As Instalações Elétricas
Por: eduardacamile • 27/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 153 Visualizações
INSTALAÇÕES PREDIAIS ELÉTRICAS
Curso: ARQUITETURA E URBANISMO
Turma: ARQU51
Professor: Rafael de Medeiros
Acadêmico (a): Eduarda Camile Costa
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Diferença dos fios Fase, Neutro e Terra:
Para entendermos a diferença entre os fios Fase, Neutro e Terra, precisamos entender primeiro como a energia elétrica chega nas edificações. A maioria das geradoras do Brasil transmitem energia em um sistema com três fases, também chamado de sistema trifásico, que são os três fios mais altos nos postes de energia que vemos nas ruas. A tensão entre fios pode chegar a 20 mil volts. Sabendo que essa tensão queimaria qualquer aparelho eletrodoméstico ou eletroeletrônico que temos em casa, essas três fases passam por um transformador para reduzir essa tensão em até 127 volts, dependendo da região do Brasil.
Os transformadores são os aparelhos cinzas que também ficam pendurados nos postes. Eles recebem três fios fases com tensão aproximada a 20 mil volts e fornecem quatro fios: três fases (127V ou 220V) e um fio neutro (0V).
Como a maioria das residências funcionam com circuitos monofásicos (fase + neutro) ou bifásicos (fase + fase), é o fio neutro que servirá de referência para definir a tensão do circuito e equilibrar a instalação elétrica. Sendo assim, em um sistema monofásico, considerando o estado de Santa Catarina, a tensão entre um fio fase (220V) e um fio neutro (0V) definirá um circuito elétrico para aparelhos que funcionam na tensão de 220V. Já um circuito bifásico, terá um fio fase (220V) servindo de referência para outro fio fase (220V), totalizando uma tensão de 380V entre os dois fios.
Dos quatro fios que saem do transformador, três deles vão para as residências (2 fases e 1 neutro), e é no quadro de distribuição de energia do seu prédio ou da sua casa que se definirá o uso de uma rede 220V ou 380V.
Sendo assim, podemos entender a diferença dos fios Fase e Neutro da seguinte forma:
- Fase: é o fio que conduz corrente elétrica, sendo ele o condutor que apresenta uma diferença de potencial elétrico em relação ao condutor neutro;
- Neutro: diferentemente do condutor fase, possui o seu potencial elétrico nulo, ou seja, 0V. Quando ele é utilizado em uma instalação, a sua função é fechar o circuito elétrico, fazendo a corrente que vem pelo fio fase passe pelo aparelho e retorne por ele. Isso quer dizer que, quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente;
Já o fio terra, ou também chamado de condutor de proteção (PE), diferentemente dos outros 2 condutores (fase e neutro) não possui a finalidade de participar do funcionamento dos equipamentos ligados a um determinado circuito.
O fio terra não vem da rede de distribuição, nem do transformador. Na verdade, ele vem caixa de distribuição da residência e deve ser ligado diretamente a uma barra de cobre fincada no chão na área externa da edificação. A função do fio terra é dissipar as sobrecargas de energia que possam ficar acumuladas nas carcaças dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, fazendo com que possa causar possíveis choques elétricos aos seus usuários.
Importância da Simbologia em um Projeto Elétrico:
O projeto de instalações elétricas tem o objetivo de apontar com precisão a posição das tomadas, interruptores e pontos de luz, assim como as bitolas dos fios, os diâmetros das tubulações e os circuitos elétricos que fazem parte da área.
Para desenvolvê-lo, é preciso seguir à risca as orientações da NBR 5.410:2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Nela estão especificados os cuidados para garantir a segurança dos usuários, prevendo, por exemplo, limitações para instalação de pontos de eletricidade próximos às áreas mais molhadas do banheiro, como o box e a banheira.
Assim como o alfabeto, as placas de sinalização de trânsito e tantas outras formas de codificar uma informação, é muito importante que se utilize de símbolos para representar os circuitos elétricos. A simbologia expressa de forma universal determinada coisa. É de extrema importância, porque qualquer pessoa com conhecimento sobre o assunto simbolizado, será capaz de interpretar o que está sendo realizado.
É para isso que utilizamos de normas técnicas, elas visam facilitar a elaboração de projetos, garantindo que os métodos de projeto sejam empregados de forma correta. As normas no Brasil são elaboradas pela ABNT, que reuni membros afim de elaborar, melhorar e criar as normas para garantir qualidade nos produtos e serviços prestados à sociedade.
SPDA - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas:
SPDA é uma instalação de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, popularmente conhecido como para-raios, é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela NBR 5419.
...