TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico - Patologia piscina suspensa

Por:   •  28/3/2016  •  Artigo  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

MESQUITA, Caio A. M. Levantamento de patologia causada por infiltração em piscina elevada devido à falha ou ausência de impermeabilização. Técnicas Construtivas II – Engenharia Civil, Católica do Tocantins, Palmas, 2015.

Este artigo tem por finalidade analisar algumas das causas dos problemas pertinentes a impermeabilização, as patologias que podem surgir devido a esses problemas e algumas sugestões de como corrigir os mesmos. Na cidade de Palmas Tocantins, foi verificado no residencial Moriah, localizado na quadra 205 sul, uma amostra que apresenta determinado tipo de patologia, causada possivelmente pela falta de impermeabilização ou erro em sua execução, onde notou-se que dificilmente esse processo é feito corretamente ou com os produtos indicados, o que torna difícil o reparo das mesmas, já que são trocados os produtos e serviços preventivos, por corretivos, causando retrabalho e custos adicionais ao residencial. Para garantir a viabilidade econômica e a durabilidade da construção, é necessário considerar o projeto de impermeabilização da obra, quais produtos utilizar e em quais locais são importantes a realização desse serviço.

Palavras-chave: Impermeabilização, Moriah, patologias.

[pic 1][pic 2]

Fig.01 Vista Residencial Moriah.

1 INTRODUÇÃO

A atividade de impermeabilização é entendida de forma singela, como a adoção de técnicas e metas com o objetivo de formar uma barreira química ou física, contra a passagem da água. No entanto, a impermeabilização tem uma função muito mais importante, que é a de proteger as estruturas de concreto, contra a agressão provocada pela água e esgoto, visto elas serem suscetíveis a esta degradação.

No residencial Moriah, na área da piscina constata-se esse problema comum por falta de impermeabilização ou o erro na sua aplicação.

Os materiais e sistemas de impermeabilização possuem características próprias e variáveis, em função de sua composição química, formulações, etc., apresentando propriedades distintas de resistência a tração, alongamento, aderência, impermeabilidade, absorção de água, durabilidade, etc. Portanto, se os sistemas possuem propriedades variáveis, é natural que sua aplicação na construção civil apresente formas de desempenho distintas. Assim sendo, a impermeabilização torna-se uma atividade complexa, visto que os profissionais da especialidade devem conhecer com profundidade as propriedades dos sistemas impermeabilizantes para então entender o seu comportamento frente às solicitações impostas pelas obras da construção civil.

Por outro lado, a estrutura de concreto que servirá de suporte da impermeabilização apresenta também suas propriedades físicas e químicas intrínsecas dos materiais utilizados na sua construção, que refletem nas exigências de desempenho do sistema de impermeabilização, que será utilizado para protegê-lo, contra a passagem indesejável da água e do esgoto.

[pic 3][pic 4]

Fig. 02 Infiltração sobsolo e eflorescência.

 2 Desenvolvimento

No dia 14 de março de 2015 foi realizado visita ao Residencial Moriah, situado na quadra 205 sul alameda 01 lote 15 conjunto L, verificou-se a presença de patologias da construção civil.

O residencial contém vinte pavimentos e sobsolo, piscina localizada no térreo possui aproximadamente 25 metros de comprimento por 4 de largura, apresenta infiltração avançada no subsolo na região abaixo a piscina possivelmente proveniente da falha ou falta da execução de impermeabilização na área que se encontra a piscina.

A estanqueidade á agua é um item que visa basicamente garantir a não penetração de água através dos elementos da edificação no caso da piscina para que possua um bom desempenho e durabilidade. A impermeabilização, conforme Trauzzuola (1998), é considerada uma barreira física, com a finalidade de evitar a percolação da água indesejável, ou de dirigi-la para pontos de escoamento fora da área que deseja proteger.

Uma finalidade muito importante na impermeabilização correta é a proteção dos materiais construtivos que foram aplicados na edificação contra sua possível degradação, resultante da presença de agentes agressivos como água e umidade.

Na piscina do residencial Moriah constatou-se o descaso na tomada de atitudes na utilização da impermeabilização, como proteção contra os efeitos patológicos originários da presença de água e umidade. Contudo pode-se verificar algumas manifestações patológicas no local tais como eflorescência, infiltração, carbonatação do concreto dentre outros.

A eflorescência é a formação de depósitos salinos na superfície do concreto ou argamassas, etc. Como resultado da sua exposição à água de infiltrações ou intempéries. Ë considerado um dano, por alterar a aparência do elemento onde se deposita. Há casos em que seus sais constituintes podem ser agressivos e causar degradação profunda. A modificação no aspecto visual é intensa onde há um contraste de cor entre os sais e o substrato sobre as quais se deposita. Como exemplo, a formação branca de carbonato de cálcio sobre o concreto cinza. Quimicamente a eflorescência é constituída principalmente de sais de metais alcalinos (sódio e potássio) e alcalino-ferrosos (cálcio e magnésio, solúveis ou parcialmente solúveis em água). Pela ação da água, estes sais são dissolvidos e migram para a superfície e a evaporação da água resulta na formação de depósitos salinos.

Outra reação encontrada no residencial foi a carbonatação do concreto, notadamente no subsolo onde o concreto poroso ou com baixo cobrimento das armaduras reduz a alcalinidade do concreto para valores de PH inferiores a 10, tendo como consequência a destruição da capa passivadora da armadura, permitindo o início do processo de corrosão, quando em presença de água (eletrólito), oxigênio e diferença de potencial da armadura.

A infiltração ocorrida pela notada falta de impermeabilização está causando inúmeros transtornos para os moradores do prédio uma vez que a água percolada tem fim no subsolo onde é localizado o estacionamento do condomínio. Logo foram tomadas algumas medidas desesperadas para conter essa infiltração persistente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (467 Kb)   docx (380.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com