sólidos como resíduo comum. Lave todo o local do vazamento com água.
Use protetor facial, óculos de proteção, avental e luvas de borracha nitrílica. Na capela, lentamente adicione o ácido em um balde de água fria. Com cuidado, neutralize a solução adicionando carbonato de sódio sólido enquanto estiver agitando. Escoe a solução no ralo.
Ácido sulfúrico
Descarte dos líquidos
Use proteção ocular, avental, luvas de borracha de nitrilo. Cubra o vazamento com carbonato de sódio ou carbonato de cálcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporção de peso de 1:1:1. Deposite num balde na capela. Lenta e cuidadosamente adicione esta mistura a uma grande quantidade de água num balde. Neutralize com carbonato de sódio, se preciso. Deixe em repouso até que os sólidos assentem. Decante o líquido no ralo. O resíduo sólido pode ser descartado como resíduo comum.
Descarte
Use proteção ocular, avental, luvas de borracha de nitrilo. Trabalhe na capela. Cuidadosa e lentamente adicione a uma grande quantidade de água gelada. Lenta e cuidadosamente adicione carbonato de sódio até que a neutralização esteja completa. Escoe pelo ralo.
Ácido clorídrico
Descarte de vazamento/derramamento
Instrua as pessoas para que se mantenham a uma distância segura. Use luvas de borracha nitrílica, avental, óculos de proteção e aparelho de respiração se necessário. Cubra o líquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sódio ou carbonato de cálcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Quando o ácido hidroclórico tiver sido absorvido, transfira a mistura para dentro de um recipiente e transporte para a capela. Bem lentamente adicione a mistura a um balde de água fria. Neutralize se necessário com carbonato de cálcio. Decante a solução no ralo. Trate o resíduo sólido como lixo normal.
Descarte de resíduos sólidos
Use luvas de borracha nitrílica, avental, óculos de proteção e aparelho de
...