Arte_da_Antiguidade _e_Mediaval
Ensaios: Arte_da_Antiguidade _e_Mediaval. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Momom • 7/11/2014 • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 354 Visualizações
ATIVIDADES – UNIDADE V
01. Procure na Internet uma definição de “DESIGN”, diferente das duas que estão no texto base.
O design é uma entre diversas atividades projetais, tais como as artes artesanato, a arquitetura, a engenharia e outras que visam a objetivação no seu sentido estrito ou seja dar existência concreta e autônoma a ideia subjetivas.
02. Quais foram os movimentos e escolas de arte que contribuíram para delinear o conceito que se tem hoje sobre DESIGN? Explique-os.
OS PRINCIPAIS MOVIMENTO FORAM: SHAKERS, ARTS AND CRAFTS, ART NOUVEAU, DEUTSCHER WERKBUND, DE STJIL, CONSTRUTIVISMO, BAUHAUS.
01. SHAKERS – Shaker foram os pioneiros do design moderno o quais os requisitos usados eram a simplicidade e funcionalidades e eram um grupo cristão fundado nos EUA por Ann Lee imigrante vindo da Inglaterra.
02. ARTS AND CRAFTS – Este Movimento foi muito importante porque deu origem ao surgimento de outro movimento Bauhaus, suas característica era a defesa do artesanato com grande produção mecanizada .
03. ART NOUVEAU Esse Movimento foi mais popular na Europa mais teve influência em todo mundo e foi substituído pelos estilos modernistas do século XX e considerado importante na transição entre o historicismo e o modernismo.
04. DEUTSCHER Foi fundado por um grupo de arquitetos e designers e empresários alemães, os artistas e artesão buscaram juntos melhores condições de vida e melhor qualidade dos produtos industriais.
05. DE STJIL - foi um dos mais idealistas movimentos artisticos do seculo XX de origem e essencia neelandesa, teve como principal caracteristica pelo fervor quase religioso de seus partidarios que acrediva que tivecem leis que regem as expressão artistica que tinha em suas arte.
06. CONSTRUTIVISMO - Um movimento que rege corrente teóricas empenhadas em explicar como funciona a inteligência humana se desenvolve, essas corrente refere a pensamentos de diferentes áreas do conhecimento e elas não tem relação, a com a outra essas correntes são: educação, filosofia, matemática.
07. BAUHAUS - A Bauhaus elementos de ambas as artes plásticas e educação de design combinado. O currículo começou com um curso preliminar que imersos os estudantes, que vieram de uma variada gama de origens sociais e educacionais, no estudo de materiais, teoria das cores, e as relações formais na preparação para estudos mais especializados
03. Pesquise mais a respeito dos quatro países citados no texto base (Estados Unidos, Itália, Alemanha e Japão) sobre o período pós-segunda guerra mundial, como foi esta reconstrução quais foram os avanços tecnológicos e as conquistas.
O Entre guerras, período compreendido entre o término da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda Guerra Mundial, foi marcado por crises econômicas, políticas e sociais em vários países. Quando o primeiro conflito mundial terminou, os EUA era uma nação poderosa, a mais rica do mundo. Assim, em 1918, novamente a presença americana era flagrante. Empréstimos e mais empréstimos foram contratados pelos europeus visando à reconstrução dos países destruídos. Esses fatores condicionaram aos EUA uma prosperidade sem precedentes. Um período de grande abundância gerou uma idêntica euforia social. Os empresários americanos nadavam em capitais.
Exportava também o "modelo de homens de negócios", o Self-made-mam. Aquele empreendedor, que, saindo das camadas humildes da população, competentemente prosperou. Toda essa riqueza gerou, nos EUA, um novo ideal de vida ou um novo estilo de vida americano, o "american way of life". Estilo de vida baseado na febre de consumo de produtos industrializados. Mas essa abundância era ilusória, pelo menos para a maioria do povo norte-americano.
Uma prosperidade vulnerável... Para alimentar o sonho americano, milhares de pessoas especulavam na bolsa de valores, as empresas supervalorizavam os seus papéis. Na medida em que a Europa se recuperava dependia cada vez menos das importações americanas. Os capitalistas pagavam salários baixos e o número de miseráveis aumentava cada vez mais. No entanto, em 1929, conheceram uma profunda crise, com a queda da bolsa de valores de Nova York, que gerou, por sua vez, uma gravíssima crise interna, provocando alto índice de desemprego e acabando por afetar vários países.
A superprodução provocada pelo subconsumo, a queda geral dos preços e a especulação geraram uma crise sem precedentes: a queda da bolsa de valores. Em setembro de 1929, o valor das ações começou a oscilar; de repente subia, logo em seguida caía. No mês seguinte, só houve queda, e os investidores queriam livrar-se das ações vendendo-as rapidamente. No dia 24 de outubro, conhecido como a “quinta-feira negra”, houve pânico na Bolsa. Cerca de 13 milhões de ações foram negociadas a qualquer preço, em um único pregão. De uma hora para outra, milhares de investidores viram-se na miséria.
A crise desenvolveu-se numa reação em cadeia. O crash financeiro acentuou a crise industrial, desaparecendo qualquer possibilidade de recuperação. Foi necessário reduzir a produção e abaixamento de salários dos que continuavam trabalhando. Por volta de 1933, mais de 14 milhões de norte-americanos estavam desempregados.
A crise atingiu outros países
A crise de 1929 acabou afetando vários países do mundo. Na Europa, muitas nações dependiam do crédito norte-americano e, quando este foi suspenso, sofreram forte abalo. Houve fechamento de bancos, falências, desvalorização da moeda e desemprego. No início da década de 30, o número de pessoas desempregadas no mundo estava em torno de 40 milhões. Os países desesperados para se safarem, tomaram medidas várias.Alguns como Alemanha e Itália tiveram que adotar regimes autoritários para conseguirem implementar medidas impopulares. A confusão provocada pela crise criou, na Europa, o clima responsável pela eclosão da Segunda Guerra Mundial. O Brasil também foi afetado pela crise de 1929. O café, principal produto de exportação, tinha nos Estados Unidos o seu maior comprador. Com a crise, os norte-americanos reduziram as compras e os estoques de café aumentaram, provocando a queda do preço e transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil.
NEW DEAL: a reação norte-americana
Em 1932, 0 povo norte-americano elegeu Franklin Delano Roosevelt para presidente dos Estados Unidos. Roosevelt propôs uma novidade: o abandono do velho liberalismo econômico. Para salvar
...