Artigo sobre mesa de fabricar sabao
Por: rafazs • 18/3/2017 • Artigo • 1.813 Palavras (8 Páginas) • 280 Visualizações
Mesa de Fabricação de Sabão Engelimp 22: Uma solução ambiental para o reaproveitamento de óleo residual de cozinha
ALINE DE OLIVEIRA ROCHA........ RA: B396CB1....TURMA: EP0P01
CAMILA SOARES DA SILVA......... RA: B43EHD0....TURMA: EP0P01
FABIO TADEU FERREIRA............. RA: B567HD3....TURMA: EP9P01
FELIPE TERRA VIEIRA.................. RA: B524GE3....TURMA: EP9P01
RAFAEL RAMOS DA ROCHA........ RA: B431997....TURMA: EP0P01
WELLINGTON ROGÉRIO M ROSSI RA: T409284....TURMA: EP0P01
WESLEY DA SILVA GOMES........... RA: B367HC6....TURMA: EP0P01
Resumo
Basicamente as pessoas dependem do meio ambiente em que vivem, isto é, dependem do ar, da água e de materiais para se vestir e se abrigar. Quando o esgoto, os resíduos e lixo a céu aberto foram introduzidos a natureza tornou-se incapaz de recuperar e reciclar esses resíduos em períodos normais, interrompendo, assim, os ciclos ecológicos naturais. Os sistemas econômicos tradicionais capacitam os produtos a serem produzidos em larga escala e vendidos a preços que geralmente não refletem o custo real para a sociedade em termos de consumo de recurso e dano ecológico. Diante deste cenário, para facilitar a produção de sabão através do reaproveitamento do óleo residual de cozinha, a Mesa de fabricação de sabão Engelimp 22, proporciona otimização do processo artesanal de fabricação de sabão em barra, para o processo semi-industrial de fabricação de sabão, atento à qualidade de vida dos envolvidos no processo e ao desenvolvimento do projeto tendo como premissa as considerações clássicas, modernas e diversas para construção de máquinas e equipamentos.
Palavra-chave: Óleo de cozinha; Produção de sabão; Qualidade de Vida
1 Objetivo
O trabalho tem o objetivo de identificar o público-alvo do produto, por gênero, através da análise de questionário simples sobre o descarte de óleo residual de cozinha e o processo de fabricação de sabão para estabelecer uma sistematização de desenvolvimento em projetos de caráter ambiental.
2 Introdução
A Qualidade de Vida do trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início da sua existência. Com outros títulos e contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa (RECHZIEGEL apud Rodrigues 1994:76)
De acordo com RECHZIEGEL, o movimento de Qualidade de Vida no Trabalho teve sua origem em 1950 em Londres, com a abordagem sócio técnica estudando formas de melhorar a organização do trabalho, com o objetivo de tornar a vida dos operários mais agradável e satisfatória.
Com o avanço da tecnologia e do próprio conhecimento humano como um dos principais fatores para o desenvolvimento de novos produtos, que além de aceitação, devem ter um custo baixo, os engenheiros de produção primam pela redução dos custos de fabricação com qualidade.
Além disso, outros fatores contribuem para uma análise mais profunda em projetos, devido ao aumento da competitividade provocada pelas transformações da economia mundial, inovações tecnológicas e globalização dos mercados, ocorrem grandes processos de mudanças nas organizações, visando melhorar as condições de competitividade, lucratividade e qualidade dos produtos e serviços. (VASCONCELOS,2001)
Atualmente, a sociedade está se tornando, de uma forma geral, mais consciente desse problema: as exigências legais e os investimentos totais mais realísticos estão apresentando maior impacto nos projetos de engenharia. (Robert C. Juvinall, 2013 e Kurt M. Marshek , 2013)
Ergonomia e fatores humanos utilizam o conhecimento das habilidades e limitações humanas para o projeto de sistemas, organizações, trabalhos, máquinas, ferramentas e bens de consumo para uma utilização humana de forma segura, eficiente e confortável (Chapanis apud Salvedy, 1997).
Fatores humanos são geralmente definidos como o estudo do ser humano e sua interação com produtos, ambientes, e equipamentos na execução de tarefas e atividades. (Meister, 1991; Sanders e McCornick, 1993; apud Salvedy, 1997).
O processo de desenvolvimento de produtos é muito variável, dependendo do tipo de produto e organização. Algumas empresas enfatizam características técnicas, enquanto outras, aquelas ergonômicas ou estéticas. Outras, ainda, concentram-se na redução dos custos, mesmo com o sacrifício da qualidade. (Lida, 2005, p.323)
Diante do exposto com o propósito de facilitar a produção de sabão através da reutilização do óleo de cozinha, foi proposto o desenvolvimento de uma máquina pensando não só na otimização do processo artesanal de fabricação de sabão em barra para o processo semi-industrial de fabricação de sabão, mas também na qualidade de vida dos envolvidos no processo.
3 Desenvolvimento
Com o intuito de atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo.
A pesquisa descritiva ao contrário da exploratória, observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los. Procura descobrir, com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua natureza e características. Este tipo de pesquisa, em suas diversas formas, trabalha sobre dados ou fatos colhidos da realidade. A coleta de dados pode ser viabilizada pelo emprego de diversos instrumentos, como a observação, a entrevista, o questionário e o formulário (CERVO; BERVIAN, 2002).
A classificação como descritiva é embasada pelo fato de que a ocorrência do fenômeno na organização em estudo foi descrita sem que tenha sido desejável ou possível manipular as variáveis ligadas ao objetivo do estudo.
3.1 Delineamento de Pesquisa
O presente estudo caracteriza-se como um estudo de caso, pois representa um modo de averiguar um tópico empírico, adotando um conjunto de procedimentos pré-definidos.
Yin (2001, p. 32-33), destaca que o método do caso beneficia-se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a coleta e análise dos dados.
3.2 Instrumentos de coleta de dados
Com o intuito de atingir os objetivos propostos, o instrumento de pesquisa empregado no presente estudo consiste de um questionário, elaborado através de literatura especializada.
O questionário foi proposto visando adequar à linguagem do instrumento e facilitar o processo de coleta de dados. As dificuldades de interpretação e as sugestões dos participantes foram anotadas, tendo sido as alterações necessárias realizadas, sendo que o questionário utilizado é composto de dois blocos distintos:
...