Arranjos Operacionais
Ensaios: Arranjos Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robson2320 • 15/3/2015 • 344 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
Aula: 05
Data da Aula: 12/03/2015
Módulo: Gestão e Logística
Professor: Roberto Macedo
Pólo: Sorocaba/SP
Atividade: Planejamento semanal - Atividade de Portfólio
Robson Augusto Gonçalves Matrícula: 249813
ARRANJOS OPERACIONAIS
O mercado atualmente está a cada vez mais competitivo e isso força as empresas a rever constantemente seus conceitos e suas estruturas. Aí entra o arranjo operacional. Arranjo operacional é todo o conjunto de atividades que fazem com que produtos e serviços das organizações cheguem até os clientes. O arranjo operacional precisa fazer com que o produto chegue até o cliente, atendendo suas necessidades e sem avarias. Para isso é levado em conta o tipo de estrutura necessário para atender esse cliente. Com tudo, não se deve esquecer de apresentar um nível de serviço à um custo mínimo, mas com muita eficiência. Para conseguir o objetivo de alcançar esse custo mínimo algumas politicas de serviço ao cliente, estoque, transporte e produção devem ser adotadas.
São cinco os modais utilizados para os arranjos: rodoviário, ferroviário, aereoviário, dutoviário e aquaviário. O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil por vários fatores, entre eles por permitir a entrega “door to door” (porta a porta), ter mais agilidade na entrega de produtos e serviços e reduzir custos com embalagens, por serem mais simples e mais leves. O custo desse modal também é acessível pela grande disponibilidade do mesmo no mercado, sendo ainda também atrativo para entregas de pequenas quantidades, além da personalização do serviço.
Uma das dificuldades das empresas é perceberem a importância da implantação da logística, é a própria política da empresa, sendo muitas delas ainda centralizadas demais. Uma organização integrada, tem fluxo de informações ágil, e com tempo de resposta menor, assim, se um departamento necessita de uma informação, ela é acessada rapidamente.
O Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos), integra uma empresa com outras organizações que fazem parte da cadeia, os fornecedores por exemplo. Essa integração permite à empresa obter parcerias com o restante da cadeia. Assim, é agregando mais valor para o consumidor final.
O arranjo operacional deve ser elaborado afim de conseguir entender e atender a demanda.
...