As Equações Diferenciais
Por: Vilmar Ferreira • 16/9/2015 • Projeto de pesquisa • 496 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ETAPA 1 – CÁLCULO NUMÉRICO
NAYANE VIANA SANTOS, ETC...
BELO HORIZONTE
AGOSTO/2013
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ETAPA 1 –
CÁLCULO NÚMERICO
Trabalho apresentado ao Professor (a) Gláucia Roberta da disciplina Calculo Numérico da turma 415 D, noturno, do curso de Engenharia...
Anhanguera Educacional
Belo Horizontes – Março/2013
Relatório 1 – Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico
PASSO 1
A utilização de conceitos de Álgebra Linear são necessários à resolução de problemas técnicos, que podem ser modelados matematicamente.
O que se pode observar nas pesquisas é que a Álgebra Linear é o ramo da matemática que estuda os espaços vetoriais ou espaços lineares, além de funções lineares que associam vetores entre dois espaços vetoriais. Nota-se também que os vetores e sua álgebra são ferramentas importantes em diversas áreas fora da própria matemática e também essencial nas engenharias.
A Álgebra das matrizes foi elaborada em estudos de transformações lineares e suas composições e particularmente no cálculo numérico, houve um ressurgimento no interesse em matrizes em função do desenvolvimeto dos computadores.
Sendo assim, Cálculo Numérico tem como objetivo apresentar a solução aproximada de problemas matemáticos, através de um conjunto de ferramentas ou métodos. Esses problemas matemáticos precisam ser resolvidos numericamente, sendo necessário o uso da Álgebra Linear.
PASSO 2
DESAFIO A :
I – Falso. O gráfico (A) é uma interpretação geométrica de dois vetores lineramente dependente, pois estão representados na mesma reta que passa pela origem.
II – Verdadeiro. Os vetores apresentados no gráfico (B) são LI, pois o vetor V3 não está no mesmo plano que os vetores V1 e V2, ou seja os vetores não são coplanares.
III – Verdadeiro. Os vetores apresentados no gráfico ( C ) são LD, pois os vetores pertencem ao mesmo plano, ou seja, são coplanares.
DESAFIO B:
Verdadeiro.
U (4,7, -1) e V (3,10,11)
X1 (4,7, -1) + X2 (3,10,11) = (O,O,O)
4X1 + 3X2 = 0
7X1 + 10X2 = 0
-
...