TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Formas de Corrosão

Por:   •  29/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS APUCARANA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

LARISSA CASSIA SCALADA

CORROSÃO

APUCARANA

ABRIL, 2018

LARISSA CASSIA SCALADA

CORROSÃO

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil, da Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Aplicada à Engenharia Civil.

Orientador :

Profª Marcelo Zampieri

APUCARANA

ABRIL, 2018

  1. Introdução

A corrosão pode ser conceituada como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, associada ou não a esforços mecânicos. Essa deterioração causada pela interação físico-química entre o material e seu meio representa alterações prejudiciais consideráveis, tais como desgaste, variações químicas, etc.

A deterioração de materiais não-metálicos, como concreto, borracha, polímeros e madeiras, devida à ação do meio ambiente, também é considerada como corrosão (GENTIL,2011 p.1).

As evidências da presença de corrosão em um material se dão pela formação de um precipitado avermelhado, a diminuição da massa dos sólidos, liberação de gás, entre outras.

Os prejuízos econômicos causados pela corrosão podem ser classificados como diretos ou indiretos, pois esse evento ocorre nas mais variadas atividades, sendo nas indústrias químicas, petrolíferas, petroquímica, naval, construção civil, automobilística, nos meios de transporte aéreo, ferroviário, marítimo, nos meios de telecomunicação, na medicina, monumentos e esculturas, etc.

  1. Formas de Corrosão

Todo material está sujeito a uma corrosão. Os processos do mesmo são considerados reações químicas heterogêneas ou reações eletroquímicas que se passam geralmente na superfície de separação entre o metal e o meio corrosivo. Tendo os processos de corrosão como oxidação-redução todas as reações químicas, podem-se considerar os processos como reações de oxidação dos metais, ou seja, a corrosão é um modo de destruição do metal, progredindo através de sua superfície.

As formas de corrosão podem ser classificadas em relação a aparência e a sua morfologia. Quanto ao mecanismo, pode ser classificada como eletroquímica e química, sendo a principal diferença entre ambas o deslocamento de elétrons que só ocorre na corrosão eletroquímica, tendo como exemplo, corrosão atmosférica, corrosão pelo solo, entre outros meios.

Dentre as variadas formas de corrosão pode-se citar ou classificar o mesmo em:

  • uniforme;
  • por placas;
  • alveolar;
  • puntiforme ou por pite;
  • intergranular (ou intercristalina);
  • intergranular (ou transgranular ou transcristalina);
  • filiforme;
  • por esfoliação;
  • grafítica;
  • dezincificação;
  • empolamento pelo hidrogênio;
  • em torno de cordão de solda.[pic 1]

A corrosão  pode causar inúmeros problemas (Acident

  1. Características das Formas de Corrosão

As características ou definição de cada uma das formas de corrosão citadas a cima são:

Uniforme: a corrosão se processa em toda a extensão da superfície, ocorrendo perda uniforme de espessura. Pode ser chamada também de corrosão generalizada, mas essa terminologia não deve ser usada só para corrosão uniforme, pois pode-se ter, também, corrosão por pite ou alveolar generalizada, ou seja, em toda a superfície corroída.

[pic 2]

Por placas: a corrosão se localiza em regiões da superfície metálica e não em toda a sua extensão, formando placas com escavações.

[pic 3]

Alveolar: a corrosão se processa na superfície metálica produzindo sulcos ou escavações semelhantes a alvéolos, apresentando fundo arredondado e profundidade geralmente menor que seu diâmetro.[pic 4]

Puntiforme ou por pite: a corrosão se processa em pontos ou em pequenas áreas localizadas na superfície metálica produzindo pites, que são concavidades que apresentam o fundo em forma angulosa e profundidade geralmente maior do que o seu diâmetro.

[pic 5]

Intergranular (ou intercristalina): a corrosão se processa entre grãos da rede cristalina do material metálico, o que perde suas propriedades mecânicas e podem fraturar quando solicitado por esforços mecânicos.

[pic 6]

Intergranular (ou transgranular ou transcristalina): a corrosão se processa nos grãos da rede cristalina do material metálico, o qual perdendo suas propriedades mecânicas, poderá fraturar a menor solicitação mecânica, tendo-se também corrosão sob tensão fraturante.[pic 7]

Filiforme: a corrosão se processa sob a forma de finos filamentos, mas não profundos, que se propagam em diferentes direções e que não ultrapassam, pois admite-se que o produto de corrosão, em estado coloidal, apresenta carga positiva, tendo a repulsão. Ocorre geralmente em superfície metálicas revestidas com tintas ou com metais, ocasionando o deslocamento do revestimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (390.9 Kb)   docx (279.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com