As Fases de uma pessoa que contrai a doença AIDS
Por: Anamorato • 21/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 453 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
1.INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho aborda todas as fases de uma pessoa que contrai a doença AIDS. Cujo significado é imunodeficiência adquirida.
O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se: no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas. Objetos contaminados pelas substancias citadas acima, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.
[pic 1]
Figura 1 - Vírus da AIDS
Após a pessoa ser infectada, o vírus pode demorar até dez anos para se desenvolver, por isso algumas pessoas tem a presença do vírus HIV em seu corpo, mas ainda não tem Aids. Assim que o vírus começa a se desenvolver, se inicia um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo, (ligados diretamente ao sistema imunológico), da pessoa infectada, ou seja a defesa do organismo fica baixa, podendo assim o portador do vírus ficar vulnerável a todos os tipos de doenças.
Os sintomas iniciais da doença são entre a febre, o mal-estar geral, dor de garganta e tosse seca.
Os principais sintomas são:
- Febre persistente;
- Tosse seca prolongada e garganta arranhada;
- Suores noturnos;
- Inchaço dos gânglios linfáticos durante mais de 3 meses;
- Dor de cabeça e dificuldade de concentração;
- Dor nos músculos e nas articulações;
- Cansaço, fadiga e perda de energia;
- Rápida perda de peso;
- Candidíase oral ou genital que não passa;
- Diarreia por mais de 1 mês, náusea e vômitos;
- Manchas avermelhadas e pequenas bolinhas vermelhas ou feridas na pele.
[pic 2]
Figura 2 - Alguns Sintomas AIDS
Nesta primeira fase onde o organismo está com sua defesa baixa a pessoa fica vulnerável a algumas doenças oportunistas como: Hepatite viral, tuberculose, pneumonia e toxoplasmose.
Pode se ser observado que a doença em fase desenvolvida destrói a parte interna e externa do corpo, internamente prejudicando o sistema imunológico, enquanto no exterior com erupções, perda de peso entre outros sintomas.
A AIDS é uma doença que não tem cura, por isso seu tratamento deve ser levado ao longo da vida, objetivando o fortalecimento do sistema imune e o combate ao vírus. Para os que já sabem da presença da doença, o ideal é começar o tratamento antes que a AIDS se manifeste.
O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais, como Efavirenz, Lamivudina e Viread que são fornecidos gratuitamente pelo governo (SUS), além dos remédios os exames também são fornecidos pelo mesmo órgão. Esse tratamento deve ser seguido à risca, para se aumentar o tempo de vida do indivíduo.
Se o paciente desconhece a doença e a deixar chegar em uma fase avançada é possível que haja uma inflamação chamada síndrome inflamatória de reconstituição imune
...