As Fontes de Energia
Por: Marcelo Leonardo Costa • 22/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 350 Visualizações
Fontes de energia.
Introdução
Este trabalho tratará de fontes alternativas de energia para o uso industrial/residencial. Abordaremos três temas diversos: biomassa/biogás, turbina a gás (ciclo de Brayton) e reator a fusão (Lockheed Martin). A proposta é analisar qual seria o mais apropriado para o uso atual, sendo que tanto o reator a fusão como a turbina a gás seriam projetos futuros que não estarão disponíveis tão cedo no mercado, diferente da biomassa/biogás que já está sendo utilizada.
Biomassa/biogás
Biomassa: qualquer matéria orgânica que possa ser transformada em energia, sendo florestal, agrícola, rejeitos urbanos e industriais.
Biomassa é um material que vem sendo utilizado nos últimos anos como fonte de energia alternativa, sendo transformada em energia por algumas usinas específicas.
Podemos classificar a biomassa em três tipos:
Biomassa sólida: tem como fontes a agricultura, substâncias animais, vegetais, industriais e urbanas. A maior parte da biomassa sólida é obtida da madeira. Em alguns lugares também é utilizado a palha, o feno e também o bagaço da cana de açúcar.
Biomassa líquida: tendo em vista a diminuição do efeito estufa, o biocombustível não emite CO2 para a superfície, sendo então que seu impacto ambiental é bem menor que os combustíveis fósseis.
Biomassa gasosa (biogás): esses por sua vez são gerados pelos efluentes agropecuários, agroindustriais e urbanos. Esses gases são obtidos através da degradação biológica, sendo constituído principalmente de Metano (CH4), podendo ser obtidos através da conversão termoquímica da biomassa sólida pelo processo de gasificação.
[pic 1]
-Como funciona:
Uma grande parte da biomassa sólida (bagaço da cana de açúcar, madeira etc) é queimada em caldeiras gerando vapor que pode ser utilizado para vários fins (vapor usado para o processo dentro da indústria, para gerar energia elétrica, etc), diferente da biomassa líquida, que no Brasil é utilizada, na sua grande maioria, como combustíveis.
Já para o processo gasoso, temos que armazenar o biocombustível em um tanque chamado de biodigestor, onde o mesmo sofrerá um processo químico liberando gás Metano (CH4), que pode ser encanado e utilizado para alimentar um gerador ou um aquecedor.
[pic 2]
Utilização no Brasil
A biomassa no Brasil já é muito utilizada em todas as áreas (agrícola, industrial e urbana). E com o decorrer do tempo sua utilização vem aumentando cada vez mais. Cada região atualmente utiliza fontes diversas de biomassa.
Exemplos:
Norte: lenha, carvão, resíduos agrícolas e óleos vegetais.
Nordeste: bagaço de cana (etanol), resíduos agrícolas, óleos vegetais, lenha e carvão.
Centro-oeste: lenha, resíduos industriais, resíduos agrícolas e óleos vegetais.
Sudeste: bagaço de cana (etanol), lenha, carvão, resíduos industriais e resíduos agrícolas.
Sul: bagaço de cana (etanol), resíduos agropecuários, resíduos industriais.
Vantagens
-fonte de energia renovável;
-baixo custo de aquisição;
-não emite dióxido de enxofre;
-as cinzas são menos agressivas ao meio ambiente;
-menor corrosão dos equipamentos.
Desvantagens
-poluição ambiental e visual;
-menor poder calorífico;
-maior geração de partículas para atmosfera;
-afeta o ecossistema;
- são necessárias grandes áreas para produzir biomassa em quantidades rentáveis.
Turbina a gás
Ciclo de Brayton: utilizado para turbo jatos, geração de energia elétrica e engenharia naval.
O ciclo de Brayton é um processo onde o ar é comprimido, se junta ao combustível na câmara de combustão, onde acontece a reação química entre o oxigênio do ar e o combustível utilizado. Os gases quentes resultantes da reação vão fornecer à turbina potência para o equipamento a ser acionado.
Já para o ciclo de Brayton fechado, os gases que são eliminados para a atmosfera no ciclo convencional são reutilizados, pois são liberados na mesma pressão atmosférica, mas sua temperatura ainda está elevada. Portanto, os gases retornam para os compressores para serem comprimidos e voltarem a acionar a turbina. Esses mesmos gases também podem ser utilizados para fazer um pré-aquecimento do combustível.
[pic 3]
O SNL (Laboratório Nacional Sandia, EUA) está realizando pesquisas com turbinas tendo a base S-CO2 (dióxido de carbono) supercrítico (quando submetido à pressão e temperatura acima do seu ponto crítico, a densidade do S-CO2 fica próxima a de um líquido).
Utilizando o S-CO2 como fluído de trabalho para o ciclo fechado de Brayton em vez de vapor (ciclo de Rankine), temos grande aumento na sua eficiência para a conversão de energia térmica em elétrica. O principal motivo do aumento da eficiência é o uso do S-CO2 que exige menos trabalho para converter a energia térmica em elétrica, independentemente da fonte térmica utilizada (gás natural, carvão, entre outras).
[pic 4]
Vantagens
- Menor tamanho em relação ao sistema de vapor (custo de capital reduzido);
- O aumento da eficiência, resultando em aumento da produção de eletricidade para mesma potência térmica;
- A melhoria do ambiente de redução de gases com efeito estufa;
- Vastamente reduz o consumo de água;
- Resfriamento a seco / adequado para ambientes áridos.
Entretanto, antes de podermos confirmar essas vantagens citadas, o SNL vai enfrentar a missão de comprovar que esse sistema é realmente viável, tendo que desenvolver um sistema totalmente operacional obtendo 10MW.
Essa meta foi estabelecida para ser concluída até o fim do ano fiscal de 2019, segundo o SNL.
Reator à fusão (Lockheed Martin)
O reator à fusão compacto que está sendo desenvolvido pela Lockheed Martin ainda é um protótipo, estimado para ser concluído em alguns anos.
Não podemos confundir fusão com a fissão nuclear.
Fissão é o bombardeamento do núcleo de um átomo instável como, por exemplo, um nêutron que após a colisão libera uma grande quantidade de energia, em seguida são liberados novos nêutrons que vão colidir com novos núcleos, causando o que é denominado como reação em cadeia.
...