As Equações Diferenciais
Por: Wérica Souza Martins • 3/4/2020 • Artigo • 499 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
Engenharia Civil [pic 1]
Professora: Margareth Gomes Rosa Arantes
Equações Diferenciais - Introdução
Muitos problemas geométricos ou físicos são representados por modelos matemáticos baseados em equações diferenciais. Equações diferenciais são equações que envolvem derivadas de uma ou mais funções.
Quando a equação possui apenas uma variável independente é denominada equação diferencial ordinária (E.D.O). Quando a equação possui duas ou mais variáveis independentes é denominada equação diferencial parcial (E.D.P).
A ordem de uma equação diferencial é a ordem da mais alta derivada que nela aparece. O grau de uma equação diferencial é o grau da derivada de mais alta ordem que nela aparece.
A solução de uma equação diferencial é a descoberta da primitiva que deu origem à equação. A primitiva de uma equação diferencial é usualmente chamada de solução geral da equação. Uma solução particular de uma equação é a que se obtém quando as constantes arbitrárias assumem valores definidos.
Geometricamente, a primitiva é a equação de uma família de curvas e uma solução particular é a equação de uma dessas curvas. Para algumas equações diferenciais uma determinada forma da primitiva pode não incluir todas as soluções particulares. Tais soluções são denominadas soluções singulares.
Equação Equações Variáveis Separáveis [pic 2][pic 3]
Diferencial - 1º grau Equações Homogêneas
1ª ordem Equações Diferenciais Exatas
Equações Lineares
- Grau Superior
[pic 4]
Equação Equações Lineares Homogêneas com Coeficientes Constantes
Lineares de Equações Lineares Coeficientes Constantes
Ordem n Equações Lineares Coeficientes Variáveis
Sistema de Equações Lineares.
...